Dishman

Volta ao Mundo em BD 19: India

Desta vez para continuar com a republicação da minha série da Volta ao Mundo em BD, fui buscar mais uma das imagens ainda do tempo do Paint Shop Pro nos meus inícios na arte da fotomontagem: o Nagraj da Índia.

Já na altura havia montes de informação sobre o personagem, incluindo que era a personagem com a maior longevidade na industria de banda desenhada indiana.

Mas como era meu hábito no MochecoMarafado, não entrei em muitos detalhes quando publiquei esta imagem originalmente mas ainda escrevi o seguinte:

Nagraj ("Rei-Serpente") é um personagem de BD indiano da editora Raj Comics e é considerado o seu personagem de marca como o Homem-Aranha é para a Marvel.

Criado em meados dos anos 80 por Sanjay Gupta, teve a sua primeira história escrita por Parshuram Sharma com desenhos de Sanjay Ashtpure.

Nagraj diz que é mais venenoso de 1000 serpentes. Mas a verdade é que ele muito mais venenoso do que isso. Tem ainda o poder de dissolver-se em partículas e tornar-se invisível mas somente pode permanecer nesse estado invisível por três segundos.

Nagraj pode transformar-se em serpente quando quer. Seu corpo é um recipiente de milhões de "micro-serpentes" que pode liberar à vontade de seus pulsos para crescerem e realizar uma variedade das tarefas.

Tem também outras serpentes especiais em seu corpo como Saudangi, Shitnagkumar, Nagu e as serpentes de Vilakshan que se lhe juntaram de livre vontade e agora habitam em seu corpo. Podem deixar seu corpo à vontade e não estão necessariamente sob o comando de Nagraj.

Em sua identidade secreta de Raj, finge ter terror de serpentes. Usa óculos, um terno de negócio típico e é muito tímido e simples, em tudo muito similar ao Clark Kent.

OCP no extinto MochecoMarafado

Em mais de 25 anos de publicações muita coisa mudou para o personagem, tanto em termos de aparência como de poderes e habilidades. Até a sua identidade civil que inicialmente era Raj, tímido empregado da Bharti Communications, passou a ser Nagraj Shah, Director Executivo da Snake Eyes Securities.

Houve até algumas tentativas falhadas em adaptar o personagem ao ecrã. Alguns episódios duma serie de televisão em imagem real produzida nos anos 90 estão no YouTube, tal como este no vídeo a seguir:

Infelizmente (ou felizmente), pelos dados que li, só foram filmados alguns episódios e nem sei se chegaram a ser emitidos. :(

Houve também o projecto duma série de animação que também de em nada...

Em 2007, um acordo foi assinado entre a Motion Picture Corporation e a Raj Comics para produzirem um filme de animação mas até agora mais nada se sabe sobre esse projecto.

No entanto em 2017, Ishan Shukla, um jovem realizador de animação indiano produziu um pequeno trailer para um hipotético filme em 3D do personagem:

É pena que não passou disso mesmo porque na minha opinião, acho que até dava um filme bem fixe. 8)

Para terminar, a seguir deixo mais algumas ligações para onde podem ler mais informações:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.