Dishman

Volta ao Mundo em BD 20: Japão

Hoje para continuar com a republicação da minha série da Volta ao Mundo em BD, fui buscar um personagem que demorou o seu tempo a fazer: o 8 Man do Japão.

Foi uma personagem já de si difícil de escolher devido à quantidade de personagens por onde escolher no Japão... e também porque tive alguma dificuldade em discernir entre o que foi publicado em revista originalmente e o que surgiu primeiro em animação.

Escrevi o seguinte quando publiquei esta imagem em 2007:

E mais uma vez, lembrei-me de terminar uma manip que comecei há muito tempo e tenho ido deixando para trás...

E mais uma vez passando com esta minha volta ao mundo por outro País, desta vez o Japão com o personagem 8 Man , 8マン ou エイトマン no original...

Que foi? Pensavas que na personagem do Japão ia fazer algum Power Ranger ou Sailor Moon ou até algum robot gigante? :))

Nah, esses já são muito conhecidos e como já mencionei antes nesta Volta ao Mundo, o objectivo é dar a conhecer alguns heróis mais desconhecidos. :D

Quanto à imagem, comecei há quase um ano ainda no Paint Shop Pro, depois coloquei de parte por falta de inspiração e esqueci-me até há pouco tempo quando lhe peguei de novo, desta vez no Photoshop e refiz todo o trabalho praticamente do principio, basicamente só aproveitei a imagem base que "frankeei" no PSP para criar a pose.

Mais uma vez, fiz algumas experiências na parte da iluminação da figura principal, ainda não domino quase nada disso, por isso é aí que me tenho concentrado em aprender ultimamente. :)

No fundo, também experimentei utilizar alguns truques para lhe dar a iluminação pretendida e para tornar mais nítido.

E sobre a personagem a Wikipédia diz o seguinte:

O Oitavo Homem (8マン) ou Eitoman (エイトマン) é uma mangá e anime de super-herói criado em 1963 pelo escritor Kazumasa Hirai e o artista Jiro Kuwata. Ele é considerado o primeiro super-herói cyborg do Japão, pré-datando até mesmo Kamen Rider (no mesmo ano, Shotaro Ishinomori criou Cyborg 009), e foi supostamente a inspiração para RoboCop.

O mangá foi publicado na Weekly Shonen Magazine, de 1963 à 1966. A série animada, produzida pela Eiken com TCJ Animation Center, foi transmitida na Tokyo Broadcasting System, de 17 de Novembro de 1963 à 31 de Dezembro de 1964, com um total de 56 episódios (mais o episódio especial de "despedida", "Goodbye, Eightman").

.....

Assassinado por criminosos, o corpo do Detective Yokota é retirado pelo Professor Tani e levado a seu laboratório, onde Tani faz um experimento que falhou sete vezes no passado; Yokoda é o mais novo elemento a ter sua força de vida transferida para um corpo andróide. Pela primeira vez, o experimento é bem sucedido. Yokoda renasce como o andróide Oitavo Homem, capaz de correr em velocidades impossíveis, assim como mudar sua forma para ser outra pessoa. Ele se transforma em Yokoda, desta vez baptizando a si mesmo como "Hachiro Azuma". Ele mantem sua identidade como segredo, conhecido somente por Tani, e seu chefe de polícia Chefe Otsuka. Até sua namorada Sachiko e amigo Ichiro não sabem que ele é um andróide. Como Oitavo Homem, Hachiro luta contra o crime (e até leva seus assassinos a justiça) para fazer justiça e salvar os inocentes.

OCP no extinto MochecoMarafado

Em 1992, um filme em imagem real do personagem foi feito... e diz-se que causou a falência do estúdio que o produziu... :(

Ainda tentei achar o trailer desse filme para colocar aqui mas no YouTube só encontrei o filme completo, e isso não vou colocar. I-X

No entanto, encontrei este pequeno vídeo com algum interesse:

Também vim a descobrir uma curiosidade que pelo facto de ser algo completamente impossível de se ver numa banda desenhada nos dias actuais do politicamente correcto, captou o meu interesse: o personagem activava os seus poderes ao fumar um cigarro. :D

Vão-me dizer que no tempo em que o Lucky Luke deixou o cigarro para andar a mastigar uma palhinha, que iam deixar um personagem com esta característica passar? :-`

Não quero com isso dizer que acho bem ser fumador, eu próprio sou um ex-fumador e sei bem o que passo hoje em dia com o fumo do tabaco.

Simplesmente acho uma estupidez esta corja de farsantes hipócritas que querem por força alterar tudo o que não estiver em conformidade com a sua linha de pensamento. Incluindo coisas que pelos padrões da época (e não estou a defender se eram certos ou errados), eram consideradas normais.

É minha opinião que evoluímos com os nossos erros, incluindo como espécie e civilização, e não será escondendo e mascarando o que fizemos de errado que vamos continuar crescendo.

Imagem retirada de: Pensador

Mas já me estou a desviar do assunto do artigo, então para voltar ao assunto deixo aqui algumas ligações para onde podem ler mais informações sobre o 8 Man:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.