Almirante Walley

Será a MEO cúmplice de burla?

Como devem ter reparado pelo tema do meu artigo anterior, desde o inicio de Junho que ando metido num imbróglio com a MEO sem saber bem como, em que embora a dita empresa tenha admitido que eu tinha razão num dia por telefone, passado dez dias espeta-me com a cobrança (€25,01) dum serviço que não pedi nem usufruí. ~X

Não é pelo valor em si, mas sim pelo principio da questão que me recuso a pagar esta factura. Mas este artigo de hoje não é bem sobre esse assunto (podem ler o artigo anterior, se assim o desejarem), já que estou à espera da resposta da MEO em relação à queixa que apresentei. Mas sim sobre a atitude desta empresa para com os seus clientes no que se refere a assuntos similares ao que estou passando. I-X

Senão vejamos... É do conhecimento da MEO da existência de pelo menos dois sites que abusivamente e sem o conhecimento do cliente, cobram por subscrições de valor acrescentado através do equipamento de Banda Larga Móvel e que na factura geralmente vem descriminado como comunicações ou outros conteúdos:

Aderi à Banda Larga Móvel Plus da MEO.

Na factura de 8/6/2014 vinha descriminado Outros Conteúdos - Subscrição 16,264 €.

Como me não lembrava de ter aderido ao que quer que fosse, fui à loja MEO do Forun Sintra.

Fui recebido com simpatia e profissionalismo e prontificaram-se a anular a subscrição, mas fiquei constatar o seguinte:

- Não sabiam (ou não quiseram dizer) de que subscrição se tratava nem a data em que foi feita.

- Vou ter que pagar na totalidade a factura em questão e também a do próximo mês.

Preenchi um impresso a informar do sucedido e estou a aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

Joaquim da Costa Salvado

Até ao momento sem resposta da empresa.

no passado dia 15-05-2014 pelas 23:32:50 recebi uma mensagem no software da tmn intitulada como clubD, mensagem essa que tinha o seguinte conteudo, Serviço ativado, vai a :

clubdownload.net. custo 5,00 Eur/semanais iva incluido. info telef. 308803323 ou help@clubdownload.mobi.

No dia 18/05/2014 pelas 19:35 contactei a meo através do 1696, onde foi atendido pela sr Vera, que me informou que tinha sido efetuada uma subscrição, subscrição essa sem a minha autorização ou concentimento, foi então efetuado barramento de qual subscrição existente, perguntando eu se na proxima fatura viria algo para pagar, sendo entao informado que nao era possivel saber, e informado que se na proxima fatura viesse a cobrança deste serviço teria de contatar novamente a meo para resolver o problema.

pensando eu estar resolvido o problema mantive o contrato com a meo e o debito direto.

qual o meu espanto hoje foi ao banco tirar saldo e vejo debitado 27,50€, em vez de 14,99€, de imediato chago a casa ligo para a meo, 25 minutos de chamada em espera, sou eão atendido exponho novamente o caso e dizem-me que tenho 2 subscrições dai esta diferença de preço. mais uma vez efetuado o barramento de qualquer subscrição, mas no entanto já me cobraram a mais 12.51 € por uma coisa que eu não subscrevi.

crispim rogério oliveira pereira

Até ao momento sem resposta da empresa. Mas reparem nos dados do tal ClubD, que no meu caso foi referido como Club Download. o_o

E por ultimo:

No dia 23/5/2014 rescindi por quebra de confiança, o contrato de adesão de banda larga com a Meo, na medida em que me foi faturado um valor adicional por suposta subscrição de conteúdos (pela empresa ref: 3PPP helph@clubdownload.mobi) referente á fatura 4688664709 (05/2014) de 16,264 euros (+iva) e 469651215 (06/2014) 12,198 euros (+iva).

Nessa carta registada que eu enviei á Meo, fiz uma reclamação formal e um pedido de esclarecimento, pedindo que me fosse facultado também a denominação social a morada e os demais dados legais da empresa que estava a tentar cobrar tais serviços nunca subscritos por mim de forma consciente e esclarecida, para fazer uma queixa formal dessa entidade caso fosse necessário.

Depois de três contatos telefónicos e de uma outra queixa formal, recebi finalmente um esclarecimento (referência 3-30762111533 de 16-06-2014) que nada esclarece, não me foi dada qualquer resposta ao porquê de ter sido possível faturar um valor acrescentado num número barrado a esse tipo de serviços. E no relativo aos dados de identificação da empresa a única coisa que eu recebi foi uma direcção de email e um número de telefone, como devem compreender não foi isso que eu pedi.

Sejamos claros, a legislação portuguesa protege os consumidores contra práticas abusivas e menos claras, nesse sentido a lei prevê que os serviços telefónicos tenham um barramento de acesso a serviços com valor acrescentado por defeito, esse barramento só pode ser eliminado caso o cliente peça explicitamente á empresa fornecedora de serviços que quer ter acesso a serviço de valor acrescentado. No contrato que eu subscrevi, essa obrigatoriedade vem expressa no ponto 6.1 e passo a citar “a tmn garante ao cliente o barramento do acesso a serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem só podendo o mesmo ser ativado, genérica ou selectivamente, mediante opção do cliente assinalada no formulário, ou posteriormente após pedido escrito”.Nesse sentido como eu não subscrevi, nem nunca pedi expressamente esse pedido, considero que é um abuso de confiança da Meo, para o qual já fiz a respetiva queixa na ANACOM.Como tal enviei uma nova carta registada a reclamar novamente (desta vez por escrito) tanto sobre o facto de não existir barramento num serviço que deveria estar barrado, como sobre os dados da empresa que me está a tentar cobrar um serviço que eu não subscrevi.Aparentemente nestas datas existem muito mais clientes da Meo burladas por esta mesma empresa e a Meo nada faz para proteger os seus clientes. Devo dizer que tentei enviar uma reclamação para a suposta empresa 3PP mas o email fornecido pela Meo está desactivado e dá sempre falha.

António Martins Fernandes

Mais uma vez reparem nos dados do tal 3PPP. o_o Neste caso a empresa respondeu:

Estamos a averiguar a situação que nos relatou, entraremos em contacto consigo em resposta a esta situação com a maior brevidade possível.

Praticamente a mesma resposta que me deram na loja, antes de me espetaram com a carta a insistirem na cobrança. Prevejo que o resultado para o caro António Martins Fernandes vá pelo mesmo caminho, mas lendo a queixa dele já sei onde vou apresentar outra reclamação contra a MEO: Na ANACOM e se continuarem a insistir, podem ter a certeza que continuarei a reclamar. x-P

Existem muito, mas muito mais queixas contra a MEO sobre este assunto (Caso tenham curiosidade: MEO - Reclamações) mas não vou aqui citar mais nenhuma. A questão é que existe este site, ou sites, que apresentam uma cobrança dum serviço através da MEO sem o conhecimento do cliente com a complacência da empresa que insiste em cobrar o cliente mesmo havendo provas a dar razão ao cliente.

A meu ver, isto é claramente uma burla que até um cego pode ver e pelo que vim a descobrir, não é algo recente, já acontece há algum tempo. E como me foi dito quando me dirigi à loja da MEO, é algo já do conhecimento da empresa.

Chegamos assim a algumas conclusões bem interessantes:

  1. É obviamente uma BURLA, reparem nos dados providenciados pela MEO para que contactemos a(s) dita(s) empresa(s)/site(s) que apresentou os valores a cobrar.

  2. A MEO tem conhecimento da situação e mesmo assim não faz nada para proteger os seus clientes.

  3. A MEO, mesmo admitindo a situação, insiste em cobrar do cliente por algo que se deve claramente a uma falha da empresa, seja no equipamento disponibilizado ao cliente ou no software.

  4. A MEO é uma vitima ou cúmplice nesta situação?

    Não faço ideia, mas no mínimo existe um nível de incompetência e arrogância para com o cliente. Não admitem um erro (ou se o fazem num dia ao telefone, no outro a culpa é do cliente) ou então aproveitam-se duma situação que em nada beneficia a empresa.

Concluindo o meu raciocínio: a MEO se não é cúmplice, age como se fosse e não merece a mínima confiança da minha parte. I-X

Até Breve. :-F

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  1. Estou a passar por um caso semelhante, foi-me cobrado um valor de mais ou menos 8 euros por subscrição de conteúdos. Telefonei imediatamente e prontificaram-se a enviarem uma nota de crédito (ou seja devolveram-me o valor). Exigi saber que empresa era disseram-me que era a Interactive 3G e tudo bem...disseram que cancelavam o serviço.
    Acontece que no mês seguinte novamente a subscrição outros conteúdos vinha na fatura 16.20 +IVA. Voltei a reclamar e voltaram-me a dizer que não voltaria a acontecer e que não me debitariam o referido valor.
    Pois para mim, estou convicto que a empresa é cúmplice.
    Cumps

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    1. Amigo,

      Eu passei as passas do Algarve com eles, perdi 2 tardes de trabalho e tive que ameaçar com a Anacom.
      A minha recomendação é que faça o mesmo e nunca em nenhum caso, pague nenhuma dessas facturas.
      A mim também me queriam obrigar a pagar, mas a meu ver, ao fazer isso estaria a admitir que tinha usado um serviço que não assinei.
      A MEO perdeu a minha confiança. A Net desactivei logo na altura e neste momento só estou aguardando vir Julho para retirar o serviço de TV. x-P

      Abraço e Boa Sorte. :)

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    2. Façam como eu, reclamem para a ERSE e para a Anacom.

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    3. Isso também pode resultar, ou ao menos ajudar na pressão. »:

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  2. estou com a mesma situação, vou pedir anulação do meu serviço MEO e passar para a vodafone (não aceitarei sequer pagar a factura do corrente mês) é uma pena 7 anos nunca tinha sido burlado pelo MEO ou TMN, sempre me cobraram tanto por uma internet móvel tão limitada e ainda fazerem isto, não merecem nada! mesmo que anulem esta activação de serviço não vou ficar à espera de outra activação. não sabia que a empresa autorizava isto e após tantas queixas na internet vou anular o meu serviço com eles.

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    1. No meu caso e após quase um ano de espera devido a tempo de fidelização (outra que lhes tenho a apontar, já que a minha assinatura só conta para iniciar ou terminar o contracto mas para renovar/alterar qualquer pacote basta um simples telefonema que nem precisa ser eu a o fazer) , vou finalmente rescindir todos os serviços que ainda tinha com a Meo dentro de um mês. :D
      E faz muito bem em não pagar a factura com valores indevidos, foi o que me valeu senão acho que continuava a receber mais e mais para pagar. Também mudei o serviço de Internet para a Vodafone e até agora estou satisfeito. :U:

      Abraço. :)

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  3. É triste que 1 ano depois ainda não tenha sido resolvido. Tive este problema este mês.
    Não creio que seja algo voluntário, mas um caso de incompetencia como este que aconteceu com a O2 há 3 anos. https://nakedsecurity.sophos.com/2012/01/25/smartphone-website-telephone-number/
    Basicamente a MEO envia o numero da placa a todos os criminosos que o queiram.

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    1. Conforme explico no meu  artigo anterior a este, a minha situação já foi resolvida mesmo que nunca me tenha sido comunicado por escrito especificamente que não devia nada. Somente me comunicaram por telefone ( o que ao fim de imensos telefonemas anteriores me levou a duvidar da seriedade deles já que tanto me diziam uma coisa como no contacto seguinte renegavam o que tinha dito), e após a minha exigência de uma prova por escrito lá me enviaram uma nota de crédito no valor da factura com os valores indevidos. Factura essa que nunca paguei mesmo após as mais variadas insistências da Meo.
      Tal como você não acho que o façam de propósito, mas agora ao fim de tanto tempo e n queixas e imagino quantas outras situações similares que não chegam a ser divulgadas online. tenho a certeza absoluta que é simplesmente má-vontade, arrogância e desprezo pelo cliente da empresa, porque senão já tinham tratado do resolver o assunto para proteger o cliente deste tipo de situação que aparentemente só ocorre com a Meo.

      Por mim, a minha confiança na empresa Meo foi irremediavelmente quebrada e como resultado mal posso esperar terminar o contracto que ainga me liga a eles para finalmente os mandar ir ... pentear macacos. :-P x«

      Não sabia da situação que menciona mas isso só aumenta a minha opinião que são incompetentes e desleixados no que se trata da protecção ao cliente. Imagino o que fazem com nossos dados que recolhem ao fazermos qualquer contracto com eles.

      Abraço. :)

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