Dishman

Os meus filmes em DVD: O Leão da Estrela

Todo o texto a seguir é o que foi publicado originalmente.
A única excepção é a inclusão de algumas ligações, a imagem do leão verde e do video com algumas cenas do filme.

Numa outra nota, esta era uma rubrica que tinha iniciado havia pouco tempo quando decidi encerrar o MochecoMarafado e entretanto os tempos mudaram... eu mudei, os meus interesses também...
Actualmente raramente compro DVDs e perco muito pouco tempo com esta leva de filmes recentes onde em nome do politicamente correcto conseguem estragar uma boa história, por isso muito provavelmente esta será uma rubrica com vida curta neste espaço também. :S

OK! Ok! Eu admito:

  1. Raramente gosto de cinema português. Não tenho nada contra ou alguma espécie de preconceito contra o cinema português, mas a maior parte parte do cinema feito durante a minha geração foram filmes, sejamos sinceros, de autor e a pensar em intelectuais financiados pelo estado português sem grande consideração pelo grande publico em geral e dessa forma, sem o objectivo de serem rentáveis.



    Basta lembrar o inenarrável filme da Branca de Neve com o ecrã negro. x-P



    Agora se me falarem do cinema português dos anos dourados (décadas de 30/40), aí sou fã. :D


  2. Sou Sportinguista de gema, clara e casca. :V:
    É algo genético. Tirando algumas, poucas, excepções que se desviaram para a concorrência x« , todos na minha família somos do Sporting desde antes de vermos a luz do Sol. =D



    Imagem da autoria de David Matos

    E se existe um filme que praticamente todo o sportinguista já viu ou ouviu falar, é do Leão da Estrela de 1947 com realização de Arthur Duarte e com o excepcional António Silva num dos seus melhores papeis.



    O quê? O-o
    Não conheces o Leão da Estrela?
    Mas que raio de Sportinguista és tu?
    Vai já ver o filme!! :hmpf:
    Humpf! :I

Bem, voltando ao assunto do momento...
A história do filme conta-se em poucas palavras:
Um ferrenho sportinguista de classe média, Anastácio (António Silva), vai ao Porto para assistir à final da Taça entre o SCP e o FCP.
Ficam em casa de uma família rica que são inflamados adeptos do FCP e que acreditam que a família de Anastácio também é rica.
Pelo meio de muitas peripécias, o filho do casal apaixona-se pela filha de Anastácio e decidem casar.

Pouco mais há a contar do filme, mas uma das coisas que sempre me impressionou ao ver este filme é o jogo de futebol em si.
Os jogadores daquele tempo eram verdadeiramente fora de serie, e às vezes imagino como seria se um desses jogadores tivesse à sua disposição o equipamento que os jogadores de hoje têm, afinal os tipos até com botas de alqueivar jogavam. :))

Para terminar este artigo, aqui fica a pergunta sobre filmes: Que actor português da década de 40/50 teve algum sucesso por terras americanas?
Como dica, digo que me refiro a um actor que foi um dos Sete Magníficos numa das sequelas do filme com o mesmo nome... além de também ter personificado um célebre fora-da-lei português. ;)

Mas não quero terminar sem antes deixar aqui fica algumas cenas do filme:

O Leão da Estrela - com António Silva - 1ª parte do Porto-Sporting

Até breve. :-F

E para todos os Sportinguistas e não só, porque embora do Sporting não gosto nem entro em rivalidades clubistícas: :G

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.