Dishman

Tutorial Básico para Foto-manipulação Parte 4

Como prometido, durante os próximos artigos, vou republicar um tutorial em seis partes sobre fotomontagem utilizando o Photoshop. É um tutorial básico sem entrar em muitos detalhes técnicos (que já aprendi desde que escrevi esta serie de artigos), mas que dá para ter uma ideia de como começar a criar as suas próprias fotomontagens. ;)

Este artigo foi publicado originalmente em 7 de Janeiro, 2010.

Nota: Não alterei nada do que escrevi no artigo original publicado no extinto Mocheco Marafado.

Bem, continuando...

Hoje vou começar a delinear as outras cores do uniforme tal com as luvas, as botas e aquele amarelo no peito...

Com a Caneta traço uma forma por onde cada parte (botas, luvas, etc...) vai ficar, e uma peça de cada vez, crio uma nova selecção, selecciono a camada da imagem da modelo e em Camada⇒Nova⇒Camada por Copia, crio as novas partes do uniforme.

Movo as novas Camadas para cima das outras e ajusto a melhor posição para interagirem com as existentes.

Outra maneira que costumo utilizar quando não posso usar a imagem da modelo e tenho que pintar cada peça do uniforme, é depois de ter finalizado de marcar cada forma, clico com o botão direito do rato e selecciono "Rasterizar Camada"...Assim fico logo com a forma da peça pretendida e se necessário é só ajustar a cor em Imagem⇒Ajustes⇒Matiz/Saturação.

Bem, continuando... depois de ter criado as novas camadas, removo a saturação e sigo os passos acima descritos para dar a cor pretendida a cada peça do uniforme.

Vou recopiando varias partes de cada nova camada isoladamente para criar as varias cores.

Se repararem na imagem abaixo, notam que algumas cores ainda não estão correctas como o negro que tem uma cor mais para o azul... é de propósito porque assim posso ver os detalhes e mais tarde com a ferramenta Superexposição logo escureço e um pouco da ferramenta Subexposição para os claros até ao tom desejado.

Irei utilizar essas 2 ferramentas bem como a ferramenta Borrar (de novo :D ) para dar mais vida à imagem. Essas 3 ferramentas andam sempre de mão dada quando se cria uma manip. =D


Lembrem-se de bloquear cada Camada em que estão trabalhando quando utilizam a Borrar, a menos que pretendam alterar o formato da imagem e cuidado para não apagar os detalhes que se quer manter.

Ah, e como devem ter reparado, certos detalhes da imagem parecem estar um pouco deformados e em cima uns dos outros...Não se preocupem quando isso acontece, mais tarde tudo será corrigido. ;)

botas, luvas, etc...

Por hoje termino por aqui, amanhã continuamos um pouco mais. 8)

Até Breve. :-F

1ª Parte do Tutorial Básico em Fotomontagem

2ª Parte do Tutorial Básico em Fotomontagem

3ª Parte do Tutorial Básico em Fotomontagem

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.