Dishman

Volta ao Mundo em BD : Portugal

No principio quando comecei a aventurar-me na Internet existiam alguns sites dedicados a fotomontagens em que o tema principal eram os super-heróis em que se utilizava uma fotografia (ou montes delas) e com alguma habilidade, criavam uma versão de como seriam essas personagens dos comics no caso de aparecerem em filme.

É preciso lembrar que isto foi antes dos filmes baseados em BD estarem na moda e eram muito poucas as adaptações ao cinema de personagens das histórias de quadradinhos.
E todo o fã do género entrava em euforia com qualquer adaptação ao cinema da sua personagem favorita (ou mesmo QUALQUER PERSONAGEM), até aceitando alguns (grandes) desvios à história, se isso significasse que um filme ia ser feito. :S

Isto tudo para dizer que, como fã de Banda Desenhada, os sites de fotomontagens relacionados com BD logo me interessaram e daí até eu começar a fazer as minhas próprias manips foi um passo pequeno.
E passado algum tempo criei o blogue ocPortugal, mais tarde renomeado para MochecoMarafado devido ao facto de já existirem alguns sites/utilizadores que tinham esse nome, e logo nas primeiras postagens iniciei uma serie de artigos/imagens que durou praticamente todo tempo de existência desse blogue e em que quis juntar a minha paixão pela Banda Desenhada e o meu interesse em criar imagens manipuladas.
Chamei a essa serie a Volta ao Mundo em BD porque a ideia era exactamente fazer uma imagem com uma personagem de Banda Desenhada de quantos países eu conseguisse encontrar informação...

Na altura, não ligava muito à maneira como publicava cada artigo, se tinha uma ou mais imagens ou se misturava assuntos ou neste caso, personagens de vários países. Desta vez isso não vai acontecer. Por duas razões: já faço uma ideia melhor de como escrever um artigo no blogue e penso refazer algumas das personagens de alguns países com que não fiquei contente na altura. Este é um projecto que penso continuar enquanto for descobrindo personagens de BD em novos países... 8)

Comecei então por Portugal, como seria lógico e escolhi uma personagem que era um prazer proibido na altura em que estava a crescer no final dos anos 70:

♡ a Zakarella de Carlos Alberto Santos

Zakarella ~ imagem de 2007

De notar que esta imagem é dos meus inícios em fotomontagem, ainda criada no Paint Shop Pro que foi o primeiro software no qual achei um tutorial decente sobre fotomontagens. Olhando para esta imagem agora só lhe encontro defeitos mas mesmo assim acho que merece o seu lugar neste artigo pelo que aprendi na altura ao tentar descobrir a melhor maneira de pintar o metal, da como iria fazer o fundo da imagem, etc...
O que eu escrevi quando publiquei esta imagem originalmente:

Apresentando Zakarella, criação de Roussado Pinto(Ross Pynn) e Carlos Alberto Santos(Calberto) no começo dos anos 70.

Penso que ela nunca apareceu em nenhuma história de banda desenhada, mas teve a sua própria revista publicada sempre com um pequeno conto das suas aventuras. Foi baseada na Vampirella, porque o responsável pela publicação (Ross Pynn ou Roussado Pinto) publicou as histórias curtas de horror da Warren Comics na sua revista e precisava duma estrela para as revistas mas não é uma criação da Warren Comics ou tem qualquer coisa fazer com a Warren Comics, mas como a maioria as histórias vieram da Warren, baseou o personagem em Vampirella, mas histórias eram não somente da Warren, algumas eram de sua própria autoria.

Zakarella não é uma mulher-cyborg como alguns podem pensar, era uma fugitiva do Inferno que veio parar a Lisboa e punia algumas almas ruins ao mesmo tempo que tentava escapar de alguns demónios caçadores de recompensas atrás ela...

Engraçado é que em anos mais recentes, foi revelado que Vampirella era um ser do inferno também, mas quando a Zakarella foi criada a Vampirella era do planeta Drakulon... ;)


( Mais Informação Aqui .)

OCP

Passado algum tempo e já com mais experiência no Photoshop, retornei à personagem para mais uma vez tentar fazer-lhe justiça quando foi a vencedora de uma sondagem que promovia semanalmente:

Zakarella ~ imagem de 2008

Para terminar, em anos recentes os © direitos da personagem foram adquiridos por +Nuno Amado e espera-se que num futuro próximo a Zakarella volte às livrarias portuguesas com novas aventuras.

Deixo-vos com a ligação para o blogue criado pelo Nuno, onde ele mantém informações sobre o passado e futuro da Zakarella.

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.