Solar, um Super-herói do Brasil

Dragon Age: Origins & Awakening

A franquia de jogos Dragon Age (que já vai para o 4º jogo), da qual este Dragon Age: Origins (algo como Era dos Dragões: Origens) foi o primeiro jogo e foi também o jogo que descobri através dum comentário no antigo forum oficial do jogo Spellforce, e que achei que seria algo interessante após jogar Warlords Battlecry e Spellforce...

Este jogo rapidamente se tornou num dos meus jogos favoritos, e foi o jogo que me levou a jogar com mods (de modificações) e inclusive, aventurar-me a criar alguns mods também... mas isso é assunto para outro artigo. ;)

Duncan

Dragon Age: Origins, algo que traduzido seria Era dos Dragões: Origens, é um jogo de RPG(Role-Playing Game, em português: Jogo de interpretação de papéis) desenvolvido pela canadense BioWare e publicado pela Electronic Arts em 2009...

Este primeiro jogo da saga tem a particularidade do teu Herói, o Grey Warden, não ter áudio... ou seja, podes escolher entre as várias opções de dialogo ao interagir com alguém no jogo, eles vão falar contigo e vais ouvir o que te estão a falar mas quando o teu Herói falar, não existe som.

Nos jogos a seguir da franquia, esta particularidade está corrigida e o Herói já fala normalmente mas no entanto teve um efeito inesperado que causou a ausência do personagem em jogos posteriores: como a personagem não tem áudio, cada jogador tem uma ideia muito personalizada de como ele ou ela soa ao falar e isso provocou um certo receio nos desenvolvedores porque para o(a) incluir num jogo mais recente teriam que lhe dar uma voz, algo que para os muitos fãs do jogo poderia ser decepcionante...

Resultado: em jogos posteriores o personagem é mencionado mas nunca visto. Há até alguns rumores que no próximo jogo já nem essa menção vai existir...

Sinceramente, eu até nem entendo bem porque este primeiro jogo foi chamado de Dragon Age: Origins porque as Origens a que somos apresentados neste jogo praticamente são irrelevantes nos jogos seguintes...

A acção de Dragon Age: Origins decorre no mundo de Thedas, onde habitam humanos, dwarfs e elfos entre outras criaturas de magia e horror. Este é um mundo que foi abandonado pelo seu Deus Supremo desiludido com os pecados dos seus habitantes.

Este definitivamente não é um jogo para crianças já que pode ser descrito como uma fantasia épica com temas adultos, incluindo algumas cenas de teor mais erótico.

Fica à escolha do jogador o sexo, raça e classe do personagem. As classes que podes escolher são Warrior (Guerreiro), Mage (Mago) ou Rogue (Aventureiro).

Neste jogo podemos escolher entre seis Origens e podes escolher o primeiro nome do personagem sendo o sobrenome atribuído pelo jogo:

  1. Nobre Humano (Human Noble)

    O mais jovem dos Cousland vê a sua família ser atraiçoada e morta pelo Arl Rendon Howe, sendo salvo pelo Comandante Duncan dos Grey Wardens, na condição de se juntar à Ordem na batalha contra os Darkspawn na iminente Blight, ou Podridão.

  2. Elfo Citadino (City Elf)

    É o dia do casamento do jovem Tabris mas a tragédia acontece quando Vaughan, o filho do Arl de Denerim, invade a festa e rapta as raparigas.

    Após Tabris invadir a residência do Arl para resgatar as jovens, é salvo da prisão pelo Comandante Duncan dos Grey Wardens, na condição de se juntar à Ordem na batalha contra os Darkspawn na iminente Blight, ou Podridão.

  3. Elfo Dalish (Dalish Elf)

    Mahariel só conheceu a vida na floresta, livre do jugo dos humanos ao contrário dos elfos citadinos. Até ao dia em que resolve ir investigar uma caverna onde disseram existir alguns artefactos antigos.

    Infectado após combater alguns Darkspawn, a sua única esperança de salvação é o Comandante Duncan dos Grey Wardens, na condição de se juntar à Ordem na batalha contra os Darkspawn na iminente Blight, ou Podridão.

  4. Mago (Magi Origin)

    Ao contrário das restantes 5 origens, com os Magos tens a opção de escolher jogar com um humano ou um elfo.

    O aprendiz Amell,se for humano ou Surana no caso de ser elfo, faz a sua prova de iniciação e pouco depois é persuadido pelo seu amigo Jowan a ir contra as regras do Circulo e dos Templars para o ajudar.

    Apanhados em flagrante delito, Jowan revela-se um Blood Mage e escapa-se, sendo o Comandante Duncan dos Grey Wardens a salvar o nosso personagem, na condição de se juntar à Ordem na batalha contra os Darkspawn na iminente Blight, ou Podridão.

  5. Plebeu Dwarf (Dwarf Commoner)

    Brosca é obrigado a trabalhar para um criminoso para sobreviver e ajudar a mãe e a irmã.

    Apanhado em flagrante ao participar num combate reservado aos nobres, é enviado para a prisão de onde escapa para se vingar do seu antigo chefe.

    Novamente apanhado, é salvo pelo Comandante Duncan dos Grey Wardens, na condição de se juntar à Ordem na batalha contra os Darkspawn na iminente Blight, ou Podridão.

  6. Nobre Dwarf (Dwarf Noble)

    O principe Aeducan é o segundo filho do Rei dos Dwarfs de Orzammar, e o seu favorito.

    Esse favoritismo provoca o ciume do seu irmão Bhelen que trama assassinar o seu irmão mais velho, Trian e pondo as culpas no nosso personagem.

    Expulso de Orzammar pelo crime que não cometeu e condenado a morrer em combate com os Darkspawn nas Estradas Profundas (Deep Roads) abaixo da cidade, é resgatado pelo Comandante Duncan dos Grey Wardens, na condição de se juntar à Ordem na batalha contra os Darkspawn na iminente Blight, ou Podridão.

A partir do final de cada Origem a história é basicamente igual para todas as Origens, salvo algumas pequenas alterações dependendo do género, raça ou origem...

Dragon Age: Origins - Sacred Ashes Legendas em Português [FullHD]

Uma outra vantagem que este primeiro jogo tem é que foi lançado pela editora tipo uma caixa de ferramentas para o jogo (Dragon Age Toolset), o que permite aos utilizadores mais audazes/curiosos criar os seus próprios conteúdos e/ou modificar/corrigir algumas coisas no jogo.

Isso é algo que na minha opinião tem ajudado a manter a mística e popularidade do jogo até os dias de hoje... e nada indica que vá começar a perder tão cedo. 8)

Este primeiro jogo da franquia teve ainda alguns DLCs oficiais, alguns gratuitos outros pagos, que adicionaram novos conteúdos, itens exclusivos, novos personagens ou ambos:

Ver DLCs
Warden's Keep
É um DLC lançado para PC e compõe a história da jogo, permitindo ao jogador se aventurar no Soldier's Peak, numa missão cujo objetivo é revelar os mistérios da antiga fortaleza dos Grey Wardens. Também adiciona dois novos mercadores, novos feitiços/talentos, missões e objetos, além de permitir que o jogador guarde seus objetos em um baú da equipe. Publicado em 3 de Novembro, 2009
The Stone Prisoner
O Prisioneiro de Pedra do titulo refere-se ao personagem titular deste conteúdo, Shale. Além disso, o DLC também concede acesso ao jogador à vila de Honnleath e a Cadash Thaig nos túneis abaixo de Orzammar, além de cristais que funcionam como armaduras e armas para Shale. Publicado em 3 de Novembro, 2009
Blood Dragon Armor
O conjunto de Armadura de Placa de Dragão de Sangue foi originalmente disponibilizado aos jogadores que compraram o jogo. Posteriormente foram disponibilizados gratuitamente para todos os jogadores.
É uma armadura maciça, adornada com um dragão carmesim no ombro esquerdo. A armadura já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo, enquanto as luvas, botas e elmo podem ser comprados mais tarde a Bodahn Feddic.
Publicado em 3 de Novembro, 2009
Collector's Edition
A promoção Collector's Edition consiste em três itens exclusivos que foram originalmente disponibilizados aos jogadores que compraram a Edição de Colecionador ou a Edição Digital de Luxo do jogo. Posteriormente foram disponibilizados gratuitamente para todos os jogadores.
O Grimoire of the Frozen Wastes está disponível imediatamente no inventário, enquanto o capacete, Bergen's Honour, e o bastão, Final Reason, estão disponíveis para venda com Bodahn Feddic.
Publicado em 3 de Novembro, 2009
The Lucky Stone
A Pedra da Sorte é um anel que foi originalmente disponibilizado aos jogadores que carregaram um personagem criado no Criador de Personagem da BioWare Social Network. Posteriormente foi disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 3 de Novembro, 2009
Embri's Many Pockets
Muitos Bolsos de Embri é um cinto que foi originalmente disponibilizado aos jogadores que completaram o Capítulo 1 do jogo Dragon Age Journeys. Posteriormente foi disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 3 de Novembro, 2009
Amulet of the War Mage
O Amuleto do Mago da Guerra é um amuleto que foi originalmente disponibilizado aos jogadores que criaram uma conta no jogo Dragon Age Journeys. Posteriormente foi disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 3 de Novembro, 2009
Helm of the Deep
O Elmo das Profundezas é um elmo que foi originalmente disponibilizado aos jogadores que completaram todas as cinco proezas heroicas no jogo Dragon Age Journeys. Ele foi posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 3 de Novembro, 2009
Memory Band
O Anel da Memória é um anel que foi originalmente disponibilizado aos jogadores que compraram o jogo na pré-venda de qualquer revendedora. Ele foi posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores. Este DLC também traz um Formari Tome que adiciona um ponto de habilidade após o uso. O anel é fraquinho mas já existem alguns mods que fazem valer a pena o usar. ;)
Ambos os itens já estão no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 3 de Novembro, 2009
Lion's Paw
A Garra do Leão é um par de botas que foi originalmente disponibilizado aos jogadores que compraram o jogo na pré-venda da Amazon. Ele foi posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 3 de Novembro, 2009
Feral Wolf Charm
O Talismã do Lobo Selvagem é um amuleto que foi originalmente disponibilizado aos jogadores que compraram o jogo na pré-venda da Gamestop. Ele foi posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 3 de Novembro, 2009
The Wicked Oath
O Juramento Maldito é um anel que foi originalmente disponibilizado aos jogadores que compraram o jogo na pré-venda da Steam. Posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 3 de Novembro, 2009
Band of Fire
O Anel de Fogo é um anel que foi originalmente disponibilizado aos jogadores que compraram o jogo na pré-venda da loja da EA. Posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 3 de Novembro, 2009
Dalish Promise Ring
O Anel da Promessa dos Dalish é um anel que foi originalmente disponibilizado aos jogadores que compraram o jogo na pré-venda da Direct2Drive ou GAME. Posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 3 de Novembro, 2009
Guildmaster's Belt
O Cinto do Mestre da Guilda é um cinto que foi originalmente disponibilizado aos jogadores que compraram o jogo na pré-venda da Game Crazy ou Mighty Ape. Posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 3 de Novembro, 2009
Mark of Vigilance
A Marca da Vigilância é um amuleto que foi originalmente disponibilizado aos jogadores que compraram uma camisa do Dragon Age: Origins da Hot Topic. Posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 13 de Novembro, 2009
The Edge
A Ponta é uma adaga que podia ser adquirida pelos jogadores que criassem uma conta na BioWare Social Network. Posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 13 de Novembro, 2009
A Tale of Orzammar
Um Conto de Orzammar é uma campanha promocional de Dragon Age: Origins lançada na edição de Dezembro de 2009 da PC Gamer e posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Esta pequena campanha serve como um prólogo para a Origem do Nobre Dwarf e explora as acções de um nobre dwarf que contratou um mercenário para recuperar um artefacto valioso de um thaig em ruínas nas Estradas Profundas.
Publicado em 9 de Dezembro, 2009
Return to Ostagar
Regresso a Ostagar é um DLC lançado para PC e compõe a história da jogo, permitindo ao jogador regressar ao primeiro campo de batalha - Ostagar - onde os Grey Wardens quase foram aniquilados pelos Darkspawn. Publicado em 29 de Janeiro, 2010
Bulwark of the True King
O Bastião do Verdadeiro Rei é um escudo que foi originalmente disponibilizado aos jogadores como parte de um brinde da Alienware. Posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 16 de Março, 2010
Pearl of the Anointed
A Pérola do Ungido é um amuleto que foi originalmente disponibilizado aos jogadores que compraram o jogo na pré-venda da loja da amazon.de ou play.com. Posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 19 de Março, 2010
Bregan's Bow
O Arco de Bregan é um arco que foi originalmente disponibilizado aos jogadores que compraram o jogo na pré-venda da loja da gamestop.de ou game.co.uk. Posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Já está no teu inventário ao iniciares um novo jogo.
Publicado em 19 de Março, 2010
Feastday Gifts
Presentes Festivos são 10 presentes que foram originalmente disponibilizados aos jogadores como um DLC pago. Posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Podem ser comprados a Bodahn Feddic
Publicado em 1 de Abril, 2010
Feastday Pranks
Travessuras Festivas são 10 "presentes" que foram originalmente disponibilizados aos jogadores como um DLC pago. Posteriormente disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores.
Podem ser comprados a Bodahn Feddic
Publicado em 1 de Abril, 2010
The Darkspawn Chronicles
As Crônicas dos Darkspawn é um DLC que conta uma história alternativa: E se o teu personagem tivesse morrido no Ritual da União, e os Grey Wardens tivessem marchado sob o comando de Alistair? Publicado em 18 de Maio, 2010
Leliana's Song
A Canção de Leliana é um DLC lançado para PC que permite ao jogador se aventurar como Leliana durante a missão--e traição--que a mudou para sempre antes dela conhecer o Grey Warden. Publicado em 6 de Julho, 2010
The Golems of Amgarrak
Os Golens de Amgarrak é um DLC que coloca o jogador atrás do paradeiro de uma expedição dwarf que desapareceu na antiga Thaig Amgarrak enquanto procurava os segredos perdidos da criação de golens. Publicado em 10 de Agosto, 2010
Witch Hunt
Caça à Bruxa é um DLC lançado para PC que explora o paradeiro de Morrigan, a Bruxa que ajudou o Grey Warden durante o Blight, ou Podridão. Publicado em 7 de Setembro, 2010
Ocultar

Foi também lançado em Março de 2010 a única expansão/continuação oficial de Dragon Age: Origins, e que teve o nome de Dragon Age: Awakening (algo como Era dos Dragões: O Despertar), onde a acção decorre seis meses após os acontecimentos da primeira campanha.

Dragon Age: Awakening

Infelizmente para esta expansão os códigos já não foram disponibilizados para a Toolset, o que dificultou a criação de mods, incluindo a correcção de alguns bugs. E talvez por isso, não seja tão popular quanto o original...

O jogador começa com um novo Comandante dos Grey Wardens, que neste caso será de Orlais, ou então se tiver essa possibilidade dependendo das escolhas feitas na campanha original, pode também optar por importar o personagem de Dragon Age: Origins que agora terá sido promovido a Comandante.

Em termos de história não existirão muitas alterações mas em termos de como o personagem vai ser tratado pelos restantes habitantes já o caso muda de figura. Primeiro porque o personagem importado tem a fama de ter derrotado o Archdemon e segundo porque um orlesiano é visto como um inimigo em Ferelden...

Alguns personagens da primeira campanha vão aparecer também nesta, seja simplesmente numa fugaz aparição, dependendo das escolhas feitas em Origins, ou como parte da história tal como Oghren que volta a ser um companheiro do Grey Warden.

Trailer da Campanha de Dragon Age: Awakening

No todo, este é um jogo que vale a pena conhecer se gostam de fantasia, dragões e coisa e tal... :D

Como mencionei antes, com mods podemos personalizar o jogo à nossa maneira e devido à disponibilização da Toolset, existem muitos mods por onde escolher.

Deixo aqui a minha lista dos 10 melhores que conheço e que para mim são imprescindíveis:

  1. Qwinn's Ultimate DAO Fixpack v3.51 - Tenta remediar cerca de 857 bugs na mais recente versão e até agora o mais completo mod deste género que encontrei.
  2. elf update - Altera a aparência de praticamente todos os elfos do jogo, incluindo em Awakening, para ficarem mais parecidos aos elfos de Dragon Age 2.
  3. Natural Bodies all in one - Atenção: mod adulto que coloca a nú todos os personagens do jogo quando tiram as armaduras. ;D
  4. Make CONSOLE commands visible - Como o titulo diz: faz com que o se escreve nos comandos da consola fiquem visíveis ao digitar. Útil mesmo quando não fazemos batota.
  5. FtG UI Mod - More Readable Fonts and UI - Melhora consideravelmente a leitura dos diálogos, jornal, inventário, menus, etc...
  6. Advanced Quickbar - Acrescenta mais 3 barras rápidas para colocar mais feitiços, habilidades, itens consumíveis, etc...
  7. Advanced Party - Melhora a personalização do teu Herói e Companheiros. Cada novo companheiro vem sem os pontos para habilidades e talentos/feitiços atribuídos, o que te permite escolher onde e como os quiseres usar para melhor servir o teu estilo de jogo.
  8. Even More Advanced Tactics - Utilizo este mod em lugar do terceiro que faz grupo com outros dois acima porque este traz muitos mais opções de programar as tácticas de cada personagem que tenho à disposição. Recomendo também a leitura do manual que vem junto para melhor se criar as tácticas adequadas a cada tipo de personagem.
  9. Alley of Murders - Acrescenta uma nova localização em Denerim que dá acesso a 2 novas missões.
  10. Kivito's yadam (beta) - Acrescenta novas missões, locais e personagens numa pequena história que tem um pouco de tudo: mistério, intriga e um pouco de comédia. O único senão que lhe encontro é que as vozes são todas geradas por computador sem diferença entre crianças, mulheres e homens. Mas só pela história vale a pena suportar essas pequenas faltas num mod que sem isso, seria perfeito. E o autor disse-me que tinha a intenção de o terminar como pretendia e colocar-lhe vozes mais adequadas por isso ainda há esperança...

Bem... Na verdade, eu utilizo uns trocentos mods, incluindo alguns de minha autoria. =D E foi difícil de escolher somente 10 para fazer esta lista mas esses são aqueles que considero mesmo imprescindíveis.

Mas por agora, termino com alguns links ondem podem ler mais informações sobre este jogo sobre o qual já existem até livros de Banda Desenhada:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.