Este está aqui não só para representar a obra de Heinlein, mas também porque permanece até hoje entre os meus 3 melhores livros deste autor, do qual sou um grande fã.
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Ainda ponderei se editava o artigo a seguir antes de o republicar ou não, porque os primeiros parágrafos abordam alguns assuntos que entretanto perderam a relevância.
Mas decidi-me a deixar tudo como estava (ou quase... acrescentei duas ou três coisinhas, além dum mini-slide com outros mapas de influências ;) ), porque senão os comentários deixados na altura também ficavam sem fazer sentido.
O artigo de hoje tem 2 objectivos, sendo o primeiro dizer que embora meio desaparecido da blogosfera, não tenho estado afastado do que se passa.
Simplesmente tenho estado a ajudar um amigo a resolver uma situação chata num dos blogues dele e isso tem tomado quase todo o meu tempo livre. :(
No entanto, como o que me levou a aceitar ajudar foi o desafio e a oportunidade de aprender mais coisas, podem contar com alguns tutoriais sobre o que aprendi em breve. ;)
O segundo objectivo é referente à imagem acima.
Trata-se de um Mapa de Influências e foi um desafio lançado por um dos membros do site Heromorph, por sua vez baseado num meme da autoria de Matthew M. Laskowski t.c.c. fox-orion.
A ideia é simples, cada pessoa pega numa folha A4 e utilizando uma grelha com quadradinhos de vários tamanhos conforme a força de cada influência na vossa vida, vai preenchendo o mapa até não existir mais espaço livre.
Originalmente idealizada pensando em artistas, acho que pode ser expandida para qualquer que seja o vosso meio de comunicar na blogosfera (poesia, escrita, banda desenhada, fotografia, artigos de opinião, etc...), e é esse o meu desafio:
Cada um cria (utilizando o que quiserem: Photoshop, Gimp, folha e colagem) e publica no vosso blogue um Mapa de Influências e depois deixa aqui nos comentários o link para o vosso mapa (ou se preferirem também podem deixar a vossa imagem utilizando a opção nos comentários para publicar imagens). ;)
Lembrem-se de colocar no titulo Mapa de Influências de fulano(a) e no rodapé, os créditos ao criador do meme.
Fora isso, não há regras ou limites, tirando as dimensões da folha que posso dizer-vos, me levou a deixar de fora muitas das minhas influências, mas aí é que está a diversão sem contar a reflexão de realmente avaliarmos quais as influencias mais marcantes da nossa vida (ou parte dela, porque no meu Mapa restringi-me quase somente à minha infância).
O objectivo deste meme é, obviamente, darmo-nos a conhecer um pouco melhor e claro, divertimo-nos um pouco no processo. :)
Então, quem aceita o desafio? :D
Espero ver em breve alguns dos vossos Mapas. ;D
Aqui termina o que escrevi em 2012 quando publiquei o primeiro Mapa de Influências...
Em 2018 houve uma continuação do desafio original no Heromorph, dando mais liberdade aos participantes e onde voltei a participar mas já como Oz2y.
Dessa vez fiz dois mapas:
- Uma versão actualizada aquando de 2018, mas indo mais de encontro à liberdade para o fazer sem seguir uma ordem definida.
- Uma versão somente com algumas das minhas influências de escritores e respectivos livros de Ficção científica.
Caso tenham curiosidade em ler o que escrevi em cada um dos mapas apresentados acima, abaixo encontram o texto completo e em Português. ;)
Este desafio é mais difícil do que parece. =D
Tentei não repetir, mas foi inevitável e algumas influências do último mapa ainda se infiltraram neste Mapa de Influências. :-` :D
De qualquer forma, como o meu tempo livre para participar foi quase nenhum e queria muito fazer pelo menos um mapa, tentei incluir uma ampla gama de influências. (c)
Claro que nem sequer abrange 1% do total. 8)
OcultarOntem no Facebook alguém fez uma pergunta que me fez pensar nos meus livros de Ficção Científica, o que me inspirou a fazer um Mapa de Influências com alguns dos livros de ficção científica que de alguma forma me influenciaram.
Desta vez também quis manter as directivas originais do Fox-Orion, então tentei seguir à letra as regras para preencher o mapa.
Tenham em conta que os livros apresentados NÃO representa a totalidade e também NÃO estão em nenhuma ordem especial:
O Monstro do Espaço
de
Robert A. Heinlein
(1954)
A Rainha de Gelo
de
Joan D. Vinge
(1981)
Adoro esta escritora. O trabalho dela está entre os meus favoritos, especialmente este livro e sua continuação: Rainha do Verão.
Se nunca leram Ficção Científica antes, experimentem estes livros. :U:
Titã
de
John Varley
(1980)
Um dos meus escritores de Ficção Científica favoritos, quase no nível de Heinlein na minha lista, embora com estilo e escrita diferentes. E a saga de Titã está facilmente entre os seus três melhores trabalhos.
Serpente do Espaço
de
Vonda McIntyre
(1979)
EU ODEIO COBRAS!
Isso é facto, mas ao ler este livro quase (quase) me deu vontade de ter uma cobra de estimação... e isso diz tudo. =D
Filhos do Exílio
de
David Brin
(1996)
David Brin escreveu alguns dos melhores livros que tenho em minha biblioteca.
E eu poderia facilmente escolher outro livro para representar o seu trabalho aqui, mas o Universo da Elevação é seu melhor trabalho para mim embora algo se tenha perdido nos livros finais da saga.
Labirinto
de
Robert Silverberg
(1968)
Silverberg é meu segundo autor de Ficção Científica favorito e este livro está nos 3 primeiros da minha lista de favoritos entre os seus trabalhos.
Azazel
de
Isaac Azimov
(1988)
Pode ser considerado uma heresia por alguns, mas Azimov não está entre meus 10 escritores favoritos de Ficção Científica, mas mesmo assim gosto da sua escrita e Azazel é um conjunto engraçado de pequenos contos que posso ler e reler que sempre me fazem sorrir.
Mas isso também pode ser por causa do meu senso de humor negro. :D
Os Jogadores de Zan
de
M. A. Foster
(1977)
Este foi o segundo livro de Ficção Científica que li.
Eu tinha cerca de 12 anos na época e nunca esqueci como me fez sentir ao folhear as suas páginas.
O Planeta dos Dinossauros
de
Anne McCaffrey
(1978)
Sou um grande fã de histórias de dinossauros... e se misturarem um pouco de Ficção Científica, fico apanhado.
Sem falar que nunca li um livro da Anne McCaffrey de que não gostasse. :)
Fogo nas Profundezas do Espaço
de
Vernor Vinge
(1992)
Quando li um livro deste autor pela primeira vez quase desisti... Até que encontrei este Fogo nas Profundezas do Espaço e dei uma chance.
Valeu a pena.
Tanto a imagem no Mapa como o texto original em inglês referem-se a um livro que saiu a seguir a este mencionado aqui.
Na verdade, era minha intenção colocar este livro porque foi o que li e adorei.
Ao procurar uma imagem para o Mapa, devo ter achado somente a que coloquei e feito confusão devido aos nomes traduzidos para PT.
Série Lensmen
de
E.E. "Doc" Smith
(1934 - 1954)
O primeiro livro de Ficção Científica que li foi Lord Tedric da autoria de E.E. "Doc" Smith.
Foi um presente da minha madrinha e que despertou em mim a paixão pela Ficção Científica.
Ainda hoje suspeito que a Tropa dos Lanternas Verdes foi baseada na série Lensmen.
Convençam-me do contrário. (c)
A série Lensmen foi publicada em Portugal na extinta colecção Argonauta e hoje em dia é quase impossível de encontrar a série completa.
Mas com sorte ainda se podem achar em alguns Alfarrabistas, e em leilões online. ;)
Marune: Alastor 933
de
Jack Vance
(1975)
Jack Vance escreveu óptimas histórias de Ficção Científica que leio com frequência, mas esta é a minha favorita.
Solaris
de
Stanisław Lem
(1961)
Quando li pela primeira vez os livros de Stanislaw Lem, pensei que eram as mesmas histórias de Ficção Científica que eu costumava ler de autores britânicos e americanos.
Não podia estar mais enganado! o_o 8)
Sem muito mais a acrescentar, deixo-vos com alguns Mapa de Influências onde a malta do Heromorph perdeu a cabeça e extrapolou o desafio para níveis inimagináveis =D :
E por agora é tudo. ;)
Até breve. :-F
Gosto de BD, Cinema. Jogos e códigos HTML, CSS e Javascript.
Autor do Coisas K Aprendi por Aí, um blogue sobre nada e mais alguma coisa.
BloggerTwitterFacebookPinterestStackOverflowNexusModsGOG.comSteamContactoPaypal
Comentários
Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.
Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.
Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.
Caso prefiras comentar numa nova janela, ou se o formulário abaixo estiver nos dias ruins, podes clicar aqui.
Vamos nessa!
ResponderEliminarBoa João! :-C
EliminarTu eras um dos que estava à espera que aceitasses o desafio. :D
Podia lá eu ficar de fora...
EliminarOlá Osvaldo,
ResponderEliminarRecupero um dos teus paragrafos: "Simplesmente tenho estado a ajudar um amigo a resolver uma situação chata num dos blogues dele e isso tem tomado quase todo o meu tempo livre."
Desde já um agradecimento por essa ajuda, tens sido fantástico e claro eternamente reconhecido por tal gesto.
Quanto aos 'Joões Monteiros', isso é que é pontaria nesta caixa de comentários, porque também sou João Monteiro ;)
Abraçoo !!!