Dishman

Como colocar jQuery num blogue

Hoje não me apetece escrever muito, por isso vou mostrar como colocar uma Biblioteca de Javascript no blogue. Eu utilizo o javascript e a biblioteca jQuery, por isso é sobre essa que vou falar mas o método é similar para qualquer uma que queiram utilizar. :)

Primeiro, uma pequena introdução sobre javascript e o que são Bibliotecas de Javascript: Javascript é uma linguagem para desenvolvimento de websites (incluindo o Blogger) que funciona em conjunto com HTML e CSS, e serve em muitos casos para criar certos efeitos ou inserir determinadas funcionalidades. Dou como exemplo no Blogger, a secção dos comentários incorporados, que necessita de javascript para funcionar.

Embora actualmente muitos dos efeitos que se obtém com javascript poderem ser duplicados em versões recentes de CSS, o javascript continua a ser parte importante ao criar/desenhar um site ou blogue.

Existe a linguagem pura de javascript e depois existem as Bibliotecas de Javascript, que são nada mais que melhoramentos à linguagem pura para permitir mais facilidade em escrever novos códigos utilizando determinada Biblioteca como base. Como é lógico, um código escrito para uma determinada Biblioteca não funciona a menos que se incluía a dita cuja no blogue. ;)

Abaixo estão algumas das Bibliotecas de Javascript mais conhecidas:

  1. jQuery:
    Esta deve ser a mais utilizada e uma das mais conhecidas pela sua facilidade na escrita de novos códigos e pelos efeitos que permite criar. Muitas vezes é utilizada em conjunto com a jQuery UI para tornar certos efeitos visuais mais apelativos.
  2. Prototype & script.aculo.us:
    Geralmente utilizadas em conjunto, na maioria dos blogues que as utilizam, estas duas Bibliotecas facilitam a criação de efeitos visuais.
  3. mootools:
    Biblioteca mais compacta e direccionada a lidar com alterações "dentro do motor", era muito utilizada em alguns modelos clássicos do Blogger. Actualmente, uma grande parte dos criadores raramente a utiliza embora ainda se encontre em muitos sites.
  4. Modernizr:
    Uma Biblioteca para HTML5 & CSS3. Simplificando a coisa, é utilizada para fazer com que os navegadores que não aceitam essas versões de HTML & CSS, as apresentem como originalmente idealizadas.

Existem mais Bibliotecas de Javascript, mas da maior parte delas nunca ouvi falar antes de pesquisar para escrever este artigo, por isso nem as vou nomear.

Chamo a atenção que estas Bibliotecas de Javascript (Jquery, Mootools, etc...) podem provocar conflitos se utilizar mais do que uma delas em simultâneo.

Para colocar o Jquery, primeiro vamos à aba Modelo e depois Editar HTML para abrir o Editor de HTML, procure por </head> e logo acima, coloque uma das seguintes linhas de código:

<script src='http://code.jquery.com/jquery-latest.js'/>
<script src='http://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.9.1/jquery.min.js'/>

A primeira linha utiliza o servidor do site do jQuery e actualiza automaticamente sempre para a ultima versão disponibilizada, enquanto a segunda linha utiliza o servidor de Google e temos que ser nós a actualizar a versão alterando 1.9.1 para qual seja a versão mais actual... Para saber mais: Google Hosted Libraries - Developer's Guide

Existe também uma terceira maneira de colocar o jQuery no blogue que é baixar a versão desejada para o computador e depois alojar num site de alojamento que aceite ficheiros javascript, tipo o Google Drive, e substituir a URL para esse ficheiro na linha de código acima.

Existem tanto vantagens, como desvantagens em qualquer dos métodos descritos acima. Cabe a cada um analisar qual se adapta melhor a cada necessidade. No entanto, eu prefiro puxar o script dos servidores do Google (seja alojando no Drive ou aproveitando o alojamento partilhado) porque convenhamos, se o Google ir abaixo, o mesmo irá acontecer com o nosso blogue. x:-s

Lembro que qualquer que seja a Bibliotecas de Javascript da vossa escolha QUE DEVE ser colocada SEMPRE ANTES de quaisquer codigos que dependam dessa Biblioteca.

Até Breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.