Dishman

Volta ao Mundo em BD 14: África do Sul

Desta vez para continuar com a republicação da minha série da Volta ao Mundo em BD, fui buscar a ultima imagem que fiz desta série para o MochecoMarafado: o Mighty Man da África do Sul.

Este foi um personagem sobre quem foi muito difícil de achar informação quando publiquei originalmente...

Sobre a personagem em si, escrevi o seguinte quando publiquei esta imagem na primeira vez:

E desta vez a paragem foi na África do Sul, base de operações do Mighty Man. :D

Esta é uma personagem que embora tenha tido conhecimento dela há algum tempo, nunca imaginei que iria fazer porque pensei que só tinha existido num obscuro filme de 1978 e mesmo assim não encontrei muita informação online...

Isto até coisa de 2 semanas atrás quando sem procurar, achei por acaso um blogue sobre comics publicados na África do Sul e que tinha um artigo dedicado ao personagem incluindo imagens de 2 capas do comic original do personagem.

E aí é que foi uma total surpresa para mim, primeiro porque não sabia que o tal filme de que tinha lido antes havia sido inspirado por um personagem de BD (Nota: O filme era falado em zulu e quando saiu, já a Bd não era publicada devido ao clima de desassossego vivido em Soweto em 1977.) e segundo, porque o personagem era negro.

Ou seja, em pleno regime racista do apartheid da África do Sul, existiu uma editora que publicou BD durante três anos (1975-1978) que não só fez sucesso entre a comunidade negra para a qual era dirigida, mas também entre os adolescentes brancos e que ainda hoje é lembrada por alguns como prova o artigo no blogue onde encontrei a informação sobre o personagem.

Essas revistas são hoje muito raras e difíceis de encontrar.

Para terminar, e como é habito nesta série de montagens, aqui fica um pouco mais sobre a personagem:

Depois de ser baleado por ladrões durante um assalto a um supermercado, o policia Danny Ndhlomo foi forçado a abandonar o serviço devido ao ferimento sofrido.

Eventualmente, ele descobriu uma estranha raça de criaturas subterrâneas que tratou o seu ferimento, e como consequência transformou-o em um super-homem

Decidido a continuar a lutar pela justiça e pela lei, ele tornou-se no Mighty Man cujas aventuras se passavam em Soweto.

Criado por Richard Manville em 1975 e publicado pela editora Afri-Comics.

Para saber mais: Soweto's Super Man: 'Mighty Man' and the mid-70s in South Africa (Em Inglês)
OCP no extinto MochecoMarafado

Infelizmente como vim a descobrir ao pesquisar com mais atenção para actualizar um pouco este artigo, a realidade não foi como eu percebi erradamente em 2012 quando escrevi as palavras citadas acima. :I

Na realidade, a editora Afri-Comics estava na folha de pagamento do governo para doutrinar a juventude negra a aceitar o regime que vigorava na altura... e o "clima de desassossego vivido em Soweto em 1977" que mencionei no artigo original foi em parte devido a ter sido descoberto a verdade e como consequência muitas das revistas da editora foram queimadas em praça publica.

Sendo essa uma das razões porque essas revistas são tão raras e difíceis de encontrar hoje em dia.

Na verdade essa parte da informação já estava no artigo original do qual coloquei o link em 2012 (e agora incluído também na citação acima), eu é que na pressa de traduzir somente a parte que considerei mais relevante ao personagem provavelmente não prestei atenção ao restante... :(

Enfim, abaixo deixo mais algumas ligações para onde podem ler mais informações:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.