Solar, um Super-herói do Brasil

Blogumus? Que é isso?

AVISO!!Artigo Desactualizado!

O Flash Player foi descontinuado e o seu uso na Net eliminado.
O Google Drive também já não permite o alojamento de ficheiros.
Como tal, este artigo actualmente só tem valor informativo.

Como prometido no artigo Lista de Blogues com jQuery, apresento hoje um artigo sobre a nuvem Blogumus. 8)

O chamado efeito Blogumus muito popular em nuvens de etiquetas ou marcadores desde que foi originalmente criado como um plugin para o Wordpress da autoria Roy Tanck, entretanto o projecto já foi abandonado e actualmente até é recomendado a sua desactivação no Wordpress.

Algum tempo após o plugin WP-Cumulus ser criado, foi convertido para o Blogger pela Amanda Fazani e foi então que ganhou o nome pelo qual ficou conhecido entre os utilizadores do Blogger: O Blogumus. :D

No Blogger não se coloca essa questão da remoção do efeito do blogue, desde que se tenha alguns cuidados, tais como sermos nós a alojarmos todos os ficheiros necessários ao bom funcionamento do Blogumus.

O local onde podemos alojar esses ficheiros depende do utilizador e em quais sites de alojamento de ficheiros cada um confia. Pessoalmente prefiro o Drive, principalmente porque pertence à Google tal como o Blogger. O que significa que provavelmente já temos uma conta gratuita no Drive ao sermos utilizadores do Blogger. ;)

Para alojar os ficheiros no Drive é bem fácil mas para obter o endereço URL de cada ficheiro já pode ser complicado para o utilizador menos acostumado a estas coisas dos códigos, então recomendo o seguinte tutorial sobre o assunto: Como usar o Google Drive para partilhar ficheiros num blog que entre todos os tutoriais que já li sobre o assunto, é um dos que melhor explica.

Talvez um dia eu me me decida a escrever um tutorial sobre este assunto, quem sabe...

O principal motivo para eu dizer que devemos ser nós a alojar todos os ficheiros ( Na verdade, é algo que sempre recomendo que é sempre tentar ter todos os elementos presentes num blogue sobre o nosso controlo quanto possível ), é porque algum tempo o Blogumus deixou de funcionar ao fim de algum tempo. Acho que deve ter sido na mesma altura em que o criador do plugin original abandonou o projecto e por conseguinte, o site que alojava os ficheiros necessários ao funcionamento do dito cujo também fecharam.

Ou seja, tanto a famosa nuvem de etiquetas como qualquer outra utilizando o mesmo efeito deixou de funcionar da noite pró dia em todos os blogues e sites que a tinha presente, causando com isso que a página demorasse mais tempo a carregar já que o navegador perdia algum tempo procurando por algo que já não existia.

Na altura em que essa situação aconteceu, eu fui um dos afectados já que também tinha a nuvem de etiquetas com esse efeito. :(

Continuando... antes do mais devem descarregar os seguintes ficheiros para o vosso computador:

Javascript Blogumus
Descarregar

clica para baixar

5,9 KB .js

Blogumus SWF
Descarregar

clica para baixar

33,8 KB .swf

Depois é alojar estes ficheiros num site de vossa confiança (Não precisam seguir o que eu faço) e obter os respectivos endereços URL.

Agora de posse dos endereços URL, basta colocar o novo elemento onde vamos incluir o efeito Blogumus que tanto pode ser a já famosa nuvem de etiquetas ou como uma lista de ligações ou ainda como mencionei no artigo anterior, uma Lista de Blogues.

Mas para já, e para efeitos de demonstração na codificação, deixo aqui o código para a Nuvem de Etiquetas:

<b:widget id='Label99' locked='false' title='Nuvem de Etiquetas' type='Label'>
<b:includable id='main'>
<b:if cond='data:title'>
<h2><data:title/></h2>
</b:if>
<div class='widget-content'>
<script src='URL-SITE-ALOJAMENTO/swfobject.js' type='text/javascript'/>
<div id='flashcontent'>Blogumulus by <a href='http://www.roytanck.com/'>Roy Tanck</a> and <a href='http://www.bloggerbuster.com'>Amanda Fazani</a></div>
<script type='text/javascript'>
var so = new SWFObject(&quot;URL-SITE-ALOJAMENTO/tagcloud.swf&quot;,
&quot;tagcloud&quot;,
"295",
&quot;250&quot;,
&quot;7&quot;,
&quot;#2e3335&quot;);
// uncomment next line to enable transparency
so.addParam(&quot;wmode&quot;, &quot;transparent&quot;);
so.addVariable(&quot;tcolor&quot;, &quot;0x333333&quot;);
so.addVariable("hicolor", "0x79C7E8");
so.addVariable(&quot;mode&quot;, &quot;tags&quot;);
so.addVariable(&quot;distr&quot;, &quot;true&quot;);
so.addVariable(&quot;tspeed&quot;, &quot;100&quot;);
so.addVariable(&quot;tagcloud&quot;, &quot;<tags><b:loop values='data:labels' var='label'><a expr:href='data:label.url' style='12'><data:label.name/></a></b:loop></tags>&quot;);
so.addParam(&quot;allowScriptAccess&quot;, &quot;always&quot;);
so.write(&quot;flashcontent&quot;);
</script>
<b:include name='quickedit'/>
</div>
</b:includable>
</b:widget>

Linhas sete(7) e dez(10) em destaque no codigo acima é onde será necessário colocar os endereços URL para que o efeito Blogumus funcione.

Pode modificar algumas coisas no código para melhor se adaptar ao seu blogue:

A cor de fundo neste código está definida para transparente, mas pode alterar colocando a seguinte linha de codigo: so.addParam(&quot;wmode&quot;, &quot;transparent&quot;); (linha 17) da seguinte maneira: //so.addParam(&quot;wmode&quot;, &quot;transparent&quot;); e alterando a cor de fundo neste código: #2e3335 (linha 15) que neste caso está definido para cinzento escuro. Neste site pode encontrar códigos de cores: HTML Color Codes.

A largura está definida para 295px, pode alterar nesta linha &quot;295&quot; (linha 12) e a altura para 250px mas pode alterar nesta linha &quot;250&quot; (linha 13).

O texto está definido para azul, pode alterar a cor na linha linha 18:

so.addVariable(&quot;tcolor&quot;, &quot;0x045FB4&quot;);

alterando onde está a vermelho, atenção que basta só alterar o numero.

Pode também alterar o tamanho do texto na linha 23:

expr:href='data:item.blogUrl' style='12' target='_blank' , alterando o numero a vermelho que neste momento está definido para 12px.

Além do que normalmente consta da nuvem Blogumus, ainda adicionei mais uma linha de código (linha 19 em destaque), que permite escolher a cor quando se coloca o rato por cima de um item. Basta alterar o numero 79C7E8 para alterar a cor, tal como expliquei mais acima.

Só mais uma coisinha referente a este tipo de nuvem, para que se veja em condições é necessário que o visitante tenha instalado o Flash Player 7 ou superior, algo que na minha opinião actualmente é raro haver quem não tenha.

Espero ter conseguido fazer um apanhado do Blogumus e que tenha explicado de uma forma que dê para entender. x:-s

Ah... e caso queiram ver um exemplo, basta olhar ali para a barra lateral. Utilizo este feito na minha Nuvem de Etiquetas. :)

E agora que expliquei sobre o Blogumus, em breve publicarei então um tutorial sobre como colocar uma Lista de Blogues com este efeito.

Até Breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.