- Obter link
- X
- Outras aplicações
O artigo de hoje foi originalmente publicado em 3 vezes.
Mas como nesta republicação não vou entrar em certos detalhes, resolvi compactar o conteúdo dos dois primeiros artigos neste porque o foco é o tema deste artigo: Como editar comentários do Blogger com um pouco de jQuery.
Como mencionei, este artigo fazia parte originalmente duma série discutindo as possibilidades do, na altura, novo sistema de comentários do Blogger...
Neste caso, este era o terceiro de 3 artigos dedicados ao tema da possibilidade de editar os comentários no Blogger.
Ao tomar a decisão de republicar este artigo, decidi também não republicar essas primeiras partes porque o processo apresentado era muito arriscado e embora seja ainda possível de utilizar, actualmente é muito mais trabalhosa e difícil de obter o resultado desejado.
Já na altura dos artigos originais tinha mencionado todos os riscos envolvidos e como só tinha publicado o artigo a título de curiosidade.
Muito resumidamente, basta dizer que o processo descrito nesses primeiros artigos sobre uma possibilidade de editar os comentários no Blogger envolvia criares uma cópia de segurança do teu blogue para obteres um arquivo XML com todo o conteúdo do teu blogue, todos os artigos e comentários.
Então num editor de texto (eu utilizo o Notepad++), procurávamos o comentário com a ligação danificada, editávamos o dito cujo para remover ou reparar o erro.
Após fazer as alterações para corrigir o erro, carregávamos esse ficheiro com a correção no Blogger, MAS sem publicar automaticamente o conteúdo importado.
Depois publicávamos somente o artigo com o(s) comentário(s) corrigidos.
Falando agora muito rapidamente das desvantagens deste processo:
A principal desvantagem é porque ao importares o ficheiro xml editado, e não importa que antes apagues o artigo onde fizeste as alterações, a URL vai ser alterada ao publicares o artigo importado, o que pode ser relevante no caso desse artigo estar já linkado em outros blogues.
Ainda existem alguns blogues de dicas que dizem que isso não acontece e que só muda onde fizemos a alteração, mas em todos os testes que fiz a URL sempre mudou.
Talvez antes não fosse assim mas entretanto isso deve ter-se alterado, tal como mais coisas mudaram no Blogger desde que escrevi estes artigos em 2013. :Z
Por isso, mais uma vez:
Considerem bem as vantagens e desvantagens antes de se decidirem por esta opção.
Outra grande desvantagem é que os avatares de quem comenta vão desaparecer e como o meu amigo Jota disse: "Os Avatares são uma das coisas que dá vida aos comentários." (ou algo desse género :D )
E agora vamos ao assunto deste artigo:
Como editar comentários no BLogger com o jQuery.
No resumo acima não mencionei mas o que me fez escrever este artigo em 2013 foi um artigo sobre ligações quebradas no blogue, e como as corrigir.
Num artigo contendo uma ligação que entretanto desapareceu, é facil editar e reparar a ligação obsoleta, seja corrigindo para uma nova localização ou em casos extremos, removendo a URL e mantendo somente o texto a ela referente.
Já nos comentários deixados num artigo, a coisa é mais dificil porque o BLogger não permite a edição dos comentários a menos que se considere "edição" remover o conteúdo dum comentário.
Então como podemos corrigir alguma ligação quebrada que tenha sido deixada num comentário?
Já vimos rapidamente o método descrito ao início deste artigo, que além de não ser muito fácil de fazer também pode ser arriscado...
E foi considerando as desvantagens associadas a esse método que experimentei se seria possivel atingir um resultado satisfatório mas utilizando javascript.
Então vou mostrar o meu método de editar as ligações (links) obsoletas presentes nalguns comentários mais antigos do blogue.
Devo dizer que prefiro este método em vez do método que expliquei antes principalmente porque evita ter que editar o ficheiro xml do blogue e não tem as desvantagens que mencionei acima, embora ainda tenha 2 desvantagens:
- Como este método utiliza javascript só será visível caso o navegador tenha esta opção activada.
Mas como somente uns 2% dos utilizadores da WEB escolhem desactivar esta opção, não considero que seja um grande problema. - Também devido ao uso de javascript para editar os links obsoletos, as alterações só estarão presentes no blogue.
Ou seja, nos leitores de feeds que é onde a maioria das ferramentas descritas pelo Adelson Smania no artigo dele sobre este tema vai procurar pelos links obsoletos não vai modificar nada e essas ligações continuarão a aparecer como quebradas.
Pessoalmente, esta desvantagem também me parece ser mínima já que o objectivo principal para mim ao editar os links errados é evitar que um visitante seja redireccionado para um local agora inexistente.
A questão do navegador demorar a carregar porque fica ocupado procurando por estes links inexistentes também fica resolvida porque como cada bocado de script necessário para editar os links só é carregado na página em causa e carrega antes do script do Blogger responsável pela apresentação dos comentários, quando os comentários são apresentados já aparecem com os links corrigidos. :)
NOTA: Este método utiliza jQuery para funcionar, por isso deverá estar instalado no blogue!
Caso ainda não o tenhas no blogue, podes ler aqui Como colocar jQuery num blogue.
Vamos então ao tutorial, e passo a explicar por partes como fazer:
- O primeiro passo é utilizar qualquer das ferramentas apresentadas no artigo do Adelson Smania e identificar a URL do artigo onde se encontra o comentário a editar:
- Xenu
Esta ferramenta é para ser descarregada e instalada no computador.
O Adelson escreveu um guia rápido com algumas imagens no artigo original explicando como funciona.
Talvez no futuro, e depois de testar como funciona, eu escreva também alguma coisa já que o artigo do Adelson já só existe nos arquivos da Internet e sem as imagens necessárias. :Z
Mas por agora posso indicar um local em português onde podes ler mais sobre o Xenu. - Broken Link Checker
Similar ao Xenu, esta ferramenta também é Gratuita, mas tem a vantagem de ser Online.
Colocamos o endereço do blogue a pesquisar por ligações falhadas, resolvemos um pequeno CAPTCHA, e esperamos enquanto a lista de erros surge... - Existem ainda extensões para alguns navegadores que também podemos usar:
- Firefox
Broken Link Checker por Balvin - Chrome
Free Link Checker by LRT
- Firefox
- Xenu
- Passo dois, identificamos a ID do comentário onde se encontra o link a corrigir.
Fazemos isso clicando onde está a data/hora do dito comentário e a ID do comentário será os números que aparecem no fim da URL no navegador a seguir a "#".
Exemplo:https://cqapa.blogspot.com/2024/06/jaguara.html?showComment=1244388631091#c3197166576933973108
- A seguir vamos a Editar HTML do modelo do blogue, e procuramos por:
</body>
- Logo acima desse código, colocamos o script para corrigir a ligação em questão:
<!-- SCRIPTS CORRIGIR LINKS MORTOS --> <b:if cond='data:blog.canonicalUrl == "URL_DO_ARTIGO"'> <script type='text/javascript'> //<![CDATA[ $('#ID_DO_COMENTÁRIO a').attr('href', function(i,href) { return href.replace('URL_A_CORRIGIR', 'URL_CORRIGIDA'); }); //]]> </script> </b:if> <!-- FIM DOS SCRIPTS CORRIGIR LINKS MORTOS -->
- Linha 1: É somente para ajudar a identificar o script. Basta colocar somente uma vez e quaisquer scripts para corrigir links nos comentários colocamos entre a Linha 1 e a Linha 11, sendo mais fácil de identificar e achar os scripts mais tarde.
- Linha 2: Inicio da Condicional que faz com o script só esteja presente no artigo em causa. Em todas as restantes páginas, este script não aparece, por isso para cada artigo onde exista links nos comentários a corrigir será necessário repetir o código acima entre as Linhas 2 até à Linha 10, com as devidas alteraçôes.
- Linha 3: Inicio do script.
- Linha 4: Abertura da tag que evita que o Blogger estrague o script.
- Linha 5: Onde se coloca a ID do comentário identificado no Passo 2.
NOTA: Caso exista mais comentários com links a corrigir na mesma página, acrescenta-se a seguir à Linha 7 o conteúdo que vai da Linha 5 até a Linha 7, com as necessárias alterações para cada cada comentário. - Linha 6: Onde se coloca a URL do link a corrigir, bem como a nova URL corrigida.
NOTA: Caso exista mais do que um link obsoleto no mesmo comentário, basta acrescentar nesta Linha 6 da seguinte maneira para cada link a corrigir:
return href.replace('URL_A_CORRIGIR', 'URL_CORRIGIDA').replace('URL_A_CORRIGIR_2', 'URL_CORRIGIDA_2');
- Linha 7: Fim do script aberto na Linha 5.
- Linha 8: Fim da tag que evita que o Blogger estrague o script.
- Linha 9: Fim do script.
- Linha 10: Fim da Condicional
- Linha 11: Somente para ajudar a identificar onde terminam os scripts colocados para corrigir os links.
Deixo-vos agora com algumas imagens para ajudar a perceber melhor este Tutorial:
E por hoje é tudo. ;)
Até Breve. :-F
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Aspirante a Artista Digital, Moderador no site Heromorph desde 2007. Um dos fundadores do Quadradinhos inK, projecto de BD com artistas de Portugal e Brasil.
Gosto de BD, Cinema. Jogos e códigos HTML, CSS e Javascript.
Autor do Coisas K Aprendi por Aí, um blogue sobre nada e mais alguma coisa.
BloggerTwitterFacebookPinterestStackOverflowNexusModsGOG.comSteamContactoPaypal
Gosto de BD, Cinema. Jogos e códigos HTML, CSS e Javascript.
Autor do Coisas K Aprendi por Aí, um blogue sobre nada e mais alguma coisa.
BloggerTwitterFacebookPinterestStackOverflowNexusModsGOG.comSteamContactoPaypal
Comentários
Malta, comentem, tanto críticas como elogios serão bem-vindos. E eu respondo, não prometo quando mas respondo.
Mas antes de comentarem, leiam as minhas Regras dos Comentários.
Se quiserem deixar o link para o vosso sitio, utilizar alguns estilos ou até inserir videos ou imagens nos comentários DEVEM mesmo ler as indicações nas Regras dos Comentários.
Caso prefiras comentar numa nova janela, ou se o formulário abaixo estiver nos dias ruins, podes clicar aqui.
Enviar um comentário