Almirante Walley

Spellforce 3: Fallen God, a expansão que completa a trilogia?

A mais recente tentativa de reviver a franquia de jogos Spellforce, e onde os desenvolvedores levam a história para o que aconteceu 500 anos antes dos eventos que deram origem aos acontecimentos da primeira trilogia, o que junto com o que se pode ouvir na cena final da segunda quasi-trilogia me leva a acreditar que talvez exista uma intenção em recomeçar quase do zero, e colocando o ocorrido em Spellforce 1 e 2 numa linha de tempo alternativa...

"... me leva a acreditar que talvez exista uma intenção em recomeçar quase do zero, e colocando o ocorrido em Spellforce 1 e 2 numa linha de tempo alternativa..."
Infelizmente, no que se refere a Spellforce 3, a palavra oficial é que se trata da mesma linha temporal apesar dos vários indícios no jogo base, entretanto nomeado de Burning Blood, e na sua primeira expansão: Soul Harvest.
Digo infelizmente porque apesar das boas intenções, as expectativas dos fãs ficaram aquém do que esperavam já que muita da rica mitologia de Eo contada nos jogos anteriores (excluindo FiD e DoTP, porque na cena final de DotP é revelado que os eventos dessas duas expansões são como sendo um futuro alternativo, algo como uma exercicio de imaginação decorrente duma conversa entre um jovem Hokan Ashir e um suposto Mestre Zerbita), foi nesta terceira série completamente descartada... :(
E isso foi algo que irritou os fãs mais ferrenhos e antigos da franquia. x«

Numa outra nota, Spellforce 3 sempre teve direito a mais uma expansão após Soul Harvest, e segundo as últimas noticias em breve vai ter outro upgrade onde a jogabilidade de TODOS os jogos de Spellforce 3 vai ficar equiparada à deste Fallen God.

Pelas noticias oficiais, este upgrade vai ter o nome de SpellForce 3: Reforced e vai também ser lançada uma versão para consolas. Acreditando no que dizem no Discord oficial, vai ser possivel também haver jogos online entre os jogadores de multiplas plataformas.

E uma das novidades deste SpellForce 3: Reforced é algo pedido por muitos fãs da franquia Spellforce porque sempre fez parte da primeira trilogia e da segunda quasi-trilogia, o Free Game Mode agora renomeado de Journey Mode.
Basicamente, deverá funcionar de maneira similar ao anterior Free Game Mode com um mapa central onde podemos falar e possivelmente recrutar alguns NPCs, além de dar inicio a algumas missões... e depois temos vários outros mapas onde podemos completar essas missões.

O Personagem que crias para este Journey Mode mantém a experiência e os itens adquiridos através dos mapas disponíveis tal como no anterior Free Game Mode.
E em principio vai ser também possível jogar em cooperação com até 3 jogadores online.

Spellforce 3: Fallen God

Spellforce 3

Mas falando de Spellforce 3: Fallen God... continua um jogo bonito com fantásticos cenários e belas paisagens, uns gráficos fora de série e a atmosfera mantém-se absolutamente mística e até em alguns momentos a lembrar a primeira trilogia...
Como habitual, a banda sonora continua excepcional (algo de que todos os jogos de Spellforce 3 se podem orgulhar) e a actuação dos actores e actrizes que dão voz aos personagens mantém a qualidade acima da média.

Mais uma vez desenvolvido pelos alemães da Grimlore Games e publicado pelos austríacos da THQ Nordic em Novembro de 2020, desta vez estão de parabéns porque eles esmeraram-se, ouviram os jogadores e os fãs (embora as asneiras com a mitologia original esteja presente, poderia ter ficado pior), desenvolvendo o melhor jogo desta (agora) trilogia. 8)

Spellforce 3: Fallen God é um jogo onde os papeis se invertem: em vez dos habituais heróis, agora jogamos do lado dos vilões.
Já havia algum tempo que os jogadores da franquia pediam para...

  1. .. jogar com um personagem que não fosse humano
  2. .. e em Spellforce 3, que fosse introduzida uma das outras raças/facções presentes nos jogos anteriores já que na campanha de Burning Blood jogamos com os Humanos, Elfos e Orcs, sendo mais tarde adicionados os Dark Elfos e os Dwarfs em Soul Harvest.

Nesta expansão, os desenvolvedores decidiram satisfazer ambos os desejos em que finalmente podemos jogar como um... Troll!

Embora um pouco reticente quando saiu - em parte devido ao pouco respeito pela mitologia original - tive bastante tempo para jogar durante os confinamentos provocados pelo COVID e acho que os objectivos foram alcançados...

Primeiro, depois de jogar as campanhas anteriores de Spellforce 3, não estava nada à espera de me divertir - especialmente a jogar como um Troll.
E segundo, conseguiram fazer com que importasse com os personagens principais e com o destino dos Moonkin no final da campanha. Posso até dizer que conseguiram tornar os Trolls algo mais que simples bestas de guerra sem sentimentos... e em parte, conseguiram trazer alguma modernidade a um jogo com praticamente 20 anos.

Spellforce 3: Fallen God - Release Trailer

Por outro lado, é exactamente aí que reside um dos problemas de Spellforce 3 e suas expansões já que ao mesmo tempo revela pouco interesse pela história e mitologia original da franquia desde a maneira como foram representados futuros integrantes do Círculo em Burning Blood até à completa descaracterização dos Dwarfs e Dark Elfos em Soul Harvest.

Por exemplo no caso dos Dwarfs, na mitologia original não são conhecidas/vistas fêmeas da raça e existe uma razão para isso explicada em contos e textos no extinto site oficial. Dizem esses textos que a proporção de nascimentos de fêmeas entre os Dwarfs é de 1 para 1000, logo elas devem ser protegidas e resguardadas de olhares estranhos...
Ora em Soul Harvest, podemos encontrar mulheres Dwarf em quase todo o lugar e até temos uma companheira Dwarf que além de aventureira ainda é uma rebelde pirata - Isto pode parecer muito bom no papel e para quem não conhece os jogos originais mas não caiu bem aos fãs mais radicais da franquia.
Sem contar o facto que agora os Dwarfs são uma raça subterrânea que mais lembra os Dwarfs de Dragon Age do que os que conhecemos dos jogos anteriores.
Basta comparar as cidades Dwarf em Spellforce 3 e em Dragon Age:

  • Windholme - Capital Dwarf em Spellforce: Soul Harvest
  • Orzammar - Capital Dwarf em Dragon Age: Origins

Ainda em Soul Harvest, outra abominação foi a forma como retrataram os Elfos Negros também eles relegados para uma vida debaixo do solo e além disso, ainda foram extirpados da sua icónica hierarquia de castas e rebaixados a uma sociedade de quasi-insectos.
Os outrora temidos Norcaine são em Spellforce 3 uma paródia do que foram, onde já nem respondem por essa denominação... felizmente.

Mas chega de falar Everything Wrong With the Lore of SpellForce 3do que está mal em Spellforce 3 (que é muita coisa) e de volta ao assunto deste artigo: Spellforce 3: Fallen God, que apesar das suas falhas ainda consegue restaurar algum do clima da série original mesmo representando os Trolls e sua história através da visão deturpada de Spellforce 3, algo compreensível já que afinal a acção deste jogo é suposto acontecer cerca de 50 anos após os eventos de Soul Harvest.

A história da campanha deste Fallen God começa com a morte do Chieftain da tribo dos Moonkin e seu desejo que seu filho, Akrog, seja o seu sucessor protegendo a tribo e cuidando do seu irmão mais novo, Noag.

Spellforce 3: Fallen God - Story Trailer

Noag é também um dos melhores personagens do jogo com um sistema único de evolução onde as tuas decisões no jogo vão afectar o seu crescimento, habilidades e até na escolha de como a história termina.

Ao longo da campanha, um dos objectivos é proteger e cuidar da tribo dos Moonkin a todo custo. Afectados por uma peste vinda de outro continente e perseguidos por cruéis caçadores (Elfos, num papel diferente do habitual), tens que fugir e procurar um lugar seguro em Urgath onde recuperar as forças.
Mas quando tudo parece perdido, surge um misterioso mascarado com uma proposta intrigante: Ressuscitar um Deus Caído e obter o seu apoio na luta pela sobrevivência.

Outra novidade nesta expansão é a possibilidade de coletar e transformar as inuteis armaduras e armas de outras raças (na verdade, praticamente qualquer item pode ser reconvertido em algo novo), em novos items.
Também podes jogar tanto a campanha como no modo skirmish em cooperação com outros jogadores online.

A campanha de Spellforce 3: Fallen God demora cerca de 20 horas a completar mas tendo mais do um final, permite-nos jogar multiplas vezes sem se tornar muito aborrecido. »:

Spellforce 3: Versus Edition

Spellforce 3: Versus Edition

Não quero terminar sem antes mencionar o lançamento praticamente na mesma data em que saiu Spellforce 3: Fallen God da versão grátis e online de Spellforce 3: Versus Edition onde podes experimentar a mecânica do jogo gratuitamente.
Esta versão do jogo permite que qualquer pessoa jogue em multiplayer contra outros jogadores, além de disputar batalhas contra oponentes controlados pelo computador.

Se já possuíres o jogo base ou alguma(s) das expansões, podes jogar com qualquer das facções/raças presentes nesses jogos. Caso ainda não tenhas nenhum jogo de Spellforce 3, ao adquirires esta versão grátis ficas limitado à raça/facção inicialmente escolhida/atribuída entre aquelas presentes no jogo base: Humanos, Elfos e Orcs.

Ao adquirires o jogo base ou alguma das expansões, tens à disposição as raças/facções presentes nesses jogos:

  • Burning Blood dá-te acesso a Humanos, Elfos e Orcs
  • Soul Harvest dá-te acesso a Humanos, Elfos, Orcs + Dwarfs e Dark Elfos
  • Fallen God dá-te acesso a Humanos, Elfos, Orcs + Trolls
  • Se possuíres os 3 jogos ou o SpellForce 3: Versus Edition + Full PvP Upgrade, tens acesso a TODAS as facções/raças em Spellforce 3: Versus Edition

Embora esta versão gratuita do jogo esteja disponível no site da Epic Games, a melhor e mais segura opção está no Steam.

Spellforce 3: Versus - Free Multiplayer Trailer

Para terminar este artigo, deixo aqui alguns links para onde podem achar mais informações, incluindo até alguns Mods:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

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