Dishman

Os meus filmes em DVD: Ghost Rider

Desde a primeira vez que li uma aventura do Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider) que fiquei fã. :D

Afinal qual o adolescente que não sonhou em viajar de mota pela estrada fora? =D

E a cena da caveira em chamas, para um adolescente em plenos anos 80 quando o heavy metal estava em alta, era só mais um motivo que me atraiu para as BDs do Ghost Rider.

Tendo eu sido criado a ver westerns e filmes do género do Easy Rider na televisão, ao ler essa primeira aventura foi algo natural imaginar como daria um filme bem fixe (na altura a malta dizia fixe), afinal a história tinha tudo para ser um sucesso: motas velozes, acção, um herói trágico,pactos com demónios, etc...

Demorou anos até um filme ser feito e , surpresa!, não o consegui ir ver ao cinema. :((

Mas assim que saiu em DVD (e mesmo tendo lido algumas criticas com opiniões bem ruins), comprei-o logo e hoje figura entre os vários filmes baseados em Bd que tenho na minha colecção de DVDs.

Que posso dizer do filme que não tenha sido dito?

Não detestei, na verdade até tem algumas cenas bem conseguidas, com uns efeitos especiais bem decentes.

Em termos de história, não é lá essas coisas mas também não me decepcionou afinal estão lá a maioria dos elementos que gostava na BD.

Já o Nicolas Cage na papel do Johnny Blaze para mim não resultou, não me entendam errado, o rapaz até tem alguns filmes bem razoáveis mas para este personagem, Meh! (c)

Salva-se a presença, e como homenagem ao filme favorito da maioria dos amantes de motas, do actor Peter Fonda eternamente lembrado pelo seu papel em Easy Rider.

No geral, um bom filme que dá para divertir. :)

Já o 2º filme que saiu há pouco tempo no cinema, tive a oportunidade de ir vê-lo esta semana e... deixo um conselho:

Caso ainda não tenham ido ver, vão antes gastar o dinheiro do bilhete num bom hambúrguer. Faz mal mas vão dar o dinheiro mais bem gasto. :))

Não quero divulgar nada do filme, mas confesso que nunca esperei ver um dia um filme baseado em BD que detestasse e eu já vi filmes bem ruins! :I

A história não tem pés nem cabeça, efeitos especiais a roçar o ridículo (já vi melhores em filmes dos anos 50 x-P ), cenários que parecem saídos dos filmes da Troma. :-@

Para resumir, basta dizer que é raro um filme baseado em BD não vir a figurar na minha colecção de DVDs, mas este definitivamente está de fora.

A única coisa que gostei foi de ver o "Highlander" Connor MacLeod no papel de um monge careca e tatuado. :D

Nota: como já notaram o artigo de hoje é um pouco diferente do que habitualmente publico.

A razão é que uma das razões para o meu semi-afastamento foi a falta de inspiração tanto para criar novas imagens, como para escrever alguma coisa.

Então, e como ADORO cinema e possuo uma vasta colecção de filmes, resolvi quando me der na gana tirar um filme da estante e falar sobre isso aqui.

Não prometo datas mas mesmo ao ritmo de um artigo por semana, tenho alguns anos ocupados com assunto. :))

E para tornar o artigo mais interessante, alguém me pode dizer a que actor me refiro como "Highlander" e qual o filme que lhe deu fama? ;)

Até breve. :-F

Como o artigo deu a entender, era minha intenção iniciar uma série de artigos sobre cinema escrevendo a minha opinião sobre os filmes que tenho na minha colecção de DVDs...

Infelizmente, passado pouco tempo desiludi-me com a vida online e apaguei a persona OCP e tudo o que lhe estava associado.

Neste meu regresso talvez dê continuidade a esta série... mas entretanto ainda tenho mais dois artigos além deste para publicar e depois logo se vê. ;)

Enfim... Abaixo incluo alguns comentários deixados no artigo original e respectivas respostas da minha antiga persona que julgo acrescentaram valor ao artigo. :)

Comentários Mocheco Marafado

Então é o Christopher Lambert pois claro. Filme que lhe deu sucesso talvez o Tarzan.

Eu não sou fã do 1º filme e este 2º não tenho intenções de ver. Vi o 1º no cinema e concordo que não devia ser o Cage a interpretar o Blaze.

A BD é outra história o Rider é mítico uma personagem completamente distinta de todas as outras na sua altura.

Abraço

7 de março de 2012 às 10:23

E... Tá certo!!! :D

Referia-me de facto ao Christopher Lambert e ao filme Greystoke - A Lenda de Tarzan de 1984, realizado por Hugh Hudson. :)

Facto interessante sobre esse filme: a actriz Andie MacDowell que fez o papel de Jane teve as falas dobradas por Glenn Close porque os produtores acharam que ela não soava suficientemente britânica.

Quanto ao Rider, não perdes nada em não veres o 2º. Já vi filmes sem orçamento muito melhores. x-P

Abraço. :-F

7 de março de 2012 às 13:30

O primeiro filme (e note-se que não vi o segundo, nem pretendo) tem um problema sério em filme que depositam sua fé mais em efeitos especiais do que em história: ele é um anti-climax por si só.

Prova disso no primeiro Ghost rider, é a cena na qual ele salva uma mulher de um bandido comum. Essa cena, que deveria ser uma passageira, dura mais tempo e tem maior carga emocional, do que sua luta com Blackheart no final.

Outra prova é a transformação de Sam Elliott (que é possivelmente o melhor ator do filme) em uma versão "cavalgadura" de Ghost Rider. Alguém pode me explicar porque ele se deu ao trabalho de fazer a transformação, se tudo o que faria com ela seria cavalgar em linha reta e depois dizer que "this is as far as I go"?

Isso sem comentar que Cage e Mendes fizeram do personagem, que é trágico por si só, um motoqueiro cômico que poderia ter sido melhor aproveitado numa sitcom.

Medonho.

E dá-lhe filmes com esses problemas (dos quais, Lanterna Verde foi o último assim que vi). Mas é o problema dos grande estúdios: eles ainda consideram que a audiência de fãs de quadrinhos se contenta em ver alguém com a cabeça pegando fogo, em CGI. Mas se fosse pra isso, bastava assistir a uma reprise de um show antigo do Michael Jackson. (que piada horrível)

Grande abraço. 8)

14 de março de 2012 às 11:21

Concordo com vc em relação a como HollyWeird faz a coisas. Os tipos acham que um filme cheio de efeitos especiais não precisa de ter uma história decente. :D

Mas mesmo com essas falhas, certos filmes ainda se conseguem assistir e até apreciar. O problema é quando um filme falha em todos os aspectos tal como o Ghost Rider 2 onde não existe história, os efeitos especiais são ridículos (e estou a ser generoso) e as actuações são forçada, para dizer o mínimo. x-P

E a cena do Sam Elliott (magistral em qualquer filme que participe), julgo que foi só para mostrar para quem não tinha entendido que ele era também um Ghost Rider. =D

17 de março de 2012 às 01:51

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.