A todos um Feliz Natal 2024

Como criar um blogue no Blogger

Este é um guia/tutorial que por várias vezes pensei em escrever e sempre me esqueceu de o fazer... :Z
Não é que seja difícil ou complicado, bem pelo contrário... É na verdade do mais básico que qualquer pessoa que considere entrar na Blogosfera deve saber.

Criado em 1999, o Blogger é uma plataforma que permite criar um blogue gratuito.
Tal como em qualquer outro serviço de Sistema de gestão de conteúdo (em inglês CMS), tem vindo a perder popularidade em favor das Redes Sociais como o Facebook ou o Twitter mas ainda continua a ser das escolhas preferidas de quem deseja ter um espaço próprio onde partilhar as suas ideias e dar asas à sua criatividade. :)

Claro que o Blogger também tem as suas vantagens e desvantagens... sendo uma delas, pertencer ao todo poderoso Google desde 2003. :D
Falando mais a sério, nesta espécie de guia irei mostrar como podes começar a usar o blogspot em poucas etapas começando por abordar algumas das vantagens e desvantagens:

  1. Vantagens

    • Fácil e rápido - Além da interface em Português, tudo o que precisam para começar é ter uma conta no Google, que é como quem diz no Gmail... o que muito provavelmente já têm.
      Mas caso sejam dos poucos que ainda não tenham, basta seguir este guia: Crie uma Conta do Gmail
    • 100% gratuito (até à data) - Na minha opinião, esta é a principal vantagem em relação às outras plataformas do género.
      A menos que queiram usar um dominio personalizado, não precisam pagar nada porque tanto o alojamento como o domínio (blogspot) do vosso blogue são providenciados pelo Google.
    • Inclusão do Adsense e Google Analytics - Sendo parte dos serviços do Google, estas duas ferramentas estão por regra à disposição de qualquer blogue no Blogger.
      Pessoalmente, só utilizo a 2ª opção porque recuso-me a encher as páginas do meu blogue com anúncios na remota hipótese de vir a receber alguns tostões.

      Caso alguém goste do que publico aqui e considere que mereço uma recompensa, podem deixar no meu Paypal. 8)
    • Desempenho - Um dos grandes problemas de qualquer site/blogue é a velocidade de carregamento das páginas. Isso depende e muito da qualidade do vosso servidor de alojamento contratado, um site ou blogue lento afasta o visitante casual principalmente se utilizarem dispositivos móveis.
      O Blogger estando alojado nos servidores do Google já de si é uma enorme vantagem.
    • Segurança - Tal como no ponto anterior, o Blogger tem a vantagem de estar nos servidores do Google.
      A segurança de teu pequeno blogue é a do gigante Google, e todos sabemos que isso significa que ele está tão seguro quanto o próprio gigante.
  2. Desvantagens

    • Personalização - Aquando da sua criação, o Blogger era suposto ser uma plataforma simples e fácil de usar.
      Essa continua a ser a regra hoje em dia... Mas o que o torna simples de usar é ter uma boa coleção de modelos para aplicar no teu blogue que, na maior parte, podem ser usados sem problemas de apresentação tanto no computador como em dispositivos móveis.

      Agora isso também se torna uma desvantagem (embora existem alguns milhares de modelos disponíveis em sites do género), porque ficas limitado às opções disponibilizadas pela plataforma que não oferecem uma grande variedade entre si.
      Claro que podem ir ao Painel do Blogger Definições Tema Personalizar:

      E nessa janela que abre podem utilizar as opções disponíveis para ajustar e modificar os aspectos do tema e cores.
      Essas as opções são no entanto, muito limitadas e por isso muitos sites criados no Blogger são bastante parecidos. :(

      Se tiverem algum conhecimento de CSS e HTML, podem clicar na seta do botão Personalizar, escolher a opção Editar HTML e aí podem criar os vossos próprios modelos ou editar um existente ao vosso gosto directamente no código.
      No entanto, tenham em conta que embora possamos modificar o código do modelo que utilizamos no Blogger, continuamos sem ter acesso a muita coisa. Sem contar que o próprio pessoal do Blogger pode alterar a codificação a qualquer momento para introduzir novas funções e/ou opções.

      Essas alterações fora do nosso controlo quase sempre implica termos que também actualizar os nossos modelos personalizados para se manteram a funcionar sem problemas e de acordo com as mais recentes alterações... ~X
      Para terem uma ideia da codificação, CSS e HTML, num modelo do Blogger, podem ler Entendendo o Blogger... Parte 3: HTML e os outros 2 artigos da série Entendendo o Blogger...

    • Carregamento de ficheiros - Num blogue do Blogger não se podem carregar certo tipo de ficheiros, tal como ficheiros CSS, JS, RAR, PDF ou outros do género.
      No caso de necessitarem de colocar este tipo de ficheiros não suportados no blogue, vão precisar dum site de alojamento.
    • Falta de Credibilidade - Deixei este ponto para o fim... porque é algo que me desagrada mas sejamos francos, sendo o Blogger um serviço gratuito, a verdade é que no tempo das vacas gordas, atraiu alguns maus elementos que abusaram, servindo-se da plataforma para criar centros de spam entre outros fins que lhe causaram uma má reputação. :I
      Se forem criar um blogue somente para uso particular, onde partilham as vossas ideias e graçolas sem se preocuparem muito com o resto, então o Blogger serve muito bem... mas se o vosso propósito é criar algo com fins comerciais, então recomendo que abram os cordões à bolsa e invistam numa plataforma como o WordPress.

      E não, não vou escrever aqui uma comparação entre as duas plataformas. x-P

Mas voltando ao guia propriamente dito, o primeiro passo caso ainda não tenham, é abrir uma conta no Google tal como descrito no primeiro ponto das Vantagens acima.
O passo seguinte será ir ao site do Blogger, e clicar em Crie o seu blogue.

Podes ter até 100 blogues por cada conta.

A seguir vamos colocar o Nome do Blogue.
Escrevam o que quiserem aqui porque caso não gostem, podem sempre alterar mais tarde. ;)
Cliquem SEGUINTE para continuar.

Nome do blogue tem um limite de 90 caracteres.

Na janela seguinte, vamos escrever o endereço URL do blogue.
Podes alterar este endereço mais tarde, mas tem em conta que ao fazeres esta alteração num blogue com algum tempo de vida, podes vir a perder visitantes que sigam ligações para o teu blogue.
Clica em SEGUINTE quando aparecer Este endereço de blogue está disponível.

Endereço do blogue tem um limite de 37 caracteres.

No passo seguinte, vamos definir como queremos que o nosso nome seja apresentado no blogue.
Também este nome pode ser alterado mais tarde.
Quando escolherem, ou não, o vosso nome a apresentar, cliquem TERMINAR.

Cada Blogue pode ter até 100 autores.

Parabéns!!! :U:
Crisate o teu primeiro blogue. :-C :G

Podes encontrar o teu blogue no endereço que definiste acima... ou podes também clicar na barra lateral onde diz Ver blogue.
No entanto, enquanto não escreveres nada, podes verificar onde está ao vivo, mas é somente uma página sem conteúdo.

Como estamos em Portugal, país da União Europeia (UE), vamos ver um aviso tal como mostra a imagem acima referente às regras a que o Blogger está sujeito segundo as leis da UE.

E por hoje é tudo. ;)

Até Breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.

Caso prefiras comentar numa nova janela, ou se o formulário abaixo estiver nos dias ruins, podes clicar aqui.