Dishman

Volta ao Mundo em BD 13: Finlândia

De volta às republicações da Volta ao Mundo em BD, e desta vez fui buscar um super-herói (se é que lhe podemos chamar assim =D) que gostei tanto de fazer a fotomontagem como do personagem em si, e que tal como com o personagem da Holanda também mereceu uma segunda imagem. :D

E quero agora apresentar-vos: Peräsmies da Finlândia.

Na publicação original de 2008, escrevi o seguinte:

E cá está mais um personagem de BD para a série Volta ao Mundo. :)

Desta vez, a escolha foi a Finlândia.

Apresento Peräsmies, um super-herói de meia idade, alcoólico e sem-abrigo, cuja habilidade é poder voar com força dos seus próprios gases.

Peräsmies adquiriu os seus poderes depois de comer uma lata de sopa de ervilhas radioactivas.

Apesar do seu alcoolismo e completa falta de higiene, tem boas intenções e lá consegue sempre salvar o dia como qualquer outro super-herói.

Peräsmies é uma criação de Timo Kokkila, com textos de Sami Laitala, como uma paródia ao sempre popular Super-Homem.

OCP no extinto MochecoMarafado

Ao pesquisar agora sobre o personagem para colocar algumas ligações e mais alguns detalhes, descobri que Peräsmies apareceu na revista Pahkasika de 1983 a 2000.

Embora a maioria dos textos tenham sido da autoria de Sami Laitala, também houve outros autores a escrever histórias para o personagem.

O nome Peräsmies literalmente significa "Homem Cú" e é um jogo de palavras com Teräsmies ("Homem Aço") que é o nome em finlandês do Superman.

A seguir, a segunda imagem que fiz do personagem e que foi publicada em 2 de Fevereiro de 2008, com o titulo Peräsmies... mais uma vez....:

E junto com a imagem, escrevi o seguinte:

Ao procurar personagens para a serie da Volta ao Mundo, de vez em quando encontro um ou outro que tenho que voltar a manipular... :D

Peräsmies foi um desses personagens... e assim tinha que fazer uma imagem do herói em pleno voo.

A cidade é Helsínquia, já que o herói é da Finlândia, pensei em usar um fundo duma cidade de lá também.

Já o rosto é do Mr. Fred Flinstone , John Goodman.

Achei que para um tipo com, digamos...um pouco de peso, essa era a melhor escolha. :D

OCP no extinto MochecoMarafado

Em 2000, Peräsmies foi morto por um condutor bêbado no ultimo número da revista Pahkasika. No entanto, uma continuação com o nome de Peräsmiehen poika ("Filho de Peräsmies") começou a ser publicada na revista Koululainen desde 2003.

Este novo personagem veste basicamente o mesmo uniforme do pai, com pequenas alterações: dois Ps no peito e um capacete um pouco diferente. Também é mais novo mas sendo o filho do Peräsmies original, isso seria esperado.

Em 2009, a Finnish Film Foundation, algo como Fundação Finlandesa para o Cinema , aceitou financiar o estúdio Helsinki-filmi para fazer um filme sobre Peräsmies.

Não consegui achar novidades recentes sobre esse projecto de filme mas nada indica que tenha sido esquecido...

Mas descobri que o personagem é bastante popular na Finlândia ao ponto de participar numa espécie de Got Talent local e apresentar o Campeonato Mundial do Peido, tal como o vídeo abaixo mostra:

Para terminar, deixo algumas ligações para onde podem saber mais informações:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.