Diferentes Estilos no Blogue

SpellForce: A Primeira Trilogia

Era minha intenção escrever só um artigo por franquia de jogos mas com a série SpellForce, que descobri algum tempo depois de jogar Warlords Battlecry e tornou-se um dos meus jogos favoritos até hoje, isso não vai ser possível...

Eu adoro este jogo e merece que ao menos lhe dedique alguns artigos, pelo menos um artigo por trilogia ou algo assim...

Já não sei como vim a adquirir este jogo, mas lembro-me que procurava algo parecido a Warlords Battlecry e achei interessante o suficiente para experimentar. :)

Tal como Warlords Battlecry, é uma mistura de RTS(Sigla do inglês Real-Time Strategy, em português Estratégia em tempo real) com elementos de RPG(Role-Playing Game, em português: Jogo de interpretação de papéis)...

E tal como em Warlords Battlecry, tens um herói e tropas que podes comandar para ganhar os cenários apresentados em cada mapa.

Nesta jogo o Herói é um Guerreiro da Runa, e durante o jogo podes adquirir mais runas com outros guerreiros para te auxiliar em mapas onde os podes convocar.

Guerreiros da Runa são guerreiros cuja alma foi inserida numa runa e estão condenados a servir quem possuir a runa a que estão ligados. Não podem morrer enquanto a runa existir, sendo revividos onde existir um Monumento de Herói ou no caso do Herói deste jogo, na Bindstone(Pedra de Ligação(?)) mais proxima.

Em alguns mapas existem também os Monumentos de cada raça: Humanos, Elfos, Dwarfs, (pertencem à Luz) e Orcos, Elfos Negros e Trolls (pertencem às Trevas). É neste Monumentos que podes convocar as tuas tropas, e desde que todas as raças convocadas sejam da mesma facção (Luz ou Trevas), podes partilhar os recursos. Mas caso tenhas algum Monumento duma raça da outra facção, não podes partilhar recursos nem podes deixar que se encontrem, ou vão lutar entre si mesmo que comandes ambos os exércitos.

Outra particularidade desta franquia é que em todas as capas de cada jogo (tirando os mais recentes), fizeram sempre questão de colocar uma bela moçoila em destaque. ;D

SpellForce: The Order of Dawn

SpellForce:TOoD

SpellForce: The Order of Dawn é um jogo desenvolvido pelos alemães da Phenomic e publicado pela Encore, Inc no ano 2003...

Este primeiro jogo da saga já tem assim alguns anitos mas juntamente com as duas expansões seguintes, continua a ser a melhor trilogia da série para a maioria dos fãs, entre os quais eu me incluo. :)

Com uma actuação áudio decente, uma história intrigante e envolvente, estabeleceu os pilares sobre os quais todos os jogos seguintes se baseiam...

Para novos jogadores, recomendo que joguem também o tutorial que serve como um prólogo da história e onde vemos como a Runa do jogador é recuperada e entregue a Rohen Tahir, o fundador da Ordem da Madrugada (The Order of Dawn) e criador dos portais que ligam as diferentes regiões do mundo de Eo entre si.

O jogo propriamente dito começa com Rohen acordando o nosso Guerreiro da Runa e dando-lhe a liberdade ao entregar-lhe a própria Runa. Cada jogador ao criar o seu Herói pode escolher o género e o tipo de guerreiro com o qual vai jogar.

No entanto é aceite como canónico que o Guerreiro da Runa de SpellForce: The Order of Dawn é do sexo feminino e o de SpellForce: The Breath of Winter, do sexo masculino tal como vamos puder ver em SpellForce: Shadow of the Phoenix e em SpellForce 2.

Ficamos também a saber que se passaram oito anos desde que um grande cataclismo causado pelo Círculo dos Magos, do qual Rohen fez parte, destruiu o mundo e dividiu-o em regiões tipo ilhas, que só podem ser alcançadas atravessando os portais.

Trailer da Campanha de SpellForce: The Order of Dawn

Esse Círculo dos Magos constituído pelos treze magos mais poderosos de Eo, está presente em todos os jogos da saga, incluindo no mais recente em que a acção se passa 500 anos antes dos acontecimentos de SpellForce: The Order of Dawn. Neste jogo são mostrados como os vilões ausentes, responsáveis pelo ritual da Convocação que teve como consequência a destruição do mundo de Eo...

Na longa campanha, precisas completar algumas missões para avançares no jogo. Existem dois tipos de missões: missões principais e secundárias. As missões principais são essenciais para completar o jogo, já as missões secundárias são opcionais mas podem dar-te a ganhar itens de alta qualidade. Missões geralmente envolvem derrotar acampamentos inimigos, certas unidades inimigas, encontrar objectos ou pessoas e defender aliados.

Dica: Ao chegares ao fim da campanha e antes da batalha final, salva o jogo e dá-lhe um nome reconhecível porque vais puder importar o teu Herói para a 3ª expansão: SpellForce: Shadow of the Phoenix. ;)

SpellForce: The Breath of Winter

SpellForce:BoW

SpellForce: The Breath of Winter é a segunda expansão desta primeira trilogia. Mais uma vez desenvolvido pela Phenomic mas já publicado pela Jowood Productions em meados de 2004, e com uma jogabilidade semelhante ao primeiro jogo mas com alguns recursos adicionais tal como novos inimigos, Runas de Guerreiros de outras raças, e mais de 150 itens novos para o teu Herói...

O jogador começa com um Herói completamente novo nos pântanos de Urgath. Convocado e libertado por Grim e Lena, dois dos líderes de um grupo de refugiados, o Herói é encarregado de encontrar e trazer de volta Dunhan e Reowys, dois outros Guerreiros da Runa que lideraram o grupo pouco antes. Depois de muitas aventuras, o Herói consegue recuperar as runas e trazer Dunhan e Reowys de volta aos refugiados sob o seu comando.

Então Grim revela um plano para atacar a cidade dos Elfos de Gelo a fim de trazer Cenwen de volta a Aryn, pois os Elfos de Gelo querem trazer a Idade do Gelo de volta ao mundo irritando Aryn. O ataque é bem sucedido mas Grim não liberta Cenwen que não está na cidade, mas liberta um Fial Darg, um príncipe das trevas, e lidera um exército de Elfos Negros na conquista à terra dos Elfos de Gelo. Lena e o teu Herói percebem que foram enganados por Grim e que têm que salvar pelo menos os refugiados da ira dos Elfos Negros. Após algumas peripécias, eles conseguem trazer os humanos para Tirganach, a Capital dos Elfos de Gelo.

Em segurança em Tirganach, Lena e o teu Herói descobrem o plano do Fial Darg: Ele quer usar o sangue de Cenwen, um dos primeiros elfos, para convocar os Deuses das Trevas Zarach e Nor. O Herói tem então que procurar a única arma que pode derrotar um Fial Darg, a Espada da Sombra. Mas para parar o Fial Darg e salvar o mundo, o teu Herói tem que pagar um preço enorme: a Espada transforma seu portador em um ser de Sombra, estranhos seres de outra dimensão, misteriosos e invisíveis a olho nu.

Apesar do preço, o Herói encontra a Espada da Sombra, mata o Fial Darg (mas não antes dele matar Lena) e traz Cenwen de volta para junto Aryn, que retorna ao Glaciar e a paz regressa ao mundo de Eo.

Trailer da Campanha de SpellForce: The Breath of Winter

Essa é, resumindo, a história da campanha de SpellForce: The Breath of Winter e tal como em SpellForce: The Order of Dawn, vais precisar completar missões para avançares no jogo: as missões principais e secundárias. Numa das missões secundarias vais conhecer O Mascarado (The Masked One), que te vai apresentar as Runas de Guerreiros de outras raças. Esta personagem vai ser de extrema importância na expansão seguinte. :-`

Dica: Tal como no primeiro jogo, ao chegares ao fim da campanha e antes da batalha final, salva o jogo com um nome reconhecível porque também vais puder importar este Herói para a 3ª expansão: SpellForce: Shadow of the Phoenix. ;)

SpellForce: Shadow of the Phoenix

SpellForce:SotP

SpellForce: Shadow of the Phoenix é a ultima expansão desta primeira trilogia. Mais uma vez desenvolvido pela Phenomic e publicado pela Jowood Productions nos finais de 2004, e é a continuação de ambos os jogos anteriores. Vais puder importar os Heróis com que jogaste antes e desta vez podes subir de nível até o nível 50 ou jogar com um personagem pré-definido. De resto, mantem-se o mesmo sistema de jogo embora também existam novos inimigos e aliados tal como novos itens e feitiços.

Uma novidade é que dependendo de qual Herói importares para este jogo, assim vai decorrer a campanha no inicio... e em algumas outras partes durante o jogo...

Neste jogo, O Mascarado é revelado como sendo o Mago do Círculo Hokan Ashir, que foi trazido de volta à vida pela Máscara de Belial que lhe foi entregue no jogo SpellForce: The Order of Dawn pelo jogador, e ele está tentando ressuscitar o Círculo dos Magos com o uso da Poção de Essência extraída do sangue de um Deus que ele tem prisioneiro. Os Magos são restaurados de volta à vida com todo o seu poder anterior, mas a poção também os coloca sob o controle de Hokan.

Ao ressuscitar o Círculo dos Magos, Hokan Ashir tenta se restabelecer no mundo de Eo como o novo Deus da Morte, fundindo-se com Belial e então absorvendo a alma divina de Ereon para se tornar imparável.

O Círculo dos Magos e Belial só podem ser parados libertando a força aprisionada na Pedra da Fénix. A Pedra da Fénix só pode ser partida pela Espada da Sombra, ambos os itens que são obtidos no jogo original e na primeira expansão.

Trailer da Campanha de SpellForce: Shadow of the Phoenix

Gostei bastante de jogar este jogo, na verdade já o joguei tanta vez que já sei de cor o salteado todas as missões e tudo o mais. =D

Também já experimentei jogar com mods (de modificações), mas geralmente fico-me somente por algumas modificações que adicionam alguns feitiços em falta no jogo original...

Termino este já longo artigo com um pequeno vídeo com algumas dicas para novatos no mundo de SpellForce:

5 Useful SpellForce Tips for Beginners

Mesmo que já sejam jogadores experientes, recomendo que visitem e fiquem de olho no canal YouTube do Wormic.
Ele está sempre a par das novidades relacionadas com o mundo de SpellForce, além de ter muitos outros videos com dicas e outras informações úteis. ;)

Queria incluir no final do artigo algumas ligações mas infelizmente alguns dos sites oficiais já desapareceram da interWebs com a falência das respectivas editoras. :(

Mas como nem tudo são más noticias, aqui estão links para alguns Mods interessantes, entre outras informações:

E por hoje é tudo. ;)

Até breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.