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Spellforce 3: Uma nova trilogia na forja?

A mais recente tentativa de reviver a franquia de jogos Spellforce, e onde os desenvolvedores levam a história para o que aconteceu 500 anos antes dos eventos que deram origem aos acontecimentos da primeira trilogia, o que junto com o que se pode ouvir na cena final da segunda quasi-trilogia me leva a acreditar que talvez exista uma intenção em recomeçar quase do zero, e colocando o ocorrido em Spellforce 1 e 2 numa linha de tempo alternativa...

Mas falando de Spellforce 3... Sem duvida, é um jogo bonito. Bonitos cenários, belas paisagens, fantásticos gráficos e uma atmosfera absolutamente mística...

...Pena que não podemos apreciar muito desse trabalho porque retiraram a vista em 1ª pessoa que existia nos jogos anteriores. :(

Claro que com o recurso a mods, essa simples funcionalidade pode ser reposta, mas mesmo assim é incompreensível essa decisão dos desenvolvedores... talvez para aproveitar o relativo sucesso do jogo online LOL? :Z

Outra coisa que desapareceu do jogo além da bela moçoila em destaque na capa, foi o habitual Free Game presente nos jogos anteriores sendo substituído por um mais avançado sistema de multi-jogo para jogar online...

Spellforce 3

Spellforce 3

Spellforce 3 é um jogo desenvolvido pelos alemães da Grimlore Games e publicado mais uma vez pelos austríacos da THQ Nordic em finais de 2017...

Infelizmente foi lançado algo à pressa com uma carrada de bugs pelo meio. Desde o lançamento do jogo em Dezembro de 2017 até esta data (08 de Setembro, 2019), quase dois anos depois, já foi alvo de 40 remendos (updates/patches) e embora actualmente já se possa considerar jogável, alguns bugs ainda persistem...

Aqui reside outro ponto contra este jogo, o suporte é feito principalmente através do Steam e algum tempo depois no GOG, deixando de fora outras plataformas incluindo cópias físicas do jogo. x-P

A boa noticia é que os desenvolvedores pretendem fazer uma grande actualização para que o jogo seja integrado à primeira expansão com um melhor sistema de jogo e com essa massiva actualização é esperado que esses bugs residuais sejam definitivamente erradicados.

Sobre a campanha, como já mencionei, a acção ocorre no mundo de Eo mas 500 anos antes do cataclismo que deu origem aos eventos de SpellForce: The Order of Dawn (SF: TOoD), com personagens bem elaborados esteticamente e onde tentam desenvolver e mostrar alguns dos futuros integrantes do mal-afamado Círculo dos Magos.

Vamos também visitar alguns dos locais mais emblemáticos de SF: TOoD mas numa época onde ainda estavam no auge ou a caminho disso. Ponto a favor. 8)

Já ponto contra é a espécie de tutorial forçado que somos obrigados a jogar antes de pudermos criar o nosso personagem. Começamos sempre jogando com o General Noria, um personagem secundário na trama, responsável entre outras coisas por salvar Tahar, que é quem vai ser o nosso personagem...

Quando Tahar é resgatado por Noria termina a espécie de tutorial e temos acesso ao ecrã de criação onde podemos então personalizar Tahar. Vamos puder escolher o género, tipo de corpo, face e habilidades de combate e magicas. Pudemos também escolher um nome próprio embora o personagem em todos os diálogos e jornais presentes no jogo seja sempre somente mencionado por Tahar.

A acção passa-se principalmente em Nortander, onde vais precisar de reunir aliados e influência entre as 5 grandes Casas humanas de Nortander já nossas conhecidas de SF: TOoD: Utran, Wulfgar, Hallit, Leonidar e Iskander. Uma nova praga surge dentro do Reino, e embora a maioria dos habitantes busque a salvação dentro da religião, cabe a Tahar resolver esta crise. Mas nem tudo é tão simples como aparenta...

Trailer da Campanha de Spellforce 3

Um outro ponto contra para muita gente mas que devido à história, eu até nem me importo muito é a falta de raças disponíveis para jogarmos: começamos com os Humanos, mais tarde temos os Elfos e finalmente os Orcos. Embora presentes no jogo, os Elfos Negros e Dwarfs não estão disponíveis neste primeiro jogo de Spellforce 3.

Tal como nas campanhas da primeira trilogia, precisas completar algumas missões para avançares no jogo, tanto principais como secundárias que podem dar-te a ganhar itens de alta qualidade.

Spellforce 3: Soul Harvest

Spellforce 3: SH

Spellforce 3: Soul Harvest é a primeira (e até à data, ultima) expansão desta terceira série. Mais uma vez desenvolvido pela Grimlore Games e publicado pela THQ Nordic em meados de 2019, teve uma grande melhoria em relação ao primeiro jogo da serie embora tal como o predecessor também esteja muito direccionado para o jogo online...

Uma vantagem também é que embora utilize recursos e tenha o mesmo mecanismo de jogo de Spellforce 3, Soul Harvest não exige que o jogador tenha comprado ou instalado o jogo principal para o puder jogar.

Outra novidade é que neste jogo vamos puder jogar com os Elfos Negros e Dwarfs, ausentes no jogo anterior. E desta vez temos também tropas voadoras... ainda não me decidi se isso é bom ou mau...

O jogo começa com a criação dum novo personagem, humano mais uma vez, General Aerev e tal como com Tahar também vamos puder dar-lhe um nome próprio e escolher o género, tipo de corpo, face e habilidades de combate e magicas.

Diferente do jogo principal, os jogadores só podem escolher duas entre as nove tabelas de habilidades, com demonologia e druidismo sendo novidades em Soul Harvest. Além disso, cada combinação de tabelas de habilidades possui uma habilidade de sinergia que combina elementos de ambas as árvores. Os jogadores também podem criar mercenários, personagens criados individualmente e que podem ser escolhidos na campanha pelo jogador para acompanhar Aerev, em vez dos companheiros fornecidos pelo jogo.

A acção decorre mais uma vez no reino de Nortander, aproximadamente dois anos após os eventos do jogo principal. Tahar, o personagem do jogador no jogo anterior, foi aparentemente morto entretanto... portanto agora entra Aerev, um general de Nortander que esteve no reino de Empyria durante os eventos do jogo principal. A Aerev vão se juntar vários companheiros, incluindo Yria do jogo principal, Raith Skaddar, um elfo negro que apareceu no jogo principal com uma missão e o guerreiro dwarf Rerah.

Trailer da Campanha de Spellforce 3: Soul Harvest

Embora muito melhor desenvolvido e definitivamente melhorado em relação a Spellforce 3, Soul Harvest não tem tido o sucesso esperado. Talvez em parte devido à pobre divulgação ou talvez ao receio infundado dos jogadores devido ao mau lançamento do jogo anterior com tantos bugs e erros... O certo é que se o jogo não tiver algum sucesso, dificilmente será lançada uma nova expansão. Mas esperemos para ver.

Tal como noutros jogos que já aqui discuti, também para este já existem alguns mods que podem ajudar a melhorar a experiência do jogador. ;)

Pessoalmente embora já tenha jogado Spellforce 3, ainda não tive oportunidade nem tempo para chegar ao fim de Soul Harvest, por isso não posso falar falar muito deste ultimo mas sinceramente espero que tenha sucesso suficiente para que venham novas expansões e quiçá até um Spellforce 4... 🤞

Mas como nem tudo são más noticias, quero também aqui deixar alguns links para onde podem achar mais informações, incluindo até alguns Mods:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

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