Solar, um Super-herói do Brasil

Warlords Battlecry

Alguém disse que Warlords Battlecry foi o melhor jogo do ano 2000 que ninguém jogou.

E muito possivelmente isso é verdade... Mas entretanto, os jogos desta franquia têm ganho um estatuto de culto entre os fãs do género.

Este tipo de jogo foi pioneiro na época: era uma mistura de RTS(Sigla do inglês Real-Time Strategy, em português Estratégia em tempo real) com elementos de RPG(Role-Playing Game, em português: Jogo de interpretação de papéis)...

Tens um herói, que podes desenvolver da maneira que funcionar mais de acordo com a tua jogabilidade (restrito pela classe escolhida, mas com muitas habilidades por isso pode-se criar alguns heróis bem poderosos).

Em cada batalha tens tropas que se actualizam para generais, não são tão poderosas quanto o teu herói, mas com alguns generais desses podes limpar um bom pedaço do mapa. Estes generais podem ser levados de um mapa para outro no modo de campanha, desde que tenhas pontos suficientes para os puderes levar.

As estratégias variam de raça para raça, cada raça tendo os seus recursos e tropas com as vantagens e desvantagens conforme cada uma delas. Existe ainda um bónus ou prejuízo conforme qual a raça que comandares dependendo de qual a raça do teu herói.

Warlords Battlecry (WBC)

Warlords Battlecry

Warlords Battlecry é um jogo desenvolvido pela Strategic Studies Group e publicado pela Strategic Simulations, Inc. no ano 2000... E foi um dos primeiros jogos que joguei no computador.

Lembro-me que o jogo veio como bónus numa revista de informática há alguns anos... e que o atirei para dentro duma caixa onde punha todos os CDs/DVDs que na altura as revistas de informática costumavam oferecer. Isto foi praticamente quando comprei o meu primeiro computador e costumava comprar tudo onde pudesse aprender mais sobre computadores e tal.

Somente alguns anos mais tarde incentivado por alguém que perguntou se tinha algum jogo na caixa, é que instalei o jogo e descobri a jóia que tinha ali. :)

Entretanto algum tempo depois a mesma revista, que não lembro qual, trazia o Warlord Battlecry 2... E alguns anos mais tarde adquiri também o Warlords Battlecry 3.

Entre os 3 jogos da franquia, este continua a ser o meu favorito mesmo com gráficos ultrapassados (algo comum em toda a série) e uma jogabilidade algo arcaica, porque é o único dos 3 que tem uma campanha com uma história decente e envolvente:

Quando as pedras Lágrimas do Céu, Navaar e Lucifus, caíram do céu, a sua chegada mudou o mundo de Etheria. Navaar, a lágrima branca, tinha um poder de dar vida enquanto Lucifus, a lágrima vermelha, traz morte e a destruição. Oito raças correram para aproveitar a magia de ambas as lágrimas, dando-lhes o comando sobre a vida e a morte. Os ventos da guerra varreram a terra enquanto Humanos, Dwarfs (desculpem mas não consigo chamá-los de Anões), Bárbaros, Minotauros, Mortos-Vivos, Elfos Brancos, Elfos da Floresta e Elfos Negros entraram em conflito pelo domínio sobre as Lágrimas do Céu.

Cenas de introdução à Campanha do Warlords Battlecry

A guerra está destruindo Etheria. Aqueles que possuírem uma (ou ambas) ganharão grande poder ... ou trarão muito sofrimento. O jogador irá trilhar o caminho da luz ou seguirá o caminho das trevas?

Neste jogo não tens a opção de escolher a raça do teu herói (a menos que não jogues na campanha) , vais jogar como um guerreiro humano que é convocado para investigar a queda das pedras, pelo caminho precisas de salvar uma elfa e mais tarde precisas escolher entre o caminho da luz ou das trevas.

Todas as cenas entre os capítulos da Campanha do Warlords Battlecry, ambos os caminhos

Dependendo da tua escolha, assim o jogo será jogado com aliados e mapas diferentes. Tens ainda a possibilidade de aceitar algumas missões em santuários, pirâmides, etc. e onde podes ganhar experiência ou itens especiais. O teu herói pode ganhar experiência e habilidades em várias áreas, todas elas aprimorando tropas em redor ou melhorando um ou outro aspecto, como encontrar mais recursos, criar unidades mais baratas, mais resistência a ataques mágicos e assim por diante.

Warlords Battlecry II (WBC2)

Warlords Battlecry 2

O mais básico da série. Mais uma vez desenvolvido pela Strategic Studies Group mas publicado pela Ubi Soft Entertainment Software em 2002, não obteve tanto sucesso como primeiro jogo, em parte devido à falta de história na minha opinião.

O jogador deve assumir o controle de uma das doze raças e capturar todas as sessenta e sete regiões de Etheria. O jogador faz isso com o Herói que criou e que pode pertencer a qualquer raça. Conforme a raça do Herói, assim é a região onde se começa a Campanha e cada raça tem seu próprio tipo de herói, construções e dependências de recursos.

Cada região conquistada oferece certos bónus: seja em pontos, ouro ou habilidades extra.

Cena de introdução à Campanha do Warlords Battlecry II

WBC2 introduz também mais raças por onde escolher e alguns melhoramentos em relação à jogabilidade.

Mas como eu disse antes, é um jogo simples onde não se precisa pensar muito... Basta ir conquistando as regiões adjacentes ao que já temos até conquistarmos tudo.

Warlords Battlecry III (WBC3)

Warlords Battlecry 3

Warlords Battlecry III já foi desenvolvido pela Infinite Interactive e publicado pela Enlight Interactive Inc. no ano 2004... E, oficialmente, é até ao momento o ultimo da franquia...

Neste jogo, a Campanha parte do sistema usado em Warlords Battlecry II, que consistia num tabuleiro com as regiões a conquistar, o Warlords Battlecry III divide o mundo de Etheria em vários territórios (principalmente cidades) pelos quais os jogadores viajam, com vários eventos em cada um. Quase todos os locais do mapa têm missões para jogar, algumas das quais não são facilmente visíveis até que outras missões tenham sido concluídas, bem como lojas, academias e/ou mercenários para aluguer.

O jogo também volta a ter uma Campanha que segue uma determinada história regressando um pouco às raízes do primeiro WBC.

Existem mais raças também, incluindo a divisão dos Humanos em 2 facções diferentes, num total de 16 raças.

A jogabilidade, os gráficos, e o sistema de criação do Herói também tiveram grandes melhoramentos, incluindo novas habilidades e classes.

Cenas da história de Warlords Battlecry III

Confesso que gostei bastante de jogar esta terceira parte do WBC, embora seja em parte porque agora posso juntar moedas para comprar mercenários, ganhar generais em vários locais ao cumprir alguma missão, etc...

Esta terceira versão da franquia WBC tentou unir com algum sucesso o que havia de bom nas duas versões anteriores.

No entanto, WBC3 tem também a vantagem de existirem vários mods (de modificações) por essa interWeb fora, que de uma maneira ou outra melhoram e até possibilitam jogar novas Campanhas no jogo.

Um desses Mods mais famosos é, sem duvida, The Protectors (Os Protectores) (que alguns até consideram como o WBC4 não-oficial):

Warlords Battlecry III: The Protectors, destaques da versão 0.8.8

Até ao momento, ainda nunca consegui terminar de jogar The Protectors, mas a boa noticia para quem quiser tentar é que não precisa ter o jogo original (WBC3) para o fazer. Basta só descarregar e instalar a versão do mod e jogar. Ainda não me parece estar terminado (e talvez nunca venha a estar), mas já dá para jogar. ;)

Aqui estão links para esse e outros Mods, entre outras informações:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

2 Opiniões Deixa a tua também.

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.

  1. Muito bom artigo e excelente jogo. Voltei a jogar o primeiro depois de alguns anos parado, mas pretendo jogar o segundo e o terceiro também

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. É bom saber que existe quem também gosta deste jogo com o eu. :)

      Recomendo também a versão mod [hi="blue"]The Protectors[/hi] que menciono no artigo. Pode-se baixar à borla no site do jogo e não necessita ter o(s) jogo(s) originais.

      Vale a pena e como foi criada em parceria com um dos criadores do primeiro jogo, contém alguns dos elementos que fizeram o primeiro jogo um sucesso. ;) 8)

      Eliminar

Enviar um comentário