Diferentes Estilos no Blogue

Volta ao Mundo em BD 12: França

Ao fim de tanto tempo, a Musa da Inspiração visitou-me e incentivou-me a pegar no Photoshop para fazer uma fotomontagem.

Na verdade, esta é uma imagem que eu sempre quis fazer desde que comecei a brincar em fotomontagens. E era a personagem que eu tencionava incluir na minha série da Volta ao Mundo em BD quando publiquei este País originalmente...

Ou seja, embora não seja uma republicação como tenho vindo a fazer, digamos que este artigo é uma actualização: mesmo país, personagem novo. :)

E quero agora apresentar-vos: Tenax da França.

Publicado em Portugal nas revistas Condor e Tigre e por ultimo na Kuandor... Essas são as que me lembro, mas não sei se foi publicado em outras.

Recordo-me no entanto que as aventuras iam desde a ficção-cientifica à espionagem (afinal estávamos em plena guerra fria), e que o Tenax tinha como acompanhante dois pequenos robots parecidos com o R2-D2 da saga Star Wars ou o V.I.N.CENT do filme Abismo Negro de 1979, e como apoio logístico tinha a sua irmã Nancy, que estava numa cadeira de rodas.

Tenax é um vigilante na pura tradição dos heróis mascarados, nunca deixando a sua máscara e logo no início das suas aventuras ele pede à sua irmã Nancy para nunca mais o chamar de Peter, mas sim de Tenax (que vem de tenacidade).

Não me lembro de Tenax ter alguns super-poderes. Se me recordo correctamente, ele tinha era muitas invenções deixadas pelo falecido pai incluindo os robots Mike-1 e Mike-2...

Tenax foi publicado em França pela editora Impéria que fechou as portas em 1986, quase um ano após sair a ultima revista de Tenax que teve um total de 138 números publicados entre Maio de 1971 e Setembro de 1985.

Embora seja um personagem publicado por uma editora francesa, Tenax é uma criação espanhola com desenhos de José María Ortiz Tafalla, com Ramon Ortega, Pedro Muñoz e Eugenio Sotillos, alternando na escrita.

As capas foram desenhadas por Felix Molinari.

Sobre a imagem em si, não tenho muito a dizer... acho que estou com falta de prática, há ainda algumas imperfeições que me aborrecem mas é altura de deixar de lado. A imagem-base é duma cena de um filme (não sei qual porque não sigo o cinema de Bollywood) e o actor da face é francês para fazer jus ao País onde foi publicado o personagem (não vou dizer quem é... mas desafio quem quiser adivinhar a deixar a sua resposta nos comentários ;) ), o fundo é uma mistura de imagens porque queria colocar a Torre Eiffel e a Lua, com o Arco do Triunfo no reflexo do vidro do carro.

Mas como na publicação original para a França nesta Volta ao Mundo em BD a personagem era outra, também quero aqui publicar um pouco do que fiz na altura...

Vamos então ver o que escrevi sobre o Mikros em 2007:

Para a França foi um membro do site Heromorph (Merci beaucoup, Cyanure) onde publico algumas manipulações que sugeriu Mikros, criado por Malcolm Naughton (pseudónimo de Marcel Navarro) e John Milton (pseudónimo de Jean-Yves Mitton).

Pelo que consegui entender, é uma BD sobre um tipo normal que é abduzido por uma raça extraterrestre que pretende escravizar a Terra, que após ser vitima de experiências por esses mesmos extraterrestres descobre que tem super-poderes.

Pelo que percebi, poderes semelhantes aos insectos, pode encolher de tamanho, voar, etc...

OCP no extinto MochecoMarafado

Para terminar, deixo algumas ligações para onde podem saber mais informações:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.