Dishman

Volta ao Mundo em BD 15: Cuba

Continuando com a republicação da minha série da Volta ao Mundo em BD, fui mais uma vez ao tempo em que ainda fazia as fotomontagens com o Paint shop Pro 7 em 2007 para vos trazer: Yakro de Cuba.

Foi das primeiras imagens nesta série em que tentei achar um fundo do próprio país em questão, embora neste caso sem muita sorte porque entre todos os que encontrei, decidi-me por uma simples quinta em vez de algo mais reconhecível...

Sobre a personagem em si, escrevi o seguinte quando publiquei esta imagem originalmente:

Yakro, o homem-lagarto. Vindo de uma civilização de grande avanço tecnológico e social , em uma nebulosa distante, e cuja nave se despenha no planeta Terra, na época do neolítico, e tem que viver entre os homens da Terra e outras criaturas daquela época.

Yakro é uma criação de Orestes Suárez Lemus e começou sua vida pelo ano de 1990, na revista Pablo , que teve uma saída semestral, e foi um dos poucos personagens de BD cubanos dedicado aos adultos.

OCP no extinto MochecoMarafado

Mais uma vez o texto citado acima é um apanhado de varias fontes onde encontrei informação sobre o personagem...

Em 2007, foi muito pouco o que consegui achar e mesmo agora, ao voltar a pesquisar mais a fundo, pouco mais consegui descobrir... pelo menos, sobre o Yakro.

Já sobre o seu criador, vim a saber que deixou uma promissora carreira como electricista por motivos de saúde para se dedicar ao desenho. :)

Nasceu em Pinar del Rio (Cuba), em 14 de Março de 1950. Autodidacta, estreou-se como ilustrador por acaso em 1977, na Organización de Pioneros José Martía.

Entre 1980 e 1990, colabora em várias publicações cubanas, tira o diploma na Escuela Nacional de Diseño Gráfico em 1983, e em 1990, publica Yakro com texto e desenho de sua autoria.

Além do seu trabalho para as editoras locais, foi um dos poucos autores cubanos a trabalhar também para o mercado estrangeiro. Primeiro com pequenas histórias para revistas como El gallito inglés/Gallito comics (México), Creepy e Napartheid (Espanha) e a Skorpio y Lanciostory (Eura Editoriale, Italia), vindo a trabalhar também para a Sergio Bonelli Editore em personagens como Mister No (desde 1995) e Tex (desenhou 2 histórias, Obrigado ao José Carlos Francisco pela informação. ).

Para terminar, deixo mais algumas ligações para onde podem ler mais informações:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.