Dishman

Como transformar Foto em Desenho

Escrevi este passo a passo pouco tempo depois de começar a usar o Photoshop, muito antes de adquirir uma tablet e desenhar como costumo fazer no papel (ou quase...), e confesso que nunca fiz uso desta maneira a não ser quando fiz o teste para ver se funcionava porque esta é uma maneira muito fácil de fazer a coisa mas na minha opinião, o que se ganha em facilidade, perde-se no resultado final.

Mas enfim....

Este passo a passo foi-me pedido por um visitante do meu blogue.

Eu sei que deve haver mais maneiras de transformar fotos em desenhos e talvez até de maneira mais fácil, esta maneira eu descobri quase por acidente numa das minhas (várias) tentativas de aprender mais sobre o uso do Photoshop.

Espero que ajude.

Bem, para começar vou usar uma foto que tinha nos meus arquivos para um outro projecto, com a Ferramenta Caneta traçamos o contorno da área a trabalhar (neste caso usei a figura por inteiro), e com o botão direito do rato clicamos "Criar Selecção...", depois vamos a Camada Nova Camada por Cópia para separarmos a figura do fundo numa camada nova.

De seguida, vamos a Imagem Ajustes Remover Saturação para remover a cor da imagem.

Depois vamos a Filtro Galeria de Filtros Arestas Brilhantes (acertar a Largura para 1, Brilho para 10 e Suavidade para 5), clica OK.

O passo a seguir é Imagem Ajustes Inverter (nesta fase, acrescento uma nova camada por baixo da figura numa cor qualquer para ajudar a visualizar melhor).

E pronto, a imagem já se começa a parecer que foi desenhada. Mas como podem ver ainda tem alguns locais que necessita de alguns ajustes...

Que fazemos utilizando as Curvas: Imagem Ajustes Curvas e brincamos um pouco com os ajustes até ficarmos satisfeitos.

Após as Curvas, é altura de pedir ajuda às minhas Ferramentas favoritas no Photoshop: Superexposição e Subexposição acertando para Sombras e neste caso, ainda à Ferramenta Pincel(B) indo ajustando tanto a dimensão do pincel como a opacidade para ir apagando o extra ou escurecendo onde necessário.

Com cuidado para não apagar ou escurecer demais, vamos corrigindo os claros e escuros da figura até estarmos satisfeitos com o resultado.

Deixo aqui um conselho a quem está a aprender Photoshop ou qualquer outro programa (como eu ainda estou):

  • Façam experiências, salvem o trabalho que estão a fazer e Voltem a tentar se não conseguirem à primeira...
  • Lembrem-se A Prática ajuda a melhorar...
  • E mais importante: Divirtam-se!!!! :D

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.