Dishman

Blogger: Definições Avançadas - Parte 3 Etiquetas de cabeçalho de robôs personalizadas

Imagem 1
    Meta tags
  1. Descrição
  2. Erros e redireccionamentos
  3. Página Não Encontrada Personalizada
  4. Redireccionamentos Personalizados
  5. Motores de Indexação e Índice
  6. Robots.txt personalizados
  7. Etiquetas de cabeçalho de robôs personalizadas

E para terminar a parte 3 da secção das Definições e no seguimento da Definições Avançadas, espero com este artigo completar o meu guia para a Interface do Blogger.

Depois de ter falado sobre as Meta tags (1) e de como criar uma página de Erro 404 (2), personalizada na segunda parte deste artigo sobre as Definições Avançadas, vou hoje tentar explicar como funcionam as restantes secções:

Redireccionamentos Personalizados (3) é uma função muito útil e necessária a um blogue.

Imaginem por um instante que publicam um artigo no vosso blogue, e comentam em outros locais colocando um link para esse artigo ou como no meu caso que antes do Blogger lançar as Páginas Estáticas, utilizei um truque para imitá-las e coloquei em artigos que escrevi ligações para algumas dessas páginas a imitar serem estáticas.

Então passado um tempo por algum motivo, decidem eliminar esse artigo.

Não importa como, o facto é que esse artigo que tem ligações em vários locais por essa Net fora já não existe no vosso blogue.

Se isso é ruim em termos de SEO, para um visitante que siga essas ligações acaba entrando na vossa Página de erro 404, não encontrando o que procurava.

Claro que o visitante pode pesquisar pelo procura, mas muita malta não está para se preocupar. Se não existe, então adeus e saber se volta de novo.


Numa tentativa de ajudar a evitar essa situação, o Blogger permite-nos agora criar os Redireccionamentos Personalizados (3), em que podemos colocar de maneira que um visitante que clica para um artigo inexistente no blogue, seja redireccionado para onde se queira, como por exemplo um artigo similar ou a página inicial do blogue.



A maneira como colocamos as ligações nesta secção DEVE ser a seguinte:

    Um artigo normal
  • http://nome-do-blogue.blogspot.com/2008/12/formulrio-de-contacto-nome-email.html
  • Uma página estática
  • http://nome-do-blogue.blogspot.com/p/contacto.html
  • A página inicial do blogue
  • http://nome-do-blogue.blogspot.com/

Devemos colocar a parte a vermelho tal como demonstrado nos exemplos acima, ou seja a parte a seguir a http://nome-do-blogue.blogspot.com

No caso da página inicial, colocamos só o traço ( / ).


Logo quando foi lançada, esta opção tinha um limite de 10 itens mas desde então pode ter mudado. Não sei dizer, até agora só ainda coloquei um item no meu antigo blogue e neste ainda não necessitei de utilizar esta opção. :D


As seguintes opções, como podem ver na Imagem 1, tem um aviso:

Aviso! Utilize com cuidado. A utilização incorrecta destas funcionalidades pode fazer com que o seu blogue seja ignorado pelos motores de pesquisa.

Isso tem uma razão, porque as modificações que colocarmos em Robots.txt personalizados (4) e Etiquetas de cabeçalho de robôs personalizadas (5) vão definir como os motores de busca vêem o blogue.

Ou seja, se não soubermos o que estamos a fazer podemos fazer com que o blogue seja totalmente ignorado pelos motores de busca e não apareça nos resultados das pesquisas, o que entre outras coisas vai reduzir o numero de visitantes.

Na parte sobre Robots.txt personalizados (4), a minha recomendação é que não utilizem a menos que realmente saibam o que estão fazendo.

Como eu não pesco nada do assunto (ainda), esta opção nem a activei.


Já sobre as Etiquetas de cabeçalho de robôs personalizadas (5), acho que podemos utilizar com algum cuidado. Abaixo duas imagens para exemplificar:




Basicamente, o que estou a dizer aos bots na imagem 2 é que na Página Inicial, Individual e Estática que apanhem tudo, e nas restantes (Arquivo e Index) para não lhes ligarem muito. Estas são as minhas definições neste blogue e não são para serem seguidas, cada um deve, caso active esta opção, definir como deseja que os bots vejam o seu blogue.

Para testar se as definições estão de acordo com o que se deseja, basta ir ao Google e pesquisar o vosso blogue ou página.

Mas com esta opção activada, ainda nos aparece também a possibilidade (imagem 3) de, caso assim o desejemos, alterar como os bots vêem cada pagina individual ou estática.

Útil em algumas páginas estáticas, porque no caso de artigos geralmente queremos que sejam vistos pelos bots. =D

Amanhã esta serie de artigos dedicada à Interface do Blogger termina com um artigo sobre a parte Editar HTML, que não existia na serie original publicada no Mocheco Marafado. ;)

Até Breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.