Não era minha intenção escrever muito sobre o Steam, mas este Natal passado quis partilhar alguns jogos minha biblioteca com alguns familiares porque tinha lido que isso era possível...
E enquanto configurava o Famílias Steam, veio-me à idea que podia escrever sobre o assunto neste espaço. 8)
Antes chamado de Steam Family Sharing, agora renomenado simplesmente para Steam Families, este é um serviço que te permite partilhar toda a tua biblioteca Steam com até cinco outros membros (ou amigos) da família na mesma região.
Podes criar um grupo familiar, convidar membros da tua lista de amigos e gerir permissões, incluindo a criação de contas infantis com acesso restrito.
Os membros do grupo podem jogar qualquer um dos seus jogos partilhados e, ao contrário do sistema antigo, vários membros da família podem jogar jogos diferentes da biblioteca partilhada em simultâneo, desde que existam cópias suficientes do jogo.
Explicando, imagina que entre os jogos partilhados na tua família de 6 membros, existe uma cópia de SpellForce: Conquest of Eo e outra do Dragon Age: Origins, significa que a qualquer altura, um membro da família pode jogar SpellForce: Conquest of Eo enquanto outro pode jogar Dragon Age: Origins em simultâneo, independentemente de quem seja o dono.
Agora se, por acaso, dois membros do grupo quiserem jogar SpellForce: Conquest of Eo ao mesmo tempo, outra pessoa no grupo terá de comprar mais uma cópia do jogo.
E após a compra, já o grupo tem acesso a duas cópias desse jogo e dois membros poderão jogar simultaneamente, e por aí fora...
Quem diz 2 cópias, diz 3 ou 4, conforme quantos membros do grupo queiram jogar ao mesmo tempo. :D
Então vamos ver como se pode configurar um grupo familiar no Steam, e antes de tudo vamos verificar se a(s) pessoa(s) que queremos adicionar ao grupo estão de facto na nossa lista de amigos.
Caso as pessoas que desejas incluir no grupo de partilha familiar não estejam na tua lista de amigos, precisas de os convidar para a tua lista de amigos antes de avançares com a criação duma Família Steam.
E embora não seja necessário, convém também que tenhas o Steam Guard activo para uma maior protecção da tua conta.
E agora podemos criar o grupo propriamente dito:
- Criar uma nova Família Steam
- Clica na seta ao lado do teu nome, no canto superior direito e no menu descendente que surge, clica em Detalhes da Conta.
- Na página onde vais ter, clica na aba Gestão de Família no menu vertical do lado esquerdo.
- Clica em Criar uma Família e dá-lhe o nome que quiseres.
Podes mudar de nome quando quiseres no futuro. - Na tua lista de amigos, selecciona até cinco (5) nomes para enviares convite para fazerem parte do teu grupo familiar.
É neste parte também que defines se esse convite é como- Adulto
Vai ter permissão para gerir convites e aplicar restrições a contas. - Criança
Estão sujeitos a controlos parentais e não têm permissões para gerir o grupo.
Só após o convite ser aceite é que o convidado poderá aceder ao grupo familiar através das definições da própria conta e clicar em Entrar na Família. - Adulto
- Gerir uma Família Steam
Para acederes à Gestão do teu grupo familiar, segues os passos 1 e 2 acima.
Vais poder verificar quantas vagas ainda tens no grupo [1], e se ainda tiveres espaço, convidar mais amigos [2] entre a tua lista de amigos [2].Nas setas [] no lado direito do nome, vais poder visualizar o Perfil e a Lista de Desejos de cada membro, além de os puderes também Remover do grupo.
No caso de ser uma conta de Criança, podes ainda activar o controlo parental onde vais puder configurar o acesso a jogos e outras funcionalidades do Steam, incluindo os limites de tempo de jogo. - Vantagens e Desvantagens duma Família Steam
- Como o nome sugere, uma Família Steam é boa no caso de quiseres partilhar jogos com o pessoal da casa ou em proximidade.
- Permite a partilha e controlo de jogos com as crianças da família
- Ao clicares no símbolo das informações [], vais puder ver os jogos partilhados marcados como Partilha da Biblioteca.
Podes até criar uma Coleccção Dinâmica onde defines que irão aparecer todos os jogos partilhados actuais ou futuros para ser mais fácil de os encontrar. - As Crianças numa Família Steam não podem sair da família por vontade própria e só podem ser removidas por um Adulto na família ou pelo Suporte Steam.
- Cada membro que jogar um jogo partilhado terá os seus próprios dados de progresso, de proezas e do Workshop.
- Limitado a uma Família Steam por utilizador, e a seis (6) vagas no total.
- O dono dum jogo partilhado tem sempre prioridade, e se algum membro estiver a jogar esse jogo no momento em que o dono também começar a jogar, esse membro vai receber um aviso do Steam para deixar de jogar.
- Quando alguém sair duma Família Steam, essa vaga ficará indisponível durante um ano até que possa ser ocupada por um novo membro.
Mas se a pessoa que saiu o tiver feito por acidente, ou ter mudado de ideia e quiser voltar, pode-o fazer sem ter de esperar, desde que a família ainda tenha menos de seis membros.
No entanto, se sairam com a intenção de entrar numa outra Família Steam, vão ter que esperar um ano a contar da data em que entraram no grupo actual para o puderem fazer ou até criar uma Família Steam. - Embora o objectivo duma Família Steam seja a partilha dos jogos entre os 6 membros da mesma, existem jogos que ficam de fora:
- Jogos marcados como privados pelo proprietário original.
- Jogos que necessitem de uma assinatura, conta ou código de um serviço de terceiros para poderem ser jogados.
- Jogos "Grátis para Jogar" e DLCs comprados para esses jogos.
- Jogos ou DLCs que estejam indisponíveis no seu país ou no país dos outros membros da família.
- Jogos incompatíveis com o sistema operativo dos outros membros da família.
- Jogos cuja editora tenha marcado explicitamente como indisponíveis para partilha.
- Se um membro duma Família Steam for apanhado a fazer batota ou a cometer fraude enquanto joga um jogo partilhado e ser banido, a conta do dono desse jogo corre o risco de sofrer sanções, incluindo de ser banida também.
No entanto, os restantes membros da família não serão afectados.
Ao convidares alguém para o teu grupo familiar, tem a certeza absoluta que confias nessa pessoa!! - Todos os membros duma Família Steam devem estar na mesma região para entrar na família.
Tentar burlar essa restrição pode levar a sérios problemas com a tua conta Steam, incluindo banimento.
Resumindo: Uma Família Steam é um bom sistema para partilhar jogos do Steam com até 5 outros membros (total de 6) da mesma casa ou zona residencial, com controle parental para crianças, permitindo definir limites de tempo, restrições de conteúdo e aprovar compras, além de permitir que cada membro tenha seu próprio progresso e conquistas.
Os adultos têm controlo total, enquanto crianças têm acesso restrito, e quem ser o proprietário de um jogo partilhado tem prioridade, mas pode ceder o acesso, e infrações podem resultar em sanções e/ou banimento para toda a família.
E por hoje é tudo. ;)
Até Breve. :-F



Comentários
Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.
Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.
Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.
Caso prefiras comentar numa nova janela, ou se o formulário abaixo estiver nos dias ruins, podes clicar aqui.
Enviar um comentário