Diferentes Estilos no Blogue

SpellForce: Conquest of Eo Um spin-off de sucesso de uma franquia clássica

Como esta semana, no dia 13 de Fevereiro de 2024 para ser mais preciso, saiu o que é o mais recente DLC dum spin-of da franquia Spellforce, achei que hoje era uma boa altura para escrever sobre este Spellforce: Conquest of Eo.

A franquia Spellforce começou em 2003 com a primeira trilogia, a que se seguiu em 2006 uma segunda quasi-trilogia ...
Infelizmente, a THQ Nordic quase estragou tudo em 2017 com a terceira trilogia que terminou (esperemos... [-ox ) com uma expansão onde finalmente jogamos com outra raça que não os humanos.

Esta terceira trilogia, desenvolvida pela Grimlore, embora detestada pela maioria dos veteranos, apesar de tudo serviu para em parte reavivar o sentimento nostálgico (e o desapontamento com a traição que fizeram à mitologia e jogabilidade que eram imagem de marca dos jogos clássicos. :( ), ao mesmo tempo que atraía novos jogadores para a franquia... onde alguns vieram a descobrir os jogos clássicos e compreenderam porque os jogadores mais antigos detestam Spellforce 3.

Mas falando deste spin-of que veio a revelar-se um digno sucessor dos jogos clássicos da franquia e um herdeiro espiritual do que deveria ter sido Spellforce 3...
Bem... Para começar não é sequer do mesmo género de jogo.

Enquanto todos (a maior parte se não contarmos com o jogo de cartas e os exclusivos para smartfone) os jogos da franquia foram uma mistura de RTS(Sigla do inglês Real-Time Strategy, em português Estratégia em tempo real) com elementos de RPG(Role-Playing Game, em português: Jogo de interpretação de papéis), este spin-of é também uma mistura, mas de Estratégia por Turnos e RPG Táctico.

Spellforce: Conquest of Eo

Spellforce CoE

Spellforce: Conquest of Eo é um jogo desenvolvido pelos austríacos da Owned by Gravity, uma empresa formada por antigos desenvolvedores de jogos inclusive alguns tendo participado da equipa que trabalhou em SpellForce: The Order of Dawn (SF: TOoD), e distribuído mais uma vez pela THQ Nordic.

Foi lançado para PC em 03 de Fevereiro de 2023, saindo também uma versão para Consolas em 07 de Novembro de 2023.

A campanha de Spellforce: Conquest of Eo (SF: CoE) passa-se cerca de 400 anos antes da Convocação que deu origem aos eventos de SF: TOoD.

No início da história, és um aprendiz de mago de regresso à Torre do teu Mestre onde o encontras assassinado e ao investigar o ocorrido, decides continuar o trabalho iniciado pelo teu Mestre.
Não demora muito a descobrires que vais de encontro aos interesses do Círculo, um colectivo dos 12 mais poderosos magos de Eo.

Assumindo o lugar do teu falecido Mestre, e tomando posse da sua Torre como a tua base de operações, começas a explorar Eo enquanto procuras por artefatos antigos e segredos escondidos para aumentar o teu poder e, por fim, controlar a perigosa e viciante essência conhecida como Allfire, a fonte de poder dos Magos do Círculo.

Da tua Torre como base de operações, envias exércitos e heróis para explorar os reinos de Eo.
Aumenta a sua influência e o seu poder enquanto enches o teu grimório com conhecimentos arcanos.

  1. Aumenta a tua torre e constroi novas salas para fortalecer o tipo de mago que queres ser.
    De inicio, podes escolher entre Necromante, Artífice ou Alquimista. Todos têm vantagens e desvantagens entre si, mas também podes personalizar novos tipos de magos ao longo da sua jornada, havendo um grande incentivo para se jogar a campanha múltiplas vezes.
  2. Em vários locais ao explorar o mapa, encontras onde recrutar heróis individuais para liderar as tuas tropas.
    Alguns vão procurar-te na tua Torre e esses trazem também a sua missão pessoal, para a qual precisam da tua ajuda.
  3. Preenche o grimório vivo e interativo com novos feitiços e conhecimentos que melhor sirvam o tipo de mago que és.
  4. Controi desde novas runas mágicas e artefactos a exércitos de mortos-vivos.
  5. Descubre novas aventuras com a campanha gerada de forma aleatória, aumentando a tua influência nas cidades onde podes contratar novas e melhores tropas e comprar novos conhecimentos e artigos.

Embora num retorno ao básico e à mitologia dos jogos originais da franquia, Spellforce: Conquest of Eo (SF: CoE) é o tipo de jogo que só joguei porque pertence ao universo SpellForce, já que na verdade Estratégia por Turnos não é meu gênero favorito. ~X

Dito isto, SF: CoE é um jogo bem fixe e às vezes consegue tazer à tona aquela nostalgia dos primeiros jogos da franquia. :)
A única coisa que consegue estragar um pouco SF: CoE é a porcaria que a THQ Nordic forçou a Owned by Gravity a enfiar aqui e ali, além dos recursos do Spellforce 3...
...felizmente, não há muitos, e não precisam ser fã dos jogos originais e aficionados pela sua fantástica mitologia para identificá-los. x:-s

Quando ouvi falar que iam fazer outro jogo no Universo de Spellforce, confesso não fiquei muito ansioso depois do desastroso lançamento da abominação que é Spellforce 3, que ainda hoje me traz um gosto agridoce à boca toda vez que penso nisso.
Sem mencionar que na sequência do jogo base (agora renomeado de Burning Blood) veio o atroz SF3: Soul Harvest que se desviou completamente da mitologia original, arruinando duas das raças mais queridas do Universo SpellForce: Os Dwarfs e os Norcaine (Elfos Negros).
Eu meio que poderia conviver com os anões, mas não posso perdoar o que eles fizeram com os Norcaine. x«

Mas depois reparei que Jan Wagner (primetide), era um dos desenvolvedores por trás deste spin-of e como ele fez parte da equipe original que criou e desenvolveu Spellforce, as minhas esperanças aumentaram exponencialmente e desde que adquiri o jogo, ainda não fiquei desapontado. :D

Há muito o que elogiar em SF: CoE, desde a história envolvente e que revela algo mais sobre um dos personagens mais misteriosos da franquia, passando pela atenção e cuidado com a mitologia original onde descartam muito do que Sf3 estragou, e finalmente na arte incrível que aparece em cada dialogo, cena ou evento durante o jogo.
Na verdade, a única coisa que eu poderia pedir era que Rohen, o único Mago do Círculo que encontramos vivo no primeiro jogo, se parecesse mais com seu homólogo do Spellforce 1...
... isso, e o jogo ter um guia das missões ou algo assim, mas esta última coisinha já foi adicionada num dos updates/patches mais recentes (e até melhorado em Demon Scourge), então essa parte já está porreira também. :U:

No geral, dou-lhe uma avaliação de
Só não dou um valor de 5 estrelas devido à porcaria forçada incluída. x-P
SpellForce: Conquest of Eo | Release Trailer

Uma palavra final sobre SF: CoE, o jogo não tem dialogos falados, somente texto... E só em Inglês, Alemão e Chinês (por enquanto...).
As batalhas e eventos são aleatórios. Embora surgam praticamente em cada vez que se jogue, nem sempre aparecem nos mesmos locais ou da mesma maneira... O que também ajuda a que se possa jogar a campanha múltiplas vezes sem ser tornar aborrecido.

Os combates podem ser resolvidos de duas formas:

  1. A mais fácil, sem piada e objetiva é a auto-resolução, nas quais os encontros são resolvidos com base em probabilidade.
  2. A outra é realmente entrar nos combates.
    A maioria prefere a segunda opção, sendo bem possível a vitória onde a previsão era uma derrota.

[DLC] SpellForce: Conquest of Eo - Demon Scourge

SpellForce: Conquest of Eo - Demon Scourge

Demon Scourge é o título do DLC para SpellForce: Conquest of Eo que saiu no passado dia 13 de Fevereiro.

Ao começar um novo jogo em SF: CoE, só tinhamos a escolha entre ser um Artífice, Necromante ou Alquimista... Até agora.
Com Demon Scourge, já podemos lutar contra Uram em pé de igualdade, porque agora também podemos ter o poder de convocar e prender demônios.

Demon Scourge adiciona uma nova classe, o Demonologista, assim entre o Artífice e o Necromante mas que nos permite conjurar o poder infernal.
Só isso já seria suficiente para jogar a campanha novamente, mas as novidades não ficam por aqui.

Demon Scourge traz-nos também mais detalhes da missão principal, finalmente explicando exactamente o que o Mestre do jogador fez para se tornar um alvo a abater pelo Círculo.
E tal como o nome já previa, com este DLC, os Demónios entram no mundo de SF: CoE, bloqueando recursos em uma ampla área e dando aos jogadores novos desafios para enfrentar fora dos locais e adversários habituais. :devil:

Mas a grande surpresa deve ser certamente a chegada dos Trolls.
Embora a sua aparência seja mais próximo à que têm em Fallen God devido ao uso partilhado de recursos, a sua mitologia aproxima-se mais dos jogos clássicos da franquia.
Algo que a Owned by Gravity prometeu e continua a cumprir. 8)

Recapitulando as novidades que Demon Scourge nos traz:

  1. 2 novas facções inimigas: Demônios e Trolls
  2. Novo tipo de mago: Demonologista
  3. Nova escola de magia: Ocultismo
  4. 25 unidades novas
  5. Novos chefes para desafiar: Lordes Demoníacos
  6. Mais de 120 novas aventuras com mais horas em missões inéditas
  7. Mais de 30 promoções de unidade novas
  8. 2 condições de vitória inéditas
  9. Mais de 25 novas salas e expansões para melhorar a tua Torre
SpellForce: Conquest of Eo - Demon Scourge | Release Trailer

Infelizmente, embora já tenha adquirido Demon Scourge logo no dia em que saiu para aproveitar a promoção, ainda não consegui lhe dedicar o tempo suficiente para realmente ver por mim mesmo todas as novidades. :(
O pouco que escrevi sobre o DLC baseia-se nas notas promocionais e nos relatos de amigos que já jogaram e recomendam...

Numa última palavra sobre o jogo, Spellforce: Conquest of Eo utiliza o Unity como motor de jogo.
Existem também alguns mods, mas devido a não existir um apoio técnico dos desenvolvedores, esses mods provavelmente só funcionam na versão do jogo em que foram criados.

Para terminar, quero deixar aqui o convite para se juntarem ao Discord onde podem conversar, pedir ajuda ou simplesmente conviver com outros verdadeiros fãs de Spellforce.
Quero também aqui deixar alguns links para onde podem achar mais informações:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.