Diferentes Estilos no Blogue

Como Redimensionar Imagens Online

O artigo de hoje é uma dica sobre imagens e que pode ser bem útil para quem publica um blogue. ;)

A linha anterior deixou a curiosidade no ar? :D

Então passo a explicar... Como mencionei num artigo anterior, andei/ando a considerar começar a fazer alguns trabalhos pagos na personalização de blogues e afins, e quis o destino aparecer-me um trabalho desse tipo pouco tempo depois e onde entre algum trabalho no código HTML e respectiva personalização no CSS, o cliente entregou-me uma pasta com fotos/imagens que ele gostaria de ver colocadas no blogue.

Até aqui tudo bem, podem vocês pensar. Mas estariam errados. Aqui foi onde começou a situação que me levou a descobrir a dica que vos quero deixar hoje. =D

Aconteceu que cada uma das imagens na pasta que recebi tinha entre 2.5MB e 5.5MB. O-o

Ou seja, eram Gigantescas!!! Sem contar que ao alojar imagens no Picasa só dispomos de um determinado espaço, conforme a nossa situação em relação ao G+, carregar cada uma dessas imagens no site iria demorar uma eternidade além do tempo de carregamento da página onde tinha que as colocar no blogue em questão... Qualquer navegador iria enlouquecer.

Mas vocês podem perguntar: Qual o problema, rapaz? Tu não és um às do Photoshop?

Pois, não digo um às... :-`

E não seria um problema para mim, mas neste caso eu tenho feito este trabalho no meu part-time da noite e no computador de lá não tenho acesso aos programas que tenho instalados no meu PC.

O que me levou a procurar uma alternativa, de preferência online, e que servisse para o fim que eu pretendia: Reduzir as ditas imagens gigantescas de tamanho mas sem que perdessem muita qualidade e se possível, sem alguma dessas marcas-de-agua que normalmente esse tipo de programas online imprimem quando os utilizamos.

Após alguma pesquisa, onde encontrei (e testei) vários programas online que comprimem imagens, acabei encontrando um que me agradou bastante: O JPEG Optimizer.

Está em inglês mas é um site bem intuitivo e fácil de utilizar. Tem ainda uma página de exemplos onde podem ver alguns exemplos de como fica cada imagem após passar pelo processo.

Só por curiosidade, nas imagens que precisei de comprimir o tamanho através deste site, utilizei a compressão nível 75 e resultou bastante bem sem perder qualidade.

Para ajudar a entenderem, caso não percebam inglês ou tenham alguma dificuldade, deixo abaixo um exemplo (pensei colocar uma imagem, mas depois Meh! Uma div com algum CSS também serve. »: ) do que encontram na pagina do JPEG Optimizer:

Tradução ou Explicação a Vermelho.

» JPEG Optimizer - Digital Photo Compression and Resizing
Photo to Optimize:Aqui é onde seleccionam a imagem no vosso computador que querem comprimir
Compress Image Comprimir Imagem Compression Level 0-99 Nível de Compressão 0-99
Resize Photo Redimensionar Foto New Photo Width in Pixels A nova Largura da foto em Pixels
* - Large photos may take a few moments. Please be patient. Fotografias grandes podem demorar algum tempo. Por favor tenha paciência.
 

Bem, espero que esta dica ajude alguém de alguma maneira. :)

Até Breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.