Logan's Produtos de Beleza

SpellForce 2: Master of War

Hoje quero apresentar um jogo que é uma recriação digital dum jogo de cartas publicado em 2006 na Edição de Colecionador de SpellForce 2.
Este jogo é um projeto de fãs para fãs, sem fins comerciais e que não tem a intenção de infringir os direitos de terceiros ou afectar negativamente quaisquer outros direitos.

SpellForce: Master of War é um jogo de cartas digital não-oficial da franquia SpellForce, baseado no jogo de cartas original que foi oferecido na SpellForce 2: Shadow Wars (Collector's Edition).
Ao longo do tempo foi sofrendo várias actualizações e melhoramentos, desde a possibilidade de jogar em dispositivos móveis Android até à adição de uma pequena campanha de +10 horas desde a versão 4.5 em diante. :)

Antes de avançar para o artigo de hoje, quero também mostrar uma parte da ficha técnica do jogo em questão. :-`
Notam alguma coisa interessante nos nomes apresentados? ;)

SpellForce 2: Master of War

Spellforce: MoW

SpellForce 2: Master of War (SF2: MoW) é um jogo de cartas de estratégia por turnos tendo como cenário o mundo de SpellForce 2: Shadow Wars e idealizado por Jan Wagner (a mente que também nos trouxe SpellForce: Conquest of Eo em 2023), mas reinventado e expandido com mais conteúdo e recursos do que a sua origem original em papel.

SF2: MoW foi e continua a ser um projecto feito por fãs para fãs, que foi iniciado pelo NeoX no antigo fórum oficial como um presente para os jogadores de SpellForce no 10º aniversário do jogo SpellForce 2: Shadow Wars no ano de 2016 (SpellForce 2: Shadow Wars saiu em Abril de 2006), e é uma releitura e expansão do jogo de cartas original que foi incluído na SpellForce 2: Shadow Wars (Collector's Edition), criado por Jan Wagner em 2006.

Quando começou a ser desenvolvido pelo NeoX em finais de 2013 no agora extinto fórum oficial do SpellForce, só estava planeado que o jogo The Card Project (ainda não tinha um nome na altura) fosse desenvolvido e publicado apenas para a comunidade alemã do fórum, porque o jogo de cartas original no qual este era baseado foi lançado apenas na Alemanha e só existe nos extras da versão alemã de SpellForce 2: Shadow Wars (Collector's Edition).

A ideia original era o jogo digital seguir o seu formato original, onde apenas duas facções jogam uma contra a outra (O Reino - "The Bund" e O Clã - "The Clan").
Depois de mostrar os primeiros progressos de desenvolvimento e a versão alfa, cada vez mais jogadores quiseram apoiar e jogar o jogo.
Em menos de um mês após a divulgação na parte alemã do fórum, choveram cada vez mais pedidos para uma versão em inglês.

Em Maio de 2014, o jogo aproximou-se cada vez mais das suas características atuais, e os programadores decidiram integrar um sistema de classificação de RPG com medalhas para os jogadores ganharem ao progredirem no jogo.
Surgiram também as primeiras vozes de que, com a crescente popularidade dos dispositivos móveis (principalmente Android), uma versão móvel do jogo seria muito mais benéfica do que a versão para PC com Windows mas isso não foi possível na altura por falta de tempo e de recursos.

Em Abril de 2016 o jogo atingiu a versão 1.1 e foi lançado publicamente na versão digital completa do jogo de cartas original com suporte para os idiomas alemão e inglês.
Nos anos seguintes, o desenvolvimento quase parou e continuou aos soluços devido a problemas de tempo e recursos por parte dos programadores.
Isto foi resolvido com a criação de um grupo de modders e desenvolvedores com o objectivo de o finalizar: os IT-Huskys, que estão no comando até hoje.
Graças a uma equipa maior, já foi possivel lançar uma versão para dispositivos móveis Android, além da criada para a versão Windows.

E devido à boa recepção da "versão básica" de SF2: MoW, foi decidido criar uma expansão para o jogo adicionando uma terceira facção: O Pacto - "The Pakt".
Numa pesquisa no fórum oficial do SpellForce ficou decidido que os nomes das cartas e das unidades não seriam traduzidos (as cartas mais antigas estão em alemão) para ficarem mais próximos do jogo original.
SpellForce 2 - Master of War 2.0 (Pakt Expansion) foi lançado em Agosto de 2017 para Windows e Android.

Após a primeira expansão bem recebida, muitos jogadores solicitaram que as outras facções em falta do jogo SpellForce 2 fossem também adicionadas ao jogo para o tornar mais dinâmico, aumentar o valor de repetição e para se afastar do sistema do baralho fixo.
O jogo passou a contar agora com 6 facções no total com a nova expansão 3.0 (O Reino - "The Bund", O Clã - "The Clan", O Pacto - "The Pakt" + Os Shaikan - "The Shaikan", Os Mortos-Vivos - "The Undead", e As Bestas - "The Beasts"), e foi lançado em Janeiro de 2018 para Windows e Android.
Graças às novas regras que se afastaram do material de origem, SF2: MoW também ganhou um novo logótipo e design.

Em princípios de Dezembro de 2024, SF2: MoW recebeu uma nova actualização (Forces of Eo) para Windows e Android que adiciona uma nova campanha de mais de 10 horas com muitas batalhas únicas para testar o teu exército e as tuas capacidades tácticas!
Além disso, ainda foram feitas algumas correções de bugs e melhorias visuais, foram também acrescentadas novas funcionalidades e que agora conta com mais uma facção: Os Demónios - "The Demons".

Em SpellForce 2 - Master of War 2.0 (Forces of Eo), podes jogar uma campanha que se passa algum tempo após os acontecimentos de SpellForce 2: Dragon Storm, e onde as populações enfrentam as consequências da decadência e extinção da rede de portais que ligavam as ilhas criada por Rohen Tahir.
Jogas no papel dum jovem Comandante dos humanos de Norimar, agora dependentes dos Shaikan tal como as outras raças, para poderem ter acesso aos bens mais essenciais para sobreviver no que resta do mundo conhecido de Eo... mas onde nem tudo é o que parece ser...

Lidera as tuas tropas na batalha e salva Eo!

Desde o início dos tempos que as forças de Eo lutam entre si para decidir quem é o poder dominante em Eo.
Só um verdadeiro Mestre da Guerra tem o que precisa para liderar o seu exército preferido até à vitória.

Achas que tens o que é preciso?

Agora podes mostrar o teu poder táctico a outras pessoas.
Desafia os teus adversários em partidas com mais de 100 cartas diferentes e mais de 10 cartas mágicas poderosas no PC ou Android.
Jogue contra a IA, ou contra outros jogadores no mesmo sistema/dispositivo ou em (W)Lan e online!

Prova o teu valor subindo nas fileiras e torna-te o verdadeiro Mestre da Guerra!

Podes reunir um exército de todas as 7 facções de Eo.
O Reino, O Clã, O Pacto, Os Shaikan, Os Mortos-Vivos, As Bestas - "The Beasts" e os Os Demónios.

Neste jogo de cartas, os exércitos de 2 jogadores enfrentam-se.
Apoiado por magia poderosa e heróis corajosos, o objetivo é expulsar o inimigo do campo de batalha e conquistar a vitória.
Mas o destino de cada partida pode mudar rapidamente, e um estratega inteligente deve estar sempre preparado para o inesperado.

Qual é o objectivo do jogo?

O objectivo do jogo é derrotar os exércitos adversários ou torná-los incapazes de agir.

Na história da campanha podes experienciar a história de SpellForce 2 - Master of War 2.0 (Forces of Eo) com mais de 10 horas de jogo e mais de 70 batalhas com um guião personalizado e inimigos para vencer.
Na primeira inicialização da campanha de história, o jogo carregará todos os recursos necessários para exibir a história (apenas Windows).
Na versão para Android, isso será feito no arranque do jogo.

Cada jogador possui um exército de 38 cartas.
A maioria das cartas tem um valor de 1 a 7, indicando a sua força.
Quanto maior for o seu valor, mais forte será a carta numa luta.
Estas cartas podem ser colocadas viradas na mesa durante o jogo.
Muitas cartas possuem um ou mais símbolos adicionais que indicam as suas capacidades especiais.
As Cartas Mágicas não podem ser interpretadas na mesa, mas sim jogadas diretamente da sua mão e colocadas após a sua acção estar concluída.
Da pilha mágica ambos os jogadores podem sacar.

Como é a formação de cada exercito?

Ao longo do jogo, os jogadores jogam mais cartas no campo.
Lado a lado, são jogadas até três cartas.

Todas as cartas próximas umas das outras são chamadas de exército.
Pode ser uma, duas ou três cartas.
Atrás de cada carta do 1º Exército, são colocadas até três cartas adicionais.

Todas as cartas umas atrás das outras são chamadas de série.
Um conjunto pode ser constituído por uma, duas, três ou quatro cartas.
Um jogador pode formar no máximo quatro exércitos, cada um composto por três filas.
As cartas do 1º Exército podem atacar as cartas opostas do 1º exército do inimigo.

Como jogar?

Os jogadores revezam-se.
O jogador desafiante começa a batalha.

Por cada carta do 1º Exército, o jogador possui um ponto de acção, logo no máximo três.
Se um jogador no início da sua ronda tiver apenas duas filas de cartas, também terá apenas dois pontos de acção.
Se ele começar a sua ronda com apenas uma filas de cartas, terá apenas um ponto de acção.
Com cada ponto de acção, podes executar as seguintes acções:

  1. Comprar uma carta de unidade ou comprar uma carta mágica
  2. Colocar uma carta de unidade no campo de batalha
  3. Atacar uma carta inimiga
  4. Usar um feitiço ou cartão mágico
  5. Enviar um batedor

Um jogador pode realizar uma acção uma ou várias vezes.
As acções podem ser executadas em qualquer ordem.

É permitido jogar uma carta para atacar uma carta do adversário e depois atacar outra carta.
Cada fila de cartas só pode atacar a fila em frente.
Caso não exista nenhuma carta na fila oposta, não será possivel um ataque tanto da tua parte como do adversário.

Um jogador deve gastar todos os pontos de acção.
Ele não pode poupar nada e deve gastar todos os pontos em cada jogada.

Nota: Se não tiveres uma unidade no campo de batalha no início de uma jogada, não terás qualquer ponto de acção e perderás o jogo IMEDIATAMENTE!

Quais e quantas acções existem?

  1. Comprar uma carta

    Custa um ponto de acção e significa tirar uma carta do baralho ou da pilha mágica para a tua mão.
    Podes ter até 8 cartas na tua mão.

  2. Jogar às cartas

    Jogar cartas de unidade custa um ponto de acção.
    Uma nova carta ficará sempre escondida para o outro jogador.
    Isto pode ocorrer atrás de cartas já abertas numa fila, desde que ainda não existam quatro cartas seguidas.
    Alguma magia, no entanto, permite alterar a ordem apresentada.

  3. Atacar a carta do adversário

    Custa um ponto de acção.
    Apenas as unidades na frente da fila podem atacar e apenas a carta que está diretamente à sua frente.

  4. Usar um feitiço

    Custa um ponto de acção.
    A carta é enviada após o término da magia para a tua própria pilha de descarte.

    No Windows deves seleccionar o botão "Use Spell [Lançar Feitiço]" para realizar a magia da unidade na 1ª linha.
    No Android basta clicar na unidade da 1ª linha.

  5. A espionagem da mão do adversário

    Custa um ponto de acção.
    É jogado directamente da tua mão por uma carta de unidade voadora e desencadeia o feitiço "Quietus", que retira uma carta da mão do inimigo e coloca-a na pilha de descarte.
    A carta usada na acção será destruída.

    No Windows deves seleccionar o botão "Send Spy [Enviar Espião]" para utilizar a habilidade de uma unidade voadora na tua mão.
    No Android, pressiona longamente a unidade voadora na tua mão para a ativar.

  6. Fim da ronda/jogada

    Quando tiveres esgotado todos os teus pontos de ação, termina o teu turno.

Como funcionam as batalhas?

Apenas as cartas da linha da frente em cada fila podem realizar um ataque ou ser atacadas.
O atacante coloca a(s) sua(s) carta(s) na linha da frente em uma ou mais filas, conforme a sua estratégia.

Ao atacar, o adversário revela a sua primeira carta na mesma linha.
A carta com maior força ganha.

A carta derrotada será colocada na pilha de descarte.
A carta que ganhou permanece e é descoberta.
Esta carta pode agora ser exposta no mesmo turno ou posteriormente realizar novos ataques ou até ser atacada.

Se as cartas forem igualmente fortes, ambas as cartas são enviadas para as suas respetivas pilhas de descarte.
Se a carta da linha da frente for derrotada, as cartas de trás avançam para a frente.

Como funcionam as Cartas Mágicas?

Usar um Feitiço custa um ponto de acção.
A magia presente na carta é jogada diretamente na mão.

Alguns feitiços duram um turno inteiro.
Essas cartas funcionam até o jogador conjurador terminar o seu turno, e não apenas até à acção seguinte.

O que são cartas de Herói e como funcionam?

Cartas de Herói são cartas únicas e especiais só comparáveis às cartas de titãs em termos de poder.
Na ronda em que um jogador joga a sua carta de herói no início da sua ronda, esse jogador tem imediatamente e sempre quatro (4) pontos de acção disponíveis, independentemente de ter uma, duas ou três filas de cartas.

Jogar esta carta não custa nenhum ponto de acção.
Desde que o herói não seja derrotado, os quatro pontos de acção também se aplicam a todas as rondas seguintes após o herói ser atraído para a batalha.

Mesmo que um feitiço inimigo mova o herói para uma posição atrás nas linhas... Ou se o próprio jogador assim o colocar, os quatro pontos de acção também se aplicam.
No entanto se o herói for derrotado, ocorre novamente o cálculo normal dos pontos de acção mesmo que um feitiço de ressureição o traga de volta.

Quando ganha um jogador?

Se um jogador não conseguir utilizar todos os seus pontos de acção, terá de desistir e o seu adversário ganhará.

Nota: Na maioria dos casos, o jogo termina desta forma.
Se um jogador no início do seu turno não tiver nenhuma carta no campo, esse jogador também perde.

Isto é praticamente tudo o que precisam saber para jogar SpellForce 2 - Master of War.
Caso queiras dar uma chance a este jogo, desejo-te muita diversão e espero ver-te no campo de batalha!

Quero ainda deixar alguns links para onde podes achar mais informações sobre este jogo:

Termino com um pequeno vídeo com o trailer/tutorial para SpellForce 2 - Master of War:

SpellForce 2: Master of War Release Trailer and Tutorial

E por agora é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.

Caso prefiras comentar numa nova janela, ou se o formulário abaixo estiver nos dias ruins, podes clicar aqui.