Dishman

Dragon Age II, que devia ter sido Exodus...

Na franquia de jogos Dragon Age, e na continuação de Dragon Age: Origins veio este Dragon Age II... sem mais nada. E foi um fiasco. De tal forma que até existe um rumor que nos jogos seguintes da franquia evitam colocar um número no titulo oficial...

No entanto e na minha opinião, até que o jogo não é assim tão ruim... e até nos aspectos onde tem mais falhas, como os cenários repetidos ad nauseam, se pode deixar passar se olharmos pró jogo de uma outra maneira...

Por exemplo no caso dos cenários repetitivos, li algures uma teoria que explica que isso acontece porque o jogo que estamos a jogar é algo que está a ser contado por Varric enquanto está sendo interrogado por Cassandra. Como vamos descobrir no jogo seguinte da franquia onde estes personagens vão estar mais presentes, Cassandra é uma guerreira sem grande imaginação para além dos combates... e como resultado, ela imagina o que Varric lhe conta, não lhe interessando muito o cenário onde cada combate ocorre.

Confesso que é uma teoria interessante e com muito mais explicações além desta que menciono e que me fez ver o jogo com outros olhos depois de a ler... Infelizmente, já não recordo onde a li...

DA2 Cover

Dragon Age II foi desenvolvido mais uma vez pela canadense BioWare e publicado pela Electronic Arts em 2011...

...E conta a história de Hawke (Garrett ou Marian, conforme o género escolhido pelo jogador mas pode ser também personalizado), um humano que escapou com a sua família à destruição da aldeia de Lothering em Ferelden durante os eventos de Dragon Age: Origins e chegou como um refugiado a Kirkwall, também conhecida como a Cidade das Correntes, nos Free Marches.

Vamos acompanhar cerca duma década da história de Hawke, desde o momento em que entra em Kirkwall como refugiado até se tornar um cidadão poderoso e influente, conhecido como o lendário Campeão de Kirkwall (Champion of Kirkwall), e o centro de eventos que mudarão a história de Thedas para sempre. O jogo está dividido em capítulos, contados por Varric que relata a "verdadeira história do campeão" a Cassandra Pentaghast, uma Investigadora da Verdade (Seeker of Truth) da Chantry.

Tal como em Dragon Age: Origins, o jogador no papel de Hawke vai ter alguns personagens que o vão auxiliar na sua jornada:

Bethany

Irmã de Hawke. Dependendo se o jogador é um mago ou não, assim é decidido pelo jogo se é ela ou Carver a morrer no prelúdio...

Carver

Irmão de Hawke. Dependendo se o jogador é um mago ou não, assim é decidido pelo jogo se é ele ou Bethany a morrer no prelúdio...

Aveline

Guerreira que Hawke encontra na fuga de Lothering e tal como ele, entra em Kirkwall como refugiada onde se alista na Guarda da Cidade e chega a Capitã.

Varric

Um Dwarf que se torna o melhor amigo (ou não...) de Hawke. Gere uma rede de espiões em Kirkwall e escreve de livros de aventuras. Um dos mais famosos relata o conto do Campeão de Kirkwall. Tem uma paixão quase a roçar o erótico pela sua arma, Bianca.

Anders

Um mago desertor dos Grey Wardens a quem Hawke vai pedir ajuda. Está possuído pela entidade sobrenatural da Justiça que devido a isso se torna um agente da Vingança, responsável por eventos que vão ter repercussão no jogo seguinte.

Fenris

Um antigo elfo escravo dum Mago de Tevinter que busca vingança contra o seu antigo dono. É um exímio guerreiro e tem a vantagem de possuir tatuagens místicas. Enganou Hawke para obter a sua ajuda e em troca auxilia-o nas suas aventuras.

Isabela

Uma capitã pirata encalhada em Campeão de Kirkwall após seu barco ter afundado. Em Dragon Age: Origins, conheceu o Herói de Ferelden e ensinou-lhe a especialização Duelista. Provavelmente dormiu com ele/ela e talvez até com o seu interesse romântico. Hawke ajuda-a com alguns perseguidores.

Merril

Já conhecida de quem jogou a origem do Elfo Dalish (Dalish Elf) no primeiro jogo da franquia, Merril é uma elfa rejeitada pelo seu próprio clã, em parte devido aos acontecimentos que ocorreram em Dragon Age: Origins. É auxiliada por Hawke quando o seu clã a expulsa para viver entre os humanos.

Sebastian

Sebastian Vael é um Irmão de Chantry e candidato ao título de Príncipe de Starkhaven. É um arqueiro altamente qualificado. Disponível para quem possui o DLC The Exiled Prince (O Principe Exilado).

Tallis

Tallis é uma elfa assassina dos Qunari que é a protagonista de Dragon Age: Redemption e é também uma companheira temporária disponível para quem possui o DLC Mark of the Assassin (A Marca do Assassino). A sua aparência é baseada na actriz Felicia Day.

Dragon Age: Redemption - Official Felicia Day Trailer

Uma das novidades deste Dragon Age II foi a alteração do sistema de aprovação/desaprovação dos companheiros do jogador. Em Dragon Age: Origins funcionava principalmente através de presentes para mantermos o pessoal contente, agora essa opção não existe pelo que que para obtermos a aprovação é através das acções que tomamos em relação ao personagem e ao que lhe interessa. Uma resposta ou acção agressiva tem como consequência baixar o nível de aprovação tal como uma resposta ou acção agradável aumenta esse nível.

Um companheiro com um alto nível de aprovação ganha algumas habilidades extra que ajudam o jogador tal como um alto nível de desaprovação também concede ao personagem algumas habilidades mais desagradáveis....

Sinceramente, eu prefiro este sistema embora as vezes seja difícil de manejar entre personagens com personalidades extremas mas aí é que está também a graça do jogo. ;)

Tal como em Dragon Age: Origins, também este jogo teve direito a alguns DLCs:

  1. The Black Emporium (O Empório Negro)

    Aninhado nas profundezas de Kirkwall, você encontrará um mercado com uma curiosa colecção de itens, alguns à venda, alguns de graça e que vão do mundano ao misterioso! Um artefacto pode até transformar seu próprio corpo, rosto, cabelo, olhos - tudo novo! Nós até lhe concedemos o seu próprio Mabari para chamar ao seu lado com um apito - um benefício na batalha e um amado animal de estimação em casa. Visite O Empório Negro hoje e você será invejado por aventureiros em todos os lugares. O seu convite aguarda!

    O Empório Negro inclui uma loja de itens mágicos que será reabastecida à medida que a história avança, um cão Mabari, um "Espelho de Transformação" que te permite mudar a aparência de Hawke, e uma loja que vende itens únicos.

    O Black Emporium é o conteúdo bónus DLC para Dragon Age II disponível para os jogadores que comprarem o jogo novo.

    Lançado em Março de 2011
  2. The Exiled Prince (O Principe Exilado)

    Aventura-te ao lado de Sebastian Vael, um arqueiro de nobre origem, em busca de vingança pelo brutal assassinato de sua família. Ajuda-o na sua busca e direcciona a sua ira justa contra seus inimigos. Sebastian é um novo companheiro da aventuras, com sua própria série de missões secundárias.

    DLC incluído no BioWare Signature Edition, ou disponível para compra separadamente.

    Lançado em Março de 2011
  3. Legacy (Legado)

    Alvo de um cruel cartel criminoso que está caçando "o sangue do Hawke", precisas acabar com seus ataques implacáveis. Deixa Kirkwall e viaja para uma antiga prisão dos Grey Wardens, a fim de encontrar a fonte da agressão e descobrir a dura verdade sobre a linhagem de Hawke.

    Jogável a partir de qualquer ponto na campanha Dragon Age II, descobre novas raças de Darkspawn, forja uma nova e poderosa arma e enfrenta um antigo horror.

    Serve também como um prólogo para Dragon Age: Inquisition, o jogo seguinte da franquia.

    Lançado em Julho de 2011
  4. Mark of the Assassin (A Marca do Assassino)

    Embarca numa emocionante aventura de decepção e intriga em A Marca do Assassino, a mais recente expansão para Dragon Age II.

    Nesta nova história emocionante, Hawke tem como companhia uma misteriosa assassina elfa, Tallis, com a voz de ninguém menos que a actriz Felicia Day, este novo membro do grupo traz um estilo de combate único e uma história intrigante. Com Tallis do teu lado, deves-te infiltrar em uma propriedade Orlesiana fora de Kirkwall e roubar uma relíquia preciosa. Ao longo do caminho vais descobrir uma série de armas e equipamentos impressionantes e enfrentar novos inimigos temíveis e desafiadores na jornada para conquistar o Coração dos Muitos.

    Lançado em Outubro de 2011

Além destes DLCs, ainda foram lançados mais alguns que adicionam novas armas e armaduras, incluindo alguns itens de Dragon Age: Origins tal como a Armadura de Placa de Dragão de Sangue.

Embora continue a não ser um jogo para crianças devido aos temas adultos, as cenas de teor mais erótico desaparecem um pouco neste jogo...

Dragon Age 2 Trailer - Destiny Extended

Termino repetindo que não acho este jogo tão ruim como o pintam mas lá que poderia ter sido muito melhor, lá isso poderia...

E claro, existem sempre alguns mods com que podemos personalizar o jogo à nossa maneira e melhorar um pouco aquilo que não nos agrada muito...

Deixo aqui alguns links ondem podem ler mais informações sobre este jogo, inclusive alguns mods:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.