Diferentes Estilos no Blogue

Volta ao Mundo em BD 10: Rússia

Desta vez para continuar com a republicação da minha série da Volta ao Mundo em BD, fui quase ao inicio da série, mais precisamente ao terceiro artigo onde publiquei personagens desta Volta em BD no ano de 2007.

Nesses primeiros posts costumava publicar mais do que uma personagem, chegando a publicar 3 ou 4 Países por post. Só mais tarde ao começar a levar mais a sério este meu passatempo é que comecei a me aplicar mais e a dar mais atenção a cada personagem, à sua história e ao País aonde pertencia...

Continuando, apresento-vos: a Octobriana da Rússia.

Antes de limpar um pouco o pó do antigo post e actualizar um pouco este artigo, aqui fica o que escrevi originalmente:

Sobre esta personagem, acho mais interessante toda a historia sobre a sua criação do que mesmo a personagem em si.

De acordo com o livro de 1971 Octobriana and the Russian Underground de Peter Sadecky, Octobriana é uma criação de 1960 por um grupo de artistas russos na sombra que se autonomizavam Progressive Political Pornography (PPP).

No entanto tem sido sugerido que a história contada por Sadecky é uma elaborada mentira e que a Octobriana era, na verdade, de sua própria autoria. Outras fontes sugerem que Sadecky roubou a personagem a dois artistas checos, Bohuslav Konecny e Zdenek Burian, depois de ludibria-los a criar uma BD acerca dum personagem de nome "Amazona."

Como Octobriana continua sendo atribuída a um grupo rebelde dentro da antiga U.S.S.R., a personagem caiu no domínio público e tem sido aproveitada por diversos artistas no mundo inteiro em varias versões.

Utilizei o Photoshop para criar esta imagem. O cabelo, o colar e as correntes foi tudo criado do nada com esse programa.

OCP no extinto MochecoMarafado

Na verdade, se bem me lembro utilizei também o Paint Shop Pro 7 para dar a textura das calças e para fazer a corrente que ela tem ao pescoço. :D

Foi também a minha primeira tentativa a criar cabelo numa imagem e se bem me recordo, esta imagem foi a versão final já que tive quer fazer 2 ou 3 imagens até acertar nos detalhes como eu pretendia. ~X

Mas continuando... Em 2003 estreou um pequeno filme de 24 minutos de produção finlandesa com a personagem: Octobriana & the Finger of Lenin. Não consegui encontrar nada que indique que esse filme tenha chegado a Portugal mas descobri um vídeo no YouTube o que me parece ser o trailer:

Como a personagem é de Domínio Publico, muitos artistas de diversos países tanto amadores como profissionais já pegaram na personagem e a utilizaram nas mais variadas obras. Além de toda a mística criada em torno da personagem desde o seu surgimento atribulado, quiçá meio ficcional, o que sem duvida fez dela uma das personagens mais fascinantes do panorama bedéfilo mundial e não só.

Como está mencionado num artigo numa das ligações abaixo, por alguma razão o Billy Idol fez uma tatuagem dela num braço e o livro de Peter Sadecky era um dos favoritos de David Bowie. 8)

Para terminar, deixo aqui alguns links onde podem encontrar mais informação:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.