Dishman

Tutorial Básico para Foto-manipulação Parte 1

Como prometido, durante os próximos artigos, vou republicar um tutorial em seis partes sobre fotomontagem utilizando o Photoshop. É um tutorial básico sem entrar em muitos detalhes técnicos (que já aprendi desde que escrevi esta serie de artigos), mas que dá para ter uma ideia de como começar a criar as suas próprias fotomontagens. ;)

Este artigo foi publicado originalmente em 4 de Janeiro, 2010.

Nota: Não alterei nada do que escrevi no artigo original publicado no extinto Mocheco Marafado.

Algumas pessoas perguntaram-me que programa utilizo para criar as foto-manipulações que publico no blogue.

Bem, comecei há quase um ano com o Paint Shop Pro 9 e mais tarde a conselho do meu amigo BRaZZZil comecei a utilizar o Photoshop CS2, versão que prefiro agora pois tem mais opções e permite fazer um trabalho mais limpo.

Para começar esta espécie de Tutorial:

- A escolha do personagem que vamos fazer, embora as vezes acontece a muitos manipers depararem-se com uma imagem-base que nos inspira a criar um determinado personagem. Desta vez a minha escolha é a Mulher-Aranha (SpiderWoman)

Spiderwoman

- Escolher a imagem-base. Desta vez foi fácil, achei esta imagem na net que a figura até já tem uma pose perfeita para a aracnídea. :-E

Imagem base

- Bem, agora começa um dos passos mais básicos na arte da foto-manipulação. Utilizar a Ferramenta Caneta (P) para marcar um traço em toda a volta da imagem a trabalhar para separá-la do fundo. Nesta Fase aumento (zoom) a imagem a 300% para ser mais fácil marcar o caminho com a Caneta.

Geralmente deixo sempre a forma criada nesta fase no ficheiro .psd (convém salvar sempre o trabalho em andamento em .psd :-` ) porque mais tarde posso precisar para criar uma selecção, que é o próximo passo.

Ferramenta Caneta (P)

Depois de completar a forma em volta da figura, com o botão direito do rato, selecciona-se "Criar Selecção..."

Criar Selecção...

...depois selecciona-se a camada da imagem original e no menu acima vamos a Camada ⇒Nova⇒Camada por Copia. Isso cria uma nova camada só com a figura isolada do fundo. Normalmente é aqui que escondo a camada da imagem original clicando no "olho" dessa camada. :D

Camada por Copia

E crio um novo fundo criando uma nova camada por baixo da figura e usando a Ferramenta Lata de Tinta (G), numa cor o mais diferente possível das que irei usar na imagem, neste caso como a maior parte vai ser em vermelho, escolhi o verde.

Ferramenta Lata de Tinta

Aqui termina a primeira de seis partes deste tutorial, brevemente irei publicar as restantes. :)

Até Breve. :-F

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.