Dishman

Blogger: As definições básicas

Como algumas das secções da Nova Interface são bem simples de entender, e já estão praticamente explicadas no meu pequeno guia,vou passar à frente e falar aqui das Definições que é onde estão algumas novidades e outras coisas que mudaram de sitio ou foram incluídas noutras opções.

No entanto como esta secção tem muita coisa, em vez de um artigo com algumas explicações rápidas sobre o assunto, vou dividir esta secção em alguns artigos mais completos.

Blogger: Definições » Básico:


Imagem 1
  1. Onde colocamos o nome do blogue.
    Podemos editar e alterar quando quisermos, embora não seja algo recomendado em termos de popularidade, um blogue que está sempre alterando o nome tende a passar uma imagem de não ser de confiança.
  2. Onde escrevemos uma descrição para aparecer junto do nome do blogue no cabeçalho.
    Pessoalmente, não costumo utilizar mas neste momento uso para chamar a atenção para o antigo nome que tinha aqui no blogue.
  3. As definições de privacidade do Blogue.
    No exemplo da imagem, como é um blogue de testes, está para não aparecer nos motores de busca nem nas listas do Blogger.
  4. Editar o endereço (URL) do blogue. Eu não recomendo! Ainda é pior que alterar o nome do blogue pois ao alterar aqui, isso vai fazer com todas as ligações existentes apontando para o blogue se tornem inválidas além de os visitantes regulares se verem perdidos para achar o blogue.
  5. Além de um domínio .blogspot.com, também podemos utilizar um domínio personalizado (Geralmente, pago.).
  6. Aqui é onde adicionamos novos autores do blogue e onde podemos dar poderes de administrador (Não Recomendado, a menos que se confie na pessoa) a alguns autores.
  7. As permissões de visibilidade do blogue:
    • Visível para todos
    • Somente para leitores convidados
    • Somente para autores do blogue
    No exemplo, sendo um blogue de testes, está somente visível para autores.

Blogger: Definições » Mensagens e Comentários:


Imagem 2
  1. Onde definimos o numero de artigos a mostrar na Página Inicial do blogue. Dependendo se usamos algum tipo de resumos ou não, geralmente não é recomendado ter um numero muito alto porque a Página Inicial de um blogue costuma ser a página de entrada de muitos visitantes e quanto maior o numero, maior a demora a carregar a página.
    Imaginem a Página Inicial como o cartão de visita do vosso blogue, se demorar a mostrar o conteúdo ou estar mal organizada, pode afastar os visitantes.
  2. Aqui é onde podemos definir um modelo para os artigos ou simplesmente adicionar uma assinatura para os artigos, por exemplo. Qualquer que seja o caso, o que colocarmos aqui vai aparecer incluído em cada novo artigo que escrevermos.
    Se em algum artigo não desejarmos incluir o conteúdo colocado aqui, basta eliminar essa parte no próprio artigo.
  3. Esta foi uma novidade que aquando do lançamento pelo Blogger causou muita polémica porque não havia a opção de desligar. Faz com que todas as imagens presentes no artigo sejam visualizadas com o efeito Lightbox e caso não se queira esse efeito, é nesta parte que desliga.
    Pessoalmente, prefiro ser eu a escolher como quero os efeitos nas imagens. x-P
  4. Aqui é onde definimos como queremos o formulário de comentários:
    • Incorporado.
      Esta opção mostra o formulário abaixo dos comentários e somente com esta opção activada é possível ter o novo sistema de comentários aninhados tipo fórum.
      Ainda com alguns problemas, mas esta é opção que sempre gostei. :)
    • Página Inteira.
      Em vez do formulário, existe um link abaixo dos comentários publicados e para comentar, somos redireccionados a uma nova página.
      Ainda existe muita gente que prefere este método.
      No meu caso, preferi colocar este método e o seguinte disponíveis nas regras dos comentários.
    • Janela de Pop-up.
      Tal como no método anterior, existe um link para comentar que ao clicar aparece uma janela em Pop-up.
      Esta era a minha opção pré-formulário incorporado e ainda favorita de muitos autores de blogues.
    • Ocultar.
      Neste caso, esta opção em separado na interface antiga e deve estar activada caso não se queira ter comentários no blogue.
      No caso de comentários já publicados, activar esta opção não os elimina mas somente os esconde. Basta activar uma das outras opções para voltarem a estar visíveis.
  5. Quem pode comentar no blogue.
    Esta continua a ser uma das grandes falhas do Blogger, na minha opinião.
    As duas ultimas opções praticamente não interessam e a escolha entre Utilizador registado (que ainda nem oferece possibilidade para utilizadores do Facebook, Twitter ou até do Google+) e Qualquer pessoa (que embora tenha a opção de comentar com Nome/URL, também tem a opção de comentar Anónimos que eu detesto, mas nem sequer tem a obrigação de ao menos colocar um e-mail valido.), é uma escolha difícil e cabe a cada administrador escolher a que melhor lhe servir.
  6. Aqui escolhemos se os comentários são moderados ou não.
    Pessoalmente, prefiro só moderar comentários mais antigos porque embora o filtro anti-spam do Blogger ainda não me tenha decepcionado é nesses comentários que os Spammers tendem a deixar comentários e caso algum passe pelo filtro, dessa maneira tenho a opção de não deixar ser publicado.
  7. Activar ou desactivar o CAPTCHA.
    Esta opção tinha lido num blogue de dicas que seria retirada nesta nova interface, mas aqui está ela e ainda bem porque muita gente ainda a tem activada (eu detesto e muitas vezes deixo de comentar devido a isto) e com o fim da antiga interface seria uma chatice se não fosse possível retirar o CAPTCHA. :-#
  8. Mostrar ou ocultar Backlinks para os artigos.
    Com esta opção seleccionada, junto dos comentários aparecem ligações de outros blogues que tenham ligações dirigindo para o artigo.
    Em teoria, a ideia é boa mas na pratica às vezes pode ser muito confuso porque neste momento um blogue da nossa lista de blogues que tenha esta opção activada, pode receber vários backlinks de artigos do nosso blogue sem que verdadeiramente estejamos mencionando o dito blogue em qualquer artigo.
  9. Aqui é onde podemos colocar uma mensagem a quem quiser comentar, que podem ser algumas instruções ou uma ligação para uma página com regras dos comentários por exemplo.
    Mais uma boa ideia que deixou de ser tão boa com o lançamento do sistema de comentários tipo fórum porque agora a mensagem que colocarmos aqui vai aparecer APÓS o formulário de comentários, o que retira parte do objectivo de colocar alguma coisa aqui.
    No entanto para quem usa alguma das outras opções continua valido o objectivo e a ideia
    .

E como o artigo já vai longo, hoje fico por aqui. :G


Até Breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.