Dishman

Tutorial Básico para Foto-manipulação Parte 2

Como prometido, durante os próximos artigos, vou republicar um tutorial em seis partes sobre fotomontagem utilizando o Photoshop. É um tutorial básico sem entrar em muitos detalhes técnicos (que já aprendi desde que escrevi esta serie de artigos), mas que dá para ter uma ideia de como começar a criar as suas próprias fotomontagens. ;)

Este artigo foi publicado originalmente em 5 de Janeiro, 2010.

Nota: Não alterei nada do que escrevi no artigo original publicado no extinto Mocheco Marafado.

Continuando com o tutorial:

- Agora retiramos algumas partes a mais do fundo que possam ter ficado na figura, novamente com a Caneta, criamos uma selecção em volta dessas partes e apagamos esse excesso com a Ferramenta Borracha (E). Geralmente apago essas formas criadas nesta fase para poupar espaço no menu das camadas.

- Seguinte, nesta fase duplico a imagem da figura numa nova camada (Clicando com o botão direito do rato na camada pretendida) e removo a saturação da imagem duplicada em Imagem⇒Ajustes⇒Remover Saturação.

Remover Saturação

Depois de remover a saturação, com a Borracha apagamos as partes onde o uniforme não vai cobrir. Nesta fase cuidado para não apagar demais, se não tiver certeza é preferível deixar a mais e remover no futuro ou então até pode-se usar a técnica acima descrita com a Caneta para remover o excesso em segurança. Nesta fase é quando geralmente colo numa nova camada uma imagem de referencia da personagem a trabalhar, isto se não o tiver feito logo no principio. ;)

- Com a camada sem saturação seleccionada, vamos a Imagem⇒Ajustes⇒Equilíbrio de Cores e aí tentamos ajustar uma cor o mais parecida com a maior parte da cor do uniforme da personagem. temos que ir ajustando em todas as opções disponíveis: Tons Médios; Sombras; Realces até estarmos satisfeitos.

Equilíbrio de Cores

Por hoje já é tarde por aqui, continuo amanhã e lembrem-se fazer fotomanipulação é suposto ser diversão, por isso se quiserem tentar, divirtam-se. 8)

Até Breve. :-F

1ª Parte do Tutorial Básico em Fotomontagem

Comentários

Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.

Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.

Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.