Dishman

Volta ao Mundo em BD 26: Dinamarca

Regresso à Europa para continuar com a republicação da minha série da Volta ao Mundo em BD, e desta vez apresento: o DukseDrengen da Dinamarca.

Este personagem é um dos raros casos onde quebrei a minha própria regra de só incluir personagens originados em páginas de banda desenhada...

Mas vamos ler o que escrevi quando publiquei esta imagem em 2008:

O estudante Arno Olsen, cansado da corrupção mundial e de maus políticos, decide tornar-se um super-herói para salvar a humanidade. Depois de um 'acidente' envolvendo uma poção no laboratório da escola, ganha super-poderes.

É então que lhe é passada uma licença de super-herói pelo ministério das licenças de super-heróis em Copenhaga, e começa a combater o crime como DukseDrengen.

O seu principal inimigo é o avarento Conde Scroogeness.

Pelo que percebi, este personagem fez a sua aparição num programa de televisão parodiando o género dos comics de super-heróis antes de estrear na sua própria BD publicado pela dinamarquesa Cool Comics. Infelizmente não consegui saber mais sobre quem foi ou foram os criadores desta personagem.

OCP no extinto MochecoMarafado

E aí está! Este personagem foi criado em 1987 para uma série de televisão por Peter Gren Larsen e Cecilie Olrik (que participavam na série televisiva como a miúda por quem o herói era apaixonado e o tipo de quem ela gostava). Esta série de televisão parodiava o super-herói tradicional, indo buscar inspiração na série do Batman com Adam West e Burt Ward...

Já a série da Cool Comics publicada entre 2002 e 2004 foi escrita por Hans Christian Vang e desenhada por Juan Ferreyra, e apesar de ser baseada na série de TV, não tem muito em comum com a lógica absurda da série televisiva e já não é tão inspirada na série do Batman dos anos 60.

As histórias da Banda Desenhada destinam-se ao público mais jovem, com mais acção, piadas simples e menos palhaçada. Os quadradinhos também introduziram alguns novos vilões no universo do DukseDrengen.

Infelizmente parece que a Cool Comics e Hans Christian Vang desapareceram da interwebs porque não achei nada recente sobre eles, até os sites da Cool Comics e da Vang Creative sumiram. Ou seja, tudo indica que o DukseDrengen também tão cedo não tem novas aventuras.

Entretanto, aqui fica este vídeo do YouTube com o trailer da série televisiva:

E para terminar, deixo aqui algumas ligações para onde podem ler mais informações:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.