Blogger: Publicar / Editar artigos

Continuando a aprofundar cada uma das secções do meu pequeno guia sobre a interface do Blogger. :)

Aviso que este artigo vai ser um pouco longo, mas vou tentar ser sucinto no assunto publicando uma imagem e descrevendo as varias opções/definições ou na própria imagem ou abaixo.

Como algumas secções são básicas e fáceis de entender, vou começar com a secção para escrever novos artigos (imagem acima).

Uma das alterações nesta secção é que nesta nova interface, nos artigos já no blogue agora as opções de Editar, Visualizar, Eliminar cada artigo aparecem ao colocar o rato em cima do titulo de cada artigo.

Ao clicar Nova Mensagem, abre-se a secção para escrever o novo artigo.

Abaixo a imagem de como aparece no modo Redigir:



  1. Local para escrever o titulo do artigo
  2. Botão Publicar. Preciso dizer mais? ;)
  3. Guardar artigo em rascunho
  4. Pré-visualizar o artigo. Nesta interface, a pré-visualização é mostrada num novo separador. Caso tenham alguns scripts ou alguma outra maneira de mostrar os resumos que não o que o Blogger oferece por defeito (já explico mais à frente), isso pode causar que a pré-visualização não apareça correctamente.
  5. Fecha a secção de escrever e retorna à lista de artigos
  6. Modo Redigir. O modo como mostrado na imagem, mais abaixo mostro uma imagem no Modo HTML
  7. Modo HTML. Neste modo, escreve-se o artigo mas podemos colocar estilos e códigos personalizados
  8. Botão Undo ou Desfazer. Anula uma operação que tenhamos feito, seja escrever uma palavra, frase ou código
  9. Botão Redo ou Refazer. Anula o efeito do botão Undo, mas atenção que existe um limite
  10. Serve para escolher uma font para o texto do artigo. Seleccionando parte do texto já escrito pode-se também utilizar para alterar a font somente do texto seleccionado
  11. Serve para ajustar o tamanho do texto. Ver em 10 como fazer com texto seleccionado
  12. Inserir títulos, sub-títulos, títulos mais pequenos ou o texto normal. Mais uma vez, aconselho seleccionar o texto a transformar em alguma destas opções antes de escolher ou afecta todo o texto já escrito
  13. Transforma o texto em bold/negrito. Preciso continuar a escrever que é recomendado seleccionar o texto a alterar antes de clicar nas opções? :D
  14. Transforma o texto em itálico
  15. Coloca um sublinhado no texto
  16. Coloca o texto riscado
  17. Altera a cor do texto
  18. Coloca um fundo em cor no texto
  19. Insere uma ligação (link) no artigo. Mais abaixo explico com mais detalhes
  20. Insere uma imagem no artigo. Mais detalhes abaixo
  21. Insere um vídeo no artigo, que pode ser carregado do computador, do YouTube ou do telemóvel
  22. Insere uma quebra de linha no artigo entre o que será visível na página inicial e o restante texto a apresentar na página individual de cada artigo. Esta é a maneira por defeito e recomendada pelo Blogger para mostrar resumos dos artigos na página inicial. Abaixo uma imagem com um exemplo
  23. Configura o alinhamento do texto ou parte dele
  24. Insere uma lista numerada, como esta que utilizo nesta descrição
  25. Insere uma lista normal
  26. Insere uma citação (Blockquote) no artigo, ou podemos seleccionar parte do texto e clicar neste botão para transformar em citação ;)
  27. Remove a formatação do texto seleccionado
  28. Verifica a ortografia do texto do artigo
  29. O espaço onde escrevemos. Dããã! =D
  30. Onde colocamos etiquetas (ou seleccionamos entre as existentes) para categorizar o artigo
  31. Onde definimos quando o artigo deve ser publicado, por defeito está em Automático mas podemos Definir Data e Hora
  32. Onde podemos colocar, caso se queira, uma localização para o artigo ou de onde se escreve o artigo. Sinceramente, ainda não entendi bem para que serve esta parte. :Z
  33. Restantes opções para os comentários e composição do artigo. Mais abaixo tem uma imagem

Como inserir uma ligação (link) no artigo:




A imagem 1 mostra a janela que aparece ao clicar no símbolo para Adicionar Ligação (item 19 na lista acima).
Explicando:
  1. O texto da ligação tal como se vai apresentar no artigo
  2. O endereço da ligação em si, que pode ser de um website/blogue externo, uma ligação para um artigo do próprio blogue ou um email conforme o que seleccionamos
  3. Aqui clicamos para testar se a ligação que escrevemos está correcta
  4. Seleccionando esta caixa, a ligação abre num novo separador ou janela do navegador
  5. Seleccionando esta caixa, adicionamos o atributo "no-follow" à ligação. Basicamente dizemos aos motores de busca para não indexar esta ligação, se for uma ligação interna eu recomendo não seleccionar esta opção mas se for uma externa, a escolha é de cada um porque ao permitir que a ligação seja reconhecida pelos motores de busca mostra que confiamos no conteúdo da ligação e funciona como uma recomendação da nossa parte

A imagem 2 mostra a ligação no artigo, que se clicada aparece as opções como na imagem em que podemos visitar o blogue da ligação, alterar alguma coisa (ou tudo) ou remover a ligação do artigo.

Como inserir uma imagem no artigo:




A imagem 3 mostra a janela que aparece ao clicar no símbolo Inserir Imagem (item 20 da primeira lista deste artigo) e onde temos algumas opções para inserir a imagem:
  1. Carregando do computador (a imagem será alojada no Picasa num álbum com nome do blogue), clicando em 6 e escolhendo a imagem, por baixo de 6 estão os tipos de imagens aceites pelo Picasa: jpg (o normal), png (para imagens com transparência) e gif (animadas?)
  2. Selecciona entre imagens já carregadas antes para o álbum do blogue
  3. Dos restantes álbuns que o autor tenha no Picasa
  4. Do telemóvel, não utilizo esta função por isso não sei como funciona
  5. De outro local na internet, tipo do Photobucket ou assim. Não recomendo inserir imagens que não pertencem ao autor nos artigos porque quem as possui pode decidir apagá-las ou o site onde estão pode removê-las por algum motivo

A imagem 4 mostra as opções que aparecem ao clicar na imagem, que se pode dividir em 4 secções separadas por um traço (|), a 1ª refere-se ao tamanho da imagem no artigo, a 2ª à localização e as restantes explico abaixo:
  1. Tamanho Pequeno (200px)
  2. Tamanho Médio (320px)
  3. Tamanho Grande (400px)
  4. Tamanho Gigante (640px)
  5. Tamanho Original
  6. Colocar imagem à esquerda
  7. Colocar imagem ao centro
  8. Colocar imagem à direita
  9. Adiciona/remove um sub-titulo ou descrição à imagem
  10. Ver imagem 5
  11. Remove a imagem

A imagem 5 mostra a janela que aparece ao clicar no item 10 da imagem 4. Esta é uma das novidades do Blogger só disponível nesta interface que permite colocar um atributo title onde podemos escrever uma pequena descrição do conteúdo da imagem ou somente o nome da dita. Se colocarmos somente o nome da imagem, isso também pode ser utilizado no atributo alt.
Diferenças entre estes 2 atributos:
title é o que aparece ao colocar o rato em cima da imagem.
alt é o que aparece em caso da imagem não aparecer por algum motivo.

item 22 na primeira lista e modo HTML




A imagem 6 mostra a quebra de linha mencionada no item 22 na 1ª lista e também as restantes opções para os comentários e composição do artigo mencionadas no item 33.
A quebra de linha já expliquei acima para que serve e nas opções temos:
  • Sobre os comentários
    • Permitir ou não permitir comentários neste artigo
    • Não permitir backlinks (são links em outros blogues que mencionam o artigo), mostrar existentes
    • Não permitir backlinks, ocultar existentes
  • Modo de composição
    • Mostrar HTML literalmente (serve no caso de querermos publicar algum código sem que o Blogger interprete como sendo código, ou seja o contrário do item seguinte. Pessoalmente, prefiro ter o item seguinte marcado e utilizar um conversor para converter o código que quero publicar.)
    • Interpretar HTML escrito
  • Quebras de linha
    • Utilizar a etiqueta <br> (esta opção só recomendo estar marcada, caso utilizem muito o modo HTML e insiram muitos códigos nos artigos)
    • Prima "Enter" para inserir quebras de linha (o mais modo mais utilizado ao escrever os artigos para continuar a escrever numa nova linha)

A imagem 7 mostra o Modo HTML de escrever um artigo, neste caso o artigo de teste que escrevi para tirar estas imagens e embora esteja um pouco diferente do que eu costumo escrever, acho que dá para perceber:

A azul claro é o texto normal.

A amarelo é o código da imagem incluída no artigo, como podem ver já com os atributos title e alt (imagem 5), que não estão da maneira mais correcta mas percebe-se. =D

A azul escuro é a ligação que incluí no artigo (item 19 na 1ª lista).

A verde são os vários títulos que coloquei no artigo (item 12 na 1ª lista).

A vermelho é a quebra de linha ou o Ler mais (item 22 na 1ª lista).

Como podem ver no modo HTML, não existem tantas opções nos botões de formatar/incluir estilos como no modo Redigir mas acho que quem usa o modo HTML também não precisa. :-`

UFA!!! E acho que chega para entender como funciona o Envio de Artigos nesta nova interface. ~X


Espero que as próximas secções não sejam tão longas. x:-s



Até Breve. :-F

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