Diferentes Estilos no Blogue

Volta ao Mundo em BD 29: Israel

E para dar a partida com fotomontagens de personagens que pretendo refazer ou até talvez alterar da minha série da Volta ao Mundo em BD, aqui está em versão 2.0: Uri-On (אורי-און) de Israel.

No entanto, não prometo quando novas fotomontagens vão ser publicadas. Não vou seguir nenhum plano, irei publicando novo material nesta série somente quando a inspiração aparecer e o meu tempo o permitir. ;)

Mas voltemos ao personagem em questão, Uri-On (אורי-און) foi uma criação de Michael Netzer em 1987, onde se estreou na sua própria revista a cores mas teve somente 4 números. Passou depois a ser publicado na revista Kulanu (כֻּלָּנוּ‎), uma revista mais dedicada ao publico infantil, e onde permaneceu por mais algum tempo.

Sobre a história do personagem, a Wikipédia diz o seguinte (numa tosca tradução da minha autoria :-` ):

Depois que um instituto tecnológico secreto no Negev chamado "The Israeli Institute of Advancement in Special Technologies" descobre que uma raça alienígena pretende invadir a Terra, eles recrutam o soldado israelita Uri Ben-David e o transformam em "Uri-On", um super-herói com poderes extraordinários.

Uri-On usa então os seus poderes para defender o estado de Israel dos invasores.

Uri-On está equipado com dois "braceletes da verdade", em que cada botão lhe dá uma habilidade diferente:
Super-força , poder de voo, super-velocidade, invulnerabilidade a balas, capacidade de sobreviver no Espaço, ler a mente de seus inimigos e levá-los a falar a verdade, etc... e ainda disparar explosivos e raios de energia.

Wikipédia (link no fim do artigo)

Mas neste caso, bem mais interessante que a personagem é o seu criador, Michael Netzer, nascido Michael Nasser a 9 de Outubro de 1955 de ascendência libanesa, em Detroit, Michigan, EUA.

Mais conhecido pelo seu trabalho nas décadas de 70/80 do século passado na DC e na e por uma forte presença online (ele até comentou na imagem que fiz em 2007 do Uri-On :proud: ), também é conhecido por uma "guerra" com Neal Adams, seu antigo mentor e amigo que até chegou a tribunal e mais recentemente deu origem a várias publicações online sobre a disputa na criação duma personagem...

Não vou aqui entrar em detalhes sobre essa quezília entre os dois nem vou escolher lados porque embora admire a arte de ambos, sei bem como certas celebridades podem ser bastantes diferentes do que aparentam publicamente pelo que não faço ideia donde está a razão...

Sobre Michael Netzer, após desiludir-se com a industria dos quadradinhos nos EUA, viajou algum tempo pelo País espalhando uma ideia messiânica político-religiosa derivada das histórias super-heróis às profecias bíblicas...

Em 1981 decidiu ir para Israel e de caminho foi visitar o seu pai no Líbano, que tinha adoecido. Por azar rebentou a guerra quando lá estava e foi obrigado a permanecer por lá até ser seguro viajar de novo... em 1983 quando alugou um táxi para o levar até à fronteira onde atravessou para Israel.

Michael Netzer converteu-se então ao judaísmo e mudou o apelido árabe Nasser para o hebraico Netzer. Em Maio de 1985, mudou-se para Ofra, um colonato israelita na Cisjordânia, onde ainda reside actualmente.

Desde que aderiu à Internet, tem tido uma presença constante onde voltou a abordar as teorias sobre a mitologia dos super-heróis e o papel que desempenham na evolução cultural. Também criou uma campanha para salvar J'onn J'onzz, o Caçador de Marte, quando houve rumores que a DC planeava eliminá-lo numa das Crises em 2008.

Em 2009, fundou a primeira Facebook Comic Con. Em 2010 uniu-se à Comics For All, um grupo de artistas israelitas que procuram promover a Banda Desenhada como uma ferramenta cultural e educacional para ajudar crianças pobres e que tem o patrocinio da cadeia de lojas de Banda Desenhada israelita קומיקס וירקות comics and vegetables.

No início de 2011, Michael Netzer lançou a campanha Save the Comics, para chamar a atenção do público para as tendências ocultas de décadas de queda nas vendas de histórias em quadradinhos impressas.

Parte do texto acima referente a Michael Netzer foi traduzido/adaptado da sua página na Wikipédia (link no fim do artigo).

Infelizmente algumas das ligações que quis incluir são dos arquivos do Wayback Machine porque o Michael Netzer tem o hábito de criar vários sites que passado algum tempo desaparecem da Web. :(

Deixo aqui um vídeo que o criador do personagem publicou no seu canal do YouTube aquando da estreia da primeira Facebook Comic Con e onde o podem ver a falar sobre o que o levou a fundar esse evento em 2009:

Apresentação da Facebook Comic Con Gala Premiere 2009 por Michael Netzer

Voltando a Uri-On, este personagem foi também o escolhido em 2007 quando publiquei a personagem de Israel mas tal como muitas das imagens que fiz naqueles tempos dos meus inícios na arte da fotomontagem, nunca fiquei verdadeiramente contente com o resultado... e isso vê-se bem na dita imagem, em que além da falta de textura ainda tem umas cores simples. Sem contar que a própria imagem que escolhi como base não foi a mais adequada, tanto no tamanho como na nitidez...

Resumindo, não gostei da imagem que fiz antes, por isso resolvi fazer uma nova. =D

Ah! E já agora para quem tiver curiosidade em ver a fotomontagem original: Uri-On publicado no MochecoMarafado.

E para terminar, deixo aqui algumas ligações para onde podem ler mais informações sobre o personagem e seu excêntrico criador:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.